Pouco depois da sua
estreia no Salão Automóvel de Detroit, onde de resto foi um dos grandes protagonistas, o Kia Stinger acaba de ver as suas especificações confirmadas para o mercado europeu.
Construído na Europa, este Stinger tem tudo para ser um modelo capaz de projectar a Kia para um novo patamar. Mas se isso é mais fácil de conseguir num mercado como o norte-americano, é mais difícil de alcançar na Europa, onde o "peso" das marcas continua a ser grande. Ainda assim, este Stinger foi todo concebido na Europa e desenhado no centro de estilo que a marca sul-coreana tem em Frankfurt, pelo que não terá medo de desafiar adversários como o Audi S5 Sportback ou o BMW 440i Gran Coupé.
E se alguém ainda tiver dúvidas face à seriedade com que a Kia encarou esta nova berlina, convém recordar que o projecto foi desenvolvido no "temível" traçado de Nürburgring e contou com a supervisão de Albert Biermann, antigo director da divisão "M" da BMW. Pelo que as expectativas são grandes não só para este modelo mas para o que ele pode representar para a fabricante de Seul.
Mas se em Detroit foi sobretudo o design desportivo e arrojado que roubou o "show", agora o destaque vai para as especificações deste modelo para o mercado europeu - muito por culpa da confirmação de uma proposta diesel - agora reveladas pela Kia. A versão de entrada de gama vai contar com um motor 2.2 turbodiesel capaz de produzir 197 cv de potência e 440 Nm de binário máximo, sendo que a velocidade máxima estará fixada nos 225 km/h e a aceleração dos 0 aos 100 km/h será feita em 8,5 segundos. Esta está longe de ser a proposta mais emocionante deste Stinger, mas não temos dúvidas em afirmar que será muito "popular" entre o público português, mesmo com o futuro "negro" que se adivinha para este tipo de propostas e que já se vai fazendo sentir
um pouco por toda a Europa com várias medidas "anti-diesel".
Mas se não fizer parte deste grupo e preferir as propostas a gasolina, saiba que este Stinger estará disponível com um motor 2.0 turbo de 251 cv (353 Nm de binário) e com um poderoso bloco V6 3.3 turbo que debita 365 cv de potência e 510 Nm de binário máximo, sendo que este último será capaz de passar dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos e vai acelerar até aos 270 km/h.
Todos estes blocos estarão acoplados (de série) à nova caixa automática electrónica de oito velocidades da Kia, sendo que a marca sul-coreana já confirmou que os clientes europeus vão poder optar entre sistemas de tracção traseira e tracção integral (opcional).
E se a marca sul-coreana ainda não avançou com os preços deste Stinger para o mercado europeu, já confirmou que a produção vai começar na segunda metade de 2017 e que só vai chegar à Europa no final do ano. Por sua vez, a estreia comercial nos Estados Unidos vai acontecer já no Verão.