
















Duas semanas após a nomeação de Duncan Minto como director executivo interino do grupo Renault, foi esta quarta-feira oficializado o nome de François Provost para a administração e direcção executiva do conglomerado automóvel francês.
A nomeação feita pelo conselho de administração, presidida por Jean-Dominique Senard, tem efeito já partir desta quinta-feira para um mandato de quatro anos.
Anteriormente director de compras, parcerias e assuntos públicos, François Provost é um executivo experiente com 23 anos de serviço no seio do construtor gaulês.
Muito próximo de Luca de Meo, que abandonou repentinamente a direcção do grupo há menos de dois meses, o novo responsável esteve envolvido nas principais decisões do plano estratégico Renaulution desde que foi implementado em 2021.
"Estou confiante de que François Provost liderará o grupo com discernimento e determinação num ambiente que exige tanto rigor na execução e na visão estratégica como na capacidade de inovação", sublinhou Jean-Dominique Senard.
"Graças à sua experiência e conhecimento da empresa, poderemos concluir a implementação do nosso plano estratégico, finalizar os termos do próximo, e garantir a sua execução bem-sucedida".
Nascido em 1968, François Provost é licenciado pela École Polytechnique e engenheiro-chefe do Corps des Mines. Após iniciar a carreira na administração pública de topo, ingressou no grupo automóvel em 2002.
Ocupou vários cargos executivos em França e na Europa, incluindo a direcção da Renault-Nissan Portugal entre 2005 e 2008.
A experiência profissional que adquiriu tornou-o num líder estratégico, tendo desempenhado um papel fundamental no estabelecimento de grandes parcerias com grupos globais como a Nissan, Geely e Aramco.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?