Pesquisa
Actualidade

Gasolina e gasóleo vendidos acima dos preços de referência

10:31 - 28-06-2022
 
Gasolina e gasóleo vendidos acima dos preços de referência

A média dos preços nas gasolineiras, no caso da gasolina ficou quatro cêntimos acima do preço médio semanal determinado pelo regulador na semana entre 20 e 26 de Junho, e o gasóleo 1,5 cêntimos acima.

A informação foi avançada no Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público, publicado esta segunda-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Entretanto, o preço dos combustíveis desce esta semana, com o Governo a estimar em três cêntimos a descida do preço do litro de gasóleo e de 3,9 cêntimos da gasolina, segundo dados do Ministério das Finanças.

No caso do gasóleo, a descida estimada é a primeira desde a semana iniciada a 30 de Maio, enquanto na gasolina, observa-se um recuo pela segunda semana consecutiva, que pôs fim a um ciclo de subidas desde 9 de Maio.

Desvios assinalados

"Relativamente à semana anterior, verificou-se que a média nacional dos Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve quatro cêntimos por litro acima do preço eficiente, dessa semana, no caso da gasolina simples 95, o que corresponde ao valor mais elevado desde a publicação deste relatório".

"No caso do gasóleo simples, os Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos estiveram igualmente acima, em 1,5 quatro cêntimos por litro".

Ainda de acordo com o relatório, "em termos percentuais, a gasolina simples 95 foi anunciada nos pórticos 1,9% acima do preço eficiente, e o gasóleo simples 0,7% também acima do preço eficiente".

O preço eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE, que resulta da soma de vários factores, ou seja, os "preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respectivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis, e a componente de retalho acrescida dos impostos respectivos", explicou.

No mesmo relatório, a ERSE indicou que, "ainda relativamente à semana anterior, no que respeita aos preços com descontos", que são preços médios publicado pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), estes "permaneceram abaixo do preço eficiente".

A gasolina simples 95 apresentou "um desvio de -0,1% face ao preço eficiente, e o gasóleo simples -1,7%", avançou o documento.

"Em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina simples 95 e para o gasóleo simples, em 0,2 cêntimos/litro e 3,6 cêntimos/litro abaixo dos preços eficientes, respectivamente", destacou a ERSE.

O regulador revelou ainda que, para esta semana de 27 de Junho a 3 de Julho), "o preço eficiente antes de impostos é de 1,277 euros/litro para a gasolina simples 95, e de 1,393 euros/litro para o gasóleo simples".

Após impostos, "o preço eficiente fica nos 2,132 euros/litro e nos 2,123 euros/litro para a gasolina simples 95 e para o gasóleo simples, respectivamente".

A ERSE passou a publicar semanalmente, desde 30 de Maio, um novo relatório de supervisão dos preços dos combustíveis, que permitirá comparar os preços fixados nas gasolineiras com os calculados pelo regulador.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.