Pesquisa
Actualidade
McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!
10:43 - 11-12-2017
  651
McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!
McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!
McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!
Pode ter-se estreado numa esquecida Toleman ou feito o seu nome na Lotus e até ter acabado tragicamente na Williams, mas Ayrton Senna será sempre recordado pelas glórias alcançadas ao volante dos McLaren de Fórmula 1. Portanto, nada de mais natural que a marca de superdesportivos britânica tenha dado o nome do lendário piloto brasileiro à sua mais recente criação, um hiperdesportivo da família Ultimate Series, onde até hoje só coube o extraordinário P1.

O McLaren Senna é definido numa curta frase: o que há mais próximo de um carro de competição mas que ainda está autorizado a ser utilizado nas estradas! Conhecido internamente como o projecto P15 – de facto, o nome Senna assenta-lhe muito melhor! –, a McLaren faz questão de esclarecer que este não é o sucessor do P1. Esse, acrescentamos nós, será o hiperdesportivo de três lugares (o condutor ao meio) que está a ser desenvolvido sob o nome de código BP23.

Aliás, a sua mecânica nem é híbrida, como era a do P1, estando confiada a uma versão do V8 4.0 biturbo já conhecido do 720S, mas aqui com o seu poderio elevado aos 800 cv e 800 Nm, acoplado a uma caixa de sete velocidades e dupla embraiagem. O McLaren Senna aproveita, aliás, muitos dos ensinamentos do desenvolvimento do 720S, utilizando o mesmo chassis em fibra de carbono denominado "Monocage III". O que, juntamente com a carroçaria feita em materiais leves, limita o peso aos 1198 kg, sendo 220 kg mais ligeiro que um 720S. Assim, consegue acelerar até aos 100 km/h em apenas 2,6 s e atingir os 320 km/h!

McLaren homenageia Senna com hiperdesportivo de 800 cv!
Se a dianteira ainda pode dar alguns ares de outros modelos da marca, todo o resto do "Senna" foi esculpido pela passagem do ar, num trabalho aerodinâmico notável. O enorme "spoiler" dianteiro sobre o qual se abrem grandes tomadas de ar com aletas móveis, para uma aerodinâmica activa. A cabina de pilotagem em forma de lágrima – original a lateral em vidro que pode ser trocado por fibra de carbono – e grandes passagens de ar através das cavas das rodas. Para culminar numa espectacular traseira, dominada pela gigantesca asa mas onde também se destacam as três saídas de escape agrupadas e o enorme extractor traseiro.

Com o RaceActive Chassis Control II (RCC II), o McLaren Senna dispensa as barras estabilizadoras, confiando numa suspensão de braços duplos com amortecedores adaptativos hidráulicos controlados em permanência. Para o aproveitar em pista, colocando-o em condições perfeitas, o McLaren Senna tem até um modo "Race", em que a altura ao solo fica ainda mais reduzida e a suspensão mais seca. Da competição chega também toda a tecnologia de travagem, com discos carbocerâmicos e um sistema que a McLaren diz ser o mais avançado até hoje montado num carro de estrada.

Para não destoar, também o habitáculo parece saído da competição, totalmente minimalista… Apenas um ecrã central onde se controlam as pequenas "mordomias" – rádio, sistema de som, navegação, telefone ou câmara traseira – e, na consola central, os botões imprescindíveis. E, claro, umas autênticas "bacquets" de competição, onde se chega através das vistosas portas de abertura para cima e para a frente.

"A nossa família está extremamente orgulhosa pela designação do novo Ultimate Series McLaren Senna. Este é o primeiro projecto que espelha, de facto, o espírito competitivo e a ‘performance’ de Ayrton"
, afirmou Bruno Senna, sobrinho do tricampeão do Mundo de F1 brasileiro e embaixador da McLaren. "O McLaren Senna honra o meu tio por ser tão perfeito na forma como permite uma experiência em circuito que faz com que cada condutor consiga extrair o melhor de si próprio, pela ligação perfeita que se cria entre o carro e o condutor".

O McLaren Senna estará em exibição no próximo salão automóvel de Genebra, nos primeiros dias de Março, mas só começará a ser produzido no terceiro trimestre de 2018. E só serão feitas 500 unidades, a um preço base de 750 mil libras, o que rondará os 850 mil euros… sem contar com os nossos impostos. Mas, diz a McLaren, estão já todos reservados!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Ulisses Braga   23:50 - 13-12-2017
VOTAR
Excelente homenagem dos ingleses, que bom que não se esqueceram no nosso eterno tri-campeão. Nós também não.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.