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O GT-50 foi desenvolvido em colaboração entre a Nissan e a Italdesign para celebrar os 50 anos do GT-R e do estilista italiano. "É um GT-R sem limites", como afirmou Alfonso Albaisa, vice-presidente do design global da Nissan.
Realizado com base no GT-R Nismo, mantém o carácter desportivo mas assume uma imagem muito mais apelativa e moderna. O estilo do GT-R foi mantido mas a imagem é mais apelativa e moderna, para já não falar da eficácia aerodinâmica que passa pelas alterações na forma e nos detalhes, como a nova grelha frontal, que garante a refrigeração do radiador e dos dois turbos, para já não falar na imponente asa traseira.
No perfil, é evidente a saída de ar semelhante ao do GT-R Nismo, mas também um tejadilho descendente na direcção da traseira, com uma imagem mais vertical para potenciar a aerodinâmica. As "saias" laterais em carbono também pagam dividendos no campo aerodinâmico.
Na traseira, os grupos ópticos têm um impacto estético e o volumoso difusor sublinha o carácter desportivo, sendo muito mais do que um mero adereço, uma vez que permite extrair o ar que passa sobre o chassis.
As alterações no interior são ainda mais radicais e garantem um aspecto futurista que contrasta com o a imagem espartana dos GT-R. O painel de instrumentos é digital e o número de comandos na consola central foi reduzido ao mínimo indispensável. Seria interessante que o futuro GT-R (R36) seguisse por este caminho…
A mecânica tem a assinatura da Nismo e o motor V6 de 3,8 litros, realizado com base na versão de competição GT3, debita 720 cv com 780 Nm de binário. A capacidade de travagem foi potenciada com discos Brembo com seis êmbolos na frente e quatro na traseira.
Não há indicações quanto a performances, embora, olhando para os números reivindicados pela Nismo para o GT-R GT3, tudo indique que este GT-50 possa fazer melhor do que os 2,8 segundos na passagem de 0 a 100 km/h. Mas este é um protótipo e nada indica o que possa vir a surgir na estrada.