Pesquisa
Tome Nota

#NãoSouDeFerro: GNR na estrada para prevenir acidentes com motas

10:45 - 02-11-2021
 
#NãoSouDeFerro: GNR na estrada para prevenir acidentes com motas

A GNR desenvolve a partir desta terça-feira, e até domingo, a campanha de sensibilização #NãoSouDeFerro. 

A iniciativa, que pretende inverter a tendência de aumento da sinistralidade com motas, dará particular destaque à região do Algarve. 

Nas plataformas digitais, é ainda divulgado um vídeo ilustrativo de algumas das manobras perigosas mais frequentes. 

A GNR explica que a campanha dará particular destaque à região algarvia e aos arredores do Autódromo Internacional do Algarve, onde irá decorrer o Grande Prémio Portugal em MotoGP. 

Os motociclistas serão alertados para as regras de segurança que devem acautelar durante a condução. 

A campanha visa contribuir para a mudança de comportamentos durante a condução, com a divulgação de uma imagem intitulada "A Mota Podes Trocar, a Vida Não". 

Serão dados conselhos pela autoridade policial e distribuídos folhetos informativos junto dos condutores de veículos de duas rodas a motor. 

Prevendo-se um elevado fluxo de motas e motorizadas no Algarve para acompanharem o Moto GP, a GNR irá desenvolver iniciativas de sensibilização em algumas áreas de serviço de norte a sul do país, e nas imediações do Autódromo Internacional do Algarve. 

Da análise da sinistralidade rodoviária até 30 de Setembro, verifica-se que cerca de 10% dos acidentes envolveram veículos de duas rodas a motor. 

Segundo a GNR, das vítimas registadas este ano nas estradas, "28,9% são condutores ou passageiros de veículos de duas rodas". 

Das vítimas mortais a lamentar, "cerca de 32% correspondem também a condutores e/ou passageiros de veículos de duas rodas a motor". 

A GNR irá aconselhar a prudência e a importância de adoptar-se uma condução defensiva nas acções de sensibilização que vai promover. 

Aumentar a distância de segurança em relação ao veículo da frente para garantir a travagem de segurança e gradual e uma melhor visibilidade também serão destacadas. 

Redobrar a atenção em circunstâncias de condições atmosféricas adversas, circular com as luzes acesas e usar equipamento individual de alta visibilidade são outros dos conselhos da GNR. 

Além disso, é sublinhada a importância de os condutores de motos usarem sempre capacete e equipamento de protecção. 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Utils/
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.