O Hyundai IONIQ obteve a classificação máxima de 5 estrelas nos testes de segurança da Euro NCAP, tendo alcançado a pontuação máxima em quatro categorias distintas: protecção de adultos, protecção de crianças, peões e segurança assistida.
O IONIQ afirma-se como um dos veículos mais seguros do seu segmento e para tal muito contribuem os sistemas activos de segurança do novo modelo da marca sul-coreana. Estamos a falar da travagem autónoma de emergência com detecção de peões, sistema de manutenção na faixa de rodagem e cruise control inteligente.
Hyundai IONIQ soma 5 estrelas nos testes Euro NCAP
"A conquista de 5 estrelas Euro NCAP pelo IONIQ enfatiza o compromisso da Hyundai na democratização da tecnologia e os seus benefícios", referiu Thomas Schmid, director de operações da Hyundai Europe.
"Sistemas de segurança activos estão incorporados de série em todas as versões do IONIQ, tornando-o um dos modelos mais seguros no seu segmento e uma opção de mobilidade eléctrica segura e acessível para os consumidores", concluiu.
Todos os sistemas de segurança activa incorporados no IONIQ foram testados pelo EURO NCAP, bem como os sistemas de segurança passivos. A Hyundai reivindica a utilização de 53 por cento de aço de elevada resistência, sendo que o chassis beneficia de uma rigidez superior. Dentro do habitáculo este IONIQ conta com sete airbags, incluindo um airbag de joelhos para o condutor. Todos estes detalhes foram determinantes na avaliação geral do IONIQ por parte da referida entidade independente.
Hyundai IONIQ já está disponível em Portugal
Recorde-se que a versão híbrida do IONIQ, denominada HEV, já está disponível no nosso país e conta com um bloco de 1,6 litros a gasolina com 105 cv de potência combinado com um motor eléctrico que em conjunto somam 141 cv. No primeiro semestre de 2017 chegam as restantes duas versões deste modelo: uma versão 100 por cento eléctrica (EV) e um Plug-in (PHEV).
Mas estes não são os únicos elementos da "família" IONIQ. A Hyundai levou este mês ao Salão Automóvel de Los Angeles
um protótipo do IONIQ 100 por cento autónomo que conta com a tecnologia LiDAR. A marca sul-coreana aproveitou ainda a ocasião para informar que
está actualmente a testar três Ioniq autónomos e dois Tucson Fuel Cell autónomos no seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Namyang, na Coreia do Sul.