Pesquisa
Actualidade

Gasolina e gasóleo mantêm preços na segunda-feira

17:36 - 29-01-2021
 
Gasolina e gasóleo mantêm preços na segunda-feira

À semelhança da última segunda-feira, os preços da gasolina e do gasóleo vão manter-se inalterados no início da próxima semana. 

Janeiro fica registado, no entanto, como o que registou a maior subida mensal nos últimos seis meses. 

Segundo os cálculos realizados pelo Jornal de Negócios, o litro do gasóleo simples deverá manter-se nos 1,305 euros a partir da próxima segunda-feira. 

Apesar da inalteração do preço, o valor corresponde a um aumento de 3,5 cêntimos no mês que agora está a terminar. 

A gasolina simples 95 manter-se-á nos 1,46 euros por litro correspondente a uma subida de quatro cêntimos nos últimos seis meses. 

A publicação avança que, em causa poderá estar a nova taxa de carbono fixada para 2021 pelo Governo. 

Segundo o decreto-lei já publicado, a taxa do adicionamento sobre as emissões poluentes vai passar de 23,619 para 23,921 euros por tonelada de dióxido de carbono (CO2). 

Assinale-se que os cálculos para ambos os valores daqueles derivados do petróleo têm por base a sua evolução, a que se soma a do euro. 

O custo dos combustíveis na bomba, contudo, dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra. 

Os novos preços têm em conta as variações calculadas pelo Jornal de Negócios face ao preço médio praticado para a gasolina e o gás esta semana que agora termina, e anunciado pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG). 

Os cálculos baseiam-se em contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas, ainda que a evolução costume ser semelhante. 

Os dados disponíveis para a publicação só estão disponíveis até quinta-feira, quando falta um dia de negociação. 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.