Pesquisa
Actualidade

Guerra pelo maior construtor de 2017 é entre VW e... Renault!

17:46 - 18-01-2018
  72
"Guerra" pelo maior construtor de 2017 é entre VW… e Renault! E o vencedor é…"Guerra" pelo maior construtor de 2017 é entre VW… e Renault! E o vencedor é…"Guerra" pelo maior construtor de 2017 é entre VW… e Renault! E o vencedor é…"Guerra" pelo maior construtor de 2017 é entre VW… e Renault! E o vencedor é…"Guerra" pelo maior construtor de 2017 é entre VW… e Renault! E o vencedor é…"Guerra" pelo maior construtor de 2017 é entre VW… e Renault! E o vencedor é…"Guerra" pelo maior construtor de 2017 é entre VW… e Renault! E o vencedor é…"Guerra" pelo maior construtor de 2017 é entre VW… e Renault! E o vencedor é…"Guerra" pelo maior construtor de 2017 é entre VW… e Renault! E o vencedor é…"Guerra" pelo maior construtor de 2017 é entre VW… e Renault! E o vencedor é…
"Guerra" pelo maior construtor de 2017 é entre VW… e Renault! E o vencedor é…"Guerra" pelo maior construtor de 2017 é entre VW… e Renault! E o vencedor é…"Guerra" pelo maior construtor de 2017 é entre VW… e Renault! E o vencedor é…"Guerra" pelo maior construtor de 2017 é entre VW… e Renault! E o vencedor é…"Guerra" pelo maior construtor de 2017 é entre VW… e Renault! E o vencedor é…"Guerra" pelo maior construtor de 2017 é entre VW… e Renault! E o vencedor é…"Guerra" pelo maior construtor de 2017 é entre VW… e Renault! E o vencedor é…"Guerra" pelo maior construtor de 2017 é entre VW… e Renault! E o vencedor é…"Guerra" pelo maior construtor de 2017 é entre VW… e Renault! E o vencedor é…"Guerra" pelo maior construtor de 2017 é entre VW… e Renault! E o vencedor é…

Não dá qualquer prémio mas é um título de prestígio e que não há nenhum grande grupo que não goste de o brandir: o de maior construtor automóvel do Mundo! Nos últimos anos tem sido uma luta tremenda entre a Toyota e o Grupo Volkswagen mas, em relação aos números de 2017, surpresa, aparece a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi a reivindicar o primeiro lugar mundial!

"Não há discussão possível, não era um objectivo mas é uma satisfação", referiu Carlos Ghosn, líder da Aliança, presidente executivo da Renault e presidente da Nissan e da Mitsubishi Motors, depois de anunciar um total de vendas de 10,6 milhões de veículos durante o ano passado. O seu único problema é que, quase ao mesmo tempo, o Grupo Volkswagen revelou ter vendido… 10,76 milhões, embora o seu presidente, Matthias Müller, não tenha feito qualquer declaração! Nesta discussão em que a Toyota já não entra – ainda não revelou os números finais mas ter-se-á ficado pelos 10,35 milhões – afinal quem tem razão?

Por estranho que pareça, o que irá decidir o título de maior construtor automóvel são… os veículos pesados, ou seja, os camiões. E, aí, a balança cairá mesmo para o lado do grupo alemão, graças às quase 205 mil unidades vendidas pela Scania e MAN, ambas marcas do Grupo VW! Obviamente que Carlos Ghosn reivindica o primeiro lugar para a Aliança por supostamente se tratar apenas de automóveis. Apenas a Renault anunciou os seus números, com 3,76 milhões de unidades (incluindo a romena Dacia, a coreana Samsung e a russa Avtovaz), mas o crescimento da Nissan e também da Mitsubishi permitiu à Aliança atingir aquele valor de 10,6 milhões.

O Grupo VW teria ficado um pouco abaixo disso se contabilizasse apenas os automóveis, apesar dos recordes batidos nomeadamente pela "marca-mãe", com 6,23 milhões de vendas. A que se juntaram, grosso modo, 1,88 milhões de Audi, 1,2 milhões de Skoda, 468 mil Seat, 478 mil comerciais ligeiros VW, 247 mil Porsche e, numa base residual, escassos milhares de Lamborghini e Bentley e algumas unidades de Bugatti… O grupo alemão passa a Aliança quando junta os 114 mil camiões da Scania e os 91 mil da MAN.

A questão é que, nestas contas anuais, os camiões sempre entraram na soma final. Nos números da Toyota que lhe deu a liderança durante alguns anos também entravam as vendas da marca de camiões Hino. E nos números da Aliança entram também alguns comerciais pesados da Renault. Só não entram os camiões porque esse negócio foi vendido à Volvo em 2000 que manteve a marca Renault mas, na verdade, as vendas já não podem ser atribuídas à Aliança. Assim, a conclusão é de que, pelo segundo ano consecutivo, o Grupo VW é considerado o maior construtor mundial, posição que os alemães esperavam atingir… em 2018!

Durante 70 anos foi a General Motors quem liderou o comércio mundial automóvel, tendo uma liderança indiscutível, pela forte presença em todos os continentes. Foi quase um choque quando a GM perdeu o primeiro lugar em 2007 para a Toyota que o manteve até 2015, com excepção do ano de 2011 em que, devido ao "tsunami" que varreu o Japão, a GM recuperou a liderança. Em 2016 o Grupo VW atingiu o seu grande objectivo dois anos antes daquilo a que se propunha, mas agora já percebeu que tem um novo concorrente à altura. A luta este ano vai ser tremenda, quase carro a carro!

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.