John Surtees morreu aos 83 anos no Hospital St. George, em Londres, depois de ter dado entrada com uma doença respiratória. O britânico estava acompanhado pela mulher, Jane, e as duas filhas, Leonora e Edwina.
John Surtees é o único piloto que foi campeão do mundo em motos e na Fórmula 1, tendo impressionado em ambas as disciplinas com a sua bravura e técnica de condução. Trocou as duas pelas quatro rodas de uma forma natural, acabando por vencer o Mundial de F1 em 1964 com a Ferrari. Nascido a 11 de Fevereiro de 1934 era o mais novo de três irmãos, filhos do dono de uma oficina de motos a sul de Londres. Aos 11 anos já tinha a sua própria moto, que ele próprio reparava e alterava, e aos 16 anos era aprendiz na Vincent (uma fábrica de motos) e começou a competir até chegar à equipa oficial da Norton em 1955 onde garantiu 68 vitórias nas 76 corridas em que participou. Entre 1956 e 1960 integrou a equipa da MV Augusta e conquistou sete títulos mundiais em diversas categorias.
"É conhecida a minha simpatia pelos ex-motociclistas, que têm experiência, conhecimento de mecânica e estão habituados à velocidade" (...) referiu o Comendador no seu livro "Piloti, Che gente...", "John Surtees era um destes "ex" e reunia todas as capacidade que elenquei. Sobre John encantava-me a sua técnica, a paixão, o espírito que em partes iguais e sem limitações colocava na competição: estudava cada corrida, que preparava com consciência e empenho; atento a todos os detalhes, meticuloso, observava os adversários, os carros e as características da pista, sempre à procura dos detalhes que poderia aproveitar. Também era assim com o seu carro, nunca estava satisfeito porque sabia que em mecânica há sempre mais qualquer coisa que se pode fazer"...
"Depois de ter sido campeão do mundo em duas rodas por sete vezes, conquistou o Campeonato do Mundo com o Ferrari 158 em 1964. Afastou-se da Ferrari um ano depois, em 1966, quando poderia ter voltado a ser campeão", admitiu Enzo Ferrari, sem aprofundar alguns desencontros com o piloto rabugento.
O britânico terminou a temporada de 1966 com a Cooper Maserati, correu nos EUA no Campeonato CanAm onde sofreu um grave acidente ao volante de um Lola, antes de assumir um papel importante na equipa Honda de F1.