A Mercedes "bateu" toda a concorrência no mercado de luxo nos Estados Unidos no último mês de Maio e a culpa é toda da sua gama SUV.
A marca de Estugarda registou um aumento de 64 por cento nas vendas dos modelos GLC e GLK, ambos SUV, e deixou para trás a BMW e a Lexus, seu grandes rivais no segmento Premium. Se a Mercedes registou 29,299 vendas, a BMW não foi além das 29,017 (queda de 6.4%) e a Lexus ficou-se pelos 26,682 (descida de 10%).
Os SUV foram sempre muito importantes no mercado americano, mas tornaram-se globais, assumindo-se cada vez mais como a "galinha de ovos de ouro" de todos os construtores e a Mercedes, Lexus e BMW não são excepção. Os consumidores não têm dúvidas na hora de optar por um veículo que lhe oferece mais capacidade de carga e que já começa a registar consumos bastante aceitáveis.
Os modelos GL e GLS da Mercedes sofreram um aumento de 45% em Maio e os modelos SUV da Lexus registaram uma subida de 3.4%. Já as vendas dos SUV da BMW caíram 6%.
Jeff Bracken, vice-presidente e director geral do Grupo Lexus, afirmou que apesar do aumento das vendas, houve algumas limitações no fornecimento de veículos SUV no mês passado, já que a Toyota está a recuperar de um terramoto que teve lugar no Japão em Abril e que terá causado um atraso na produção de 80 mil veículos da marca.
A Mercedes vê assim consolidada a sua posição no mercado americano, depois de em 2015 a BMW ter terminado o ano no topo das vendas dos automóveis de luxo. Dietmar Exler, CEO da Mercedes-Benz USA, acredita que as vendas irão continuar a subir
"a um ritmo estável".