Más notícias para quem precisa de usar o automóvel, já que os combustíveis voltam a subir na próxima segunda-feira.
A gasolina deverá ultrapassar 1,5 euros/litro na próxima semana, uma "marca" que já não era atingida desde 24 de Fevereiro do ano passado.
Segundo os cálculos realizados pelo Jornal de Negócios, o preço da gasolina simples 95 tem margem para subir dois cêntimos por litro e chegar aos 1,51 euros/litro.
O gasóleo também não fica indiferente àquele aumento, com o combustível a poder subir até dois cêntimos, para os 1,34 euros/litro.
Nesta escalada iniciada em Janeiro do novo ano, a gasolina já subiu 11 cêntimos e o gasóleo sete cêntimos, correspondendo, respectivamente, à 15ª e terceira semanas de aumentos.
A subida dos preços do petróleo, deve-se em parte ao mau tempo que afecta vários estados dos EUA, obrigando as petrolíferas a pararem a produção.
Contudo, o Brent negociado em Londres está a cair esta semana pela segunda sessão consecutiva.
Assinale-se que os cálculos para ambos os valores daqueles derivados do petróleo têm por base a sua evolução, a que se soma a do euro.
O custo dos combustíveis na bomba, contudo, dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.
Os novos preços têm em conta as variações calculadas pelo Jornal de Negócios face ao preço médio praticado para a gasolina e o gás esta semana que agora termina, e anunciado pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Os cálculos baseiam-se em contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas, ainda que a evolução costume ser semelhante.
Os dados disponíveis para a publicação só estão disponíveis até quinta-feira, quando falta um dia de negociação.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?