Pesquisa
Actualidade

Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!

14:31 - 03-07-2017
  6
Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!
Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!Hyundai i30 N é só o primeiro de uma família de "desportistas"!
A Hyundai prepara para Setembro, em Frankfurt, a apresentação pública do i30 N, o primeiro modelo da sua nova "etiqueta" de altas "performances" e que deverá chegar ao mercado ainda antes do final do ano. É a entrada da marca coreana numa batalha em que a imagem conta mais que o volume de vendas, pois é a competência técnica e dinâmica que estará em jogo, quando enfrentar rivais como o VW Golf GTI, Peugeot 308 GTI, Seat Leon Cupra ou o Renault Mégane RS, entre outros.

Sabe-se que o i30 N deverá aparecer com um motor dois litros turbo com dois níveis de potência, 250 cv na versão normal ou 275 com o "pack Performance", e caixa manual de seis velocidades. Embora haja rumores de que, no futuro, poderá até parecer uma caixa automática de 8 velocidades com dupla embraiagem.

Mas a grande novidade é a revelação, por parte de Albert Biermann – o ex-director da divisão M da BMW que a Hyundai foi buscar para cuidar da sua… divisão N – de que este i30 N será apenas o primeiro de diversos modelos com a chancela N (letra escolhida por representar… uma chicane!), todos eles com elevados níveis de potência e com o prazer de condução como objectivo principal.

Consta que o próximo modelo a ter o "tratamento N" será o Veloster, aquele "coupé" assimétrico – duas portas à direita, uma única do lado do condutor – que, neste momento, não se vende entre nós. Mas que poderá conhecer uma segunda geração e, aí sim, com a tal versão N a ser o topo da gama, o modelo mais desportivo. Um terceiro modelo poderá ser uma segunda variante do i30 N, com uma carroçaria "fastback", ou seja, com a traseira mais inclinada e comprida, à imagem da do novo Honda Civic.

Por fim, também o pequeno i20 deverá conhecer, dentro de dois anos, uma versão N para poder competir com os Renault Clio RS, Ford Fiesta ST ou Peugeot 208 GTI. Faz, aliás, todo o sentido que o i20 conheça uma variante desportiva, depois dos sucessos que a sua versão WRC tem alcançado no Mundial de Ralis, em que ainda este fim-de-semana conseguiu uma dupla no Rali da Polónia.

Quanto ao i30 N, terá passado com grande sucesso a sua derradeira prova de fogo, a participação nas 24 Horas do Nürburgring com duas unidades praticamente de série que chegaram ao fim, embora uma delas se tenha atrasado no início, devido a um toque na traseira ter feito perder muito tempo. As únicas modificações, face ao carro que será comercializado, foram a montagem de um "rol-bar", de um extintor e um banco de competição, além de pneus e travões de competição.

E recebeu ainda um "lábio" de maiores dimensões no "spoiler" dianteiro e uma pequena asa atrás para melhorar a aerodinâmica e a aderência, em condições tão severas. No total, os dois carros ultrapassaram os 6000 km naquela que será a corrida de resistência mais dura do Mundo, sendo aprovados para seguirem para produção, preparando o lançamento comercial no último trimestre deste ano.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.