Pesquisa
Actualidade

Jaguar acelera desenvolvimento do SUV mais pequeno

14:17 - 17-01-2017
  2
Jaguar acelera desenvolvimento do SUV mais pequenoJaguar acelera desenvolvimento do SUV mais pequenoJaguar acelera desenvolvimento do SUV mais pequenoJaguar acelera desenvolvimento do SUV mais pequenoJaguar acelera desenvolvimento do SUV mais pequenoJaguar acelera desenvolvimento do SUV mais pequenoJaguar acelera desenvolvimento do SUV mais pequenoJaguar acelera desenvolvimento do SUV mais pequenoJaguar acelera desenvolvimento do SUV mais pequenoJaguar acelera desenvolvimento do SUV mais pequeno
Jaguar acelera desenvolvimento do SUV mais pequenoJaguar acelera desenvolvimento do SUV mais pequenoJaguar acelera desenvolvimento do SUV mais pequenoJaguar acelera desenvolvimento do SUV mais pequenoJaguar acelera desenvolvimento do SUV mais pequenoJaguar acelera desenvolvimento do SUV mais pequenoJaguar acelera desenvolvimento do SUV mais pequenoJaguar acelera desenvolvimento do SUV mais pequenoJaguar acelera desenvolvimento do SUV mais pequenoJaguar acelera desenvolvimento do SUV mais pequeno
Ancorada nos excelentes resultados comerciais que vem alcançando e, em especial, no enorme sucesso que o F-Pace tem conhecido, a Jaguar está mesmo apostada em alargar a sua gama SUV com um segundo e mais pequeno modelo que concorra directamente com Audi Q3, BMW X1 e o agora muito falado Mercedes GLB.

Aquele que se poderá chamar E-Pace poderá ser conhecido ainda este ano – há os salões de Frankfurt em Setembro e de Los Angeles em Dezembro… –, para um lançamento comercial em 2018. O projecto está claramente avançado, com os testes dinâmicos em curso, nas paragens frias do norte da Europa, próximo do Círculo Polar Árctico e já com a que será a carroçaria definitiva daquele a que chamaremos, por conveniência, o E-Pace. Porque, até aqui, de todas as vezes que os carros de testes foram avistados, ou usavam carroçarias de Range Rover Evoque modificadas ou até de Jaguar F-Pace adaptadas…

Estas são, pois, as primeiras imagens do novo SUV mais pequeno que a Jaguar está a preparar e que poderá ter… tracção dianteira e motores transversais. Embora não deixe de oferecer a possibilidade de um sistema de tracção integral, nomeadamente nas variantes mais potentes. O problema é a menor dimensão geral do automóvel que coloca alguns constrangimentos mecânicos.

Isto não é segredo nenhum, o director de "design" da marca, Ian Callum, já tinha explicado que tudo o que fosse ir abaixo do XE ou do F-Pace obrigaria a colocar o motor de forma transversal, em vez de longitudinal. E, aí, a tracção dianteira acaba por ser apenas uma consequência… Aliás, neste protótipo, o curtíssimo vão traseiro é um indicador bem concreto desta opção.

Também pelas dimensões mais reduzidas, o E-Pace não poderá usar a mesma plataforma do F-Pace, devendo por isso recorrer à base do Range Rover Evoque, também usada pelo Lando Rover Discovery Sport. O mesmo se passará com os motores que deverão ficar-se pelos de quatro cilindros, embora a Jaguar esteja a testar mecânicas híbridas, tanto a gasolina como a gasóleo!

Obviamente que, sob tao pesada camuflagem, é difícil tirar grandes conclusões sobre o visual do Jaguar E-Pace. Pelas dimensões, será menos SUV e mais um "crossover", ou seja, claramente mais baixo que o F-Pace. No entanto, deverá manter alguns elementos estilísticos típicos deste último, como a grande grelha a direito ou o óculo traseiro inclinado para lhe dar um ar mais desportivo.

Esta aposta da Jaguar faz todo o sentido, mais ainda depois de ter visto o que sucedeu com o lançamento do F-Pace que foi decisivo para que a marca estabelecesse o recorde de vendas da sua história, em 2016: apesar de ter sido lançado já com o segundo semestre a decorrer, só o SUV foi responsável por 30% das vendas de todo o ano!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.