Pesquisa
Actualidade

Greve dos motoristas: dicas para evitar filas e poupar combustível

15:46 - 08-08-2019
 
Greve dos motoristas: dicas para evitar filas e poupar combustívelGreve dos motoristas: dicas para evitar filas e poupar combustívelGreve dos motoristas: dicas para evitar filas e poupar combustível
Greve dos motoristas: dicas para evitar filas e poupar combustívelGreve dos motoristas: dicas para evitar filas e poupar combustívelGreve dos motoristas: dicas para evitar filas e poupar combustível

O dia 12 de Agosto aproxima-se a passos largos e tudo indica que a greve dos motoristas de matérias perigosas vai mesmo avançar. As filas nos postos de abastecimento já se começam a formar e até já há quem fale em "sobrevivência".

Por isso, damos-lhe algumas dicas práticas para poupar combustível e fugir aos postos de abastecimento que se encontram lotados.

O que fazer para poupar combustível?

  1. Opte por abastecer o carro pela manhã, uma vez que a densidade da gasolina é menor e, por isso, gasta menos combustível na utilização da viatura.

  2. Não abuse no ar condicionado (AC), que também gasta combustível. Opte, sempre que possível, por abrir as janelas para fazer circular o ar. Evite estar constantemente a ligar e a desligar o AC, pois neste caso vai gastar ainda mais.

  3. Modere a velocidade. O estilo de condução influencia (e muito!) os consumos de combustível. Tente manter uma velocidade estável e utilizar bem a caixa de velocidades. Adopte uma condução defensiva.

  4. Pneus com a pressão correcta. Esta é outra dica simples mas que pode ter um impacto considerável nos consumos do seu automóvel. Esteja atento à pressão dos pneus e certifique-se que estão entre os valores recomendados para o seu automóvel.

  5. Não deixe que o depósito fique a menos de metade. Nem sempre é fácil cumprir, mas a verdade é que menos combustível no depósito significa mais ar. O resultado é um consumo superior.

  6. Não perca tempo à procura do melhor lugar. Se vir um lugar, estacione. Andar às voltas à procura de um lugar de estacionamento melhor ou mais próximo do local onde precisa de ir vai fazê-lo gastar combustível.

  7. Faça contas e compare preços. Os preços de combustíveis variam de posto para posto, por isso é importante compará-los. Ainda assim, e mesmo que o posto mais perto da sua casa seja mais caro, vale a pena pensar se não será mais vantajoso pagar mais do que ir a um mais longe, evitando assim gastar mais combustível.

  8. Estacione à sombra. Sempre que possível, opte por estacionar o automóvel à sombra, uma vez que o sol, seja no Verão ou no Inverno, favorece a evaporação da gasolina.

  9. Encha o que conseguir. Quando conseguir encontrar um posto de combustível, ateste o depósito, isto se antes não forem definidos limites máximos de litros por cliente. Neste caso, encha o maior número de litros que conseguir.

  10. Atenção ao peso! Reduza ao máximo o número de objectos que transporta no seu carro e leve apenas o necessário. Quanto mais compacto for o automóvel, mais importante é respeitar esta ‘dica’.

  11. Opte pelo ‘carpooling’. Tente dividir as viagens para o trabalho (ou para a praia) com colegas, optimizando assim o combustível que está a gastar. Além disto, tente fazer o mínimo de viagens possível e ir a todos os sítios que precisa de uma só vez.

  12. Desligue o carro. Se estiver parado durante mais de 1 minuto, desligue o carro. Assim vai poupar mais combustível.

  13. Pense nos percursos. Estude bem os percursos antes de sair de casa e escolha sempre a rota mais curta.

Se não conseguir cumprir com estas dicas, saiba onde pode abastecer o seu automóvel:

O Governo português decretou o estado de emergência energética e estabeleceu que a Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA) vai assegurar os serviços mínimos, contando esta rede com 374 postos, 320 dos quais destinados ao público em geral e 54 destinados aos veículos prioritários.

O Correio da Manhã desenvolveu um mapa interactivo que lhe permite ver, de Norte a Sul do país, os vários postos de abastecimento da rede de emergência. Pode consultar o mapa aqui.

Tal como aconteceu na greve do passado mês de Abril, também já foi criado um site que mostra todos os postos de combustível desta rede e se houve algum corte no fornecimento. Pode vê-lo aqui.

Quais as regras para os ‘jerricans’?

A DECO emitiu uma lista de dicas e boas práticas para esta greve e desaconselha todos os condutores a recorrerem aos ‘jerricans’ para enfrentar a crise de combustíveis.

A Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores lembra ainda que é proibido armazenar combustíveis líquidos nas arrecadações dos prédios, devido ao risco de libertação de vapores e inflamação, e que existem limites para transportar ‘jerricans’ num automóvel particular: 60 litros por recipiente (em espaço nacional). Se quiser trazer de Espanha saiba que o limite são 10 litros. As coimas variam entre os 750 e os 2250 euros.

Ainda assim, se resolver transportar combustível, saiba que o tem de fazem em recipientes homologados para o efeito.  

Já segue o Aquela Máquina no Instagram? https://www.instagram.com/aquelamaquina/         

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.