Ancorada nos excelentes resultados comerciais que vem alcançando e, em especial, no enorme sucesso que o F-Pace tem conhecido, a Jaguar está mesmo apostada em alargar a sua gama SUV com um segundo e mais pequeno modelo que concorra directamente com Audi Q3, BMW X1 e o agora muito falado Mercedes GLB.
Aquele que se poderá chamar E-Pace poderá ser conhecido ainda este ano – há os salões de Frankfurt em Setembro e de Los Angeles em Dezembro… –, para um lançamento comercial em 2018. O projecto está claramente avançado, com os testes dinâmicos em curso, nas paragens frias do norte da Europa, próximo do Círculo Polar Árctico e já com a que será a carroçaria definitiva daquele a que chamaremos, por conveniência, o E-Pace. Porque, até aqui, de todas as vezes que os carros de testes foram avistados, ou usavam carroçarias de Range Rover Evoque modificadas ou até de
Jaguar F-Pace adaptadas…
Estas são, pois, as primeiras imagens do novo SUV mais pequeno que a Jaguar está a preparar e que poderá ter… tracção dianteira e motores transversais. Embora não deixe de oferecer a possibilidade de um sistema de tracção integral, nomeadamente nas variantes mais potentes. O problema é a menor dimensão geral do automóvel que coloca alguns constrangimentos mecânicos.
Isto não é segredo nenhum, o director de "design" da marca, Ian Callum, já tinha explicado que tudo o que fosse ir abaixo do XE ou do F-Pace obrigaria a colocar o motor de forma transversal, em vez de longitudinal. E, aí, a tracção dianteira acaba por ser apenas uma consequência… Aliás, neste protótipo, o curtíssimo vão traseiro é um indicador bem concreto desta opção.
Também pelas dimensões mais reduzidas, o E-Pace não poderá usar a mesma plataforma do F-Pace, devendo por isso recorrer à base do Range Rover Evoque, também usada pelo Lando Rover Discovery Sport. O mesmo se passará com os motores que deverão ficar-se pelos de quatro cilindros, embora a Jaguar esteja a testar mecânicas híbridas, tanto a gasolina como a gasóleo!
Obviamente que, sob tao pesada camuflagem, é difícil tirar grandes conclusões sobre o visual do Jaguar E-Pace. Pelas dimensões, será menos SUV e mais um "crossover", ou seja, claramente mais baixo que o F-Pace. No entanto, deverá manter alguns elementos estilísticos típicos deste último, como a grande grelha a direito ou o óculo traseiro inclinado para lhe dar um ar mais desportivo.
Esta aposta da Jaguar faz todo o sentido, mais ainda depois de ter visto o que sucedeu com o lançamento do F-Pace que foi decisivo para que a marca estabelecesse o recorde de vendas da sua história, em 2016: apesar de ter sido lançado já com o segundo semestre a decorrer, só o SUV foi responsável por 30% das vendas de todo o ano!