Amanhã arranca mais uma edição da mítica Volta a França em bicicleta, este ano a partir de Dusseldorf (Alemanha), com um contra-relógio de 14 km. E uma das equipas favoritas, a Team Sky, com o britânico Chris Froome em busca do quarto triunfo na mais importante competição velocipédica do Mundo, volta a contar com a parceria com a Ford que foi alargada até 2019… e com direito a brinde!
Para assinalar o prolongamento da sua ligação a uma das melhores equipas do pelotão, a Ford preparou uma versão especial do Focus RS Option Pack – por si só já muito especial pela adopção de um diferencial autoblocante da Quaife no eixo dianteiro para evitar perdas de tracção em condução mais radical –, bem adaptada para a função específica de seguir os ciclistas e de lhe prestar assistência.
E não se pense que é um exagero um carro destes para seguir uma prova de ciclismo… Já amanhã, no primeiro contra-relógio, deverá haver zonas do percurso em que os mais rápidos poderão aflorar os 70 km/h! E depois, nas etapas de montanha, quando toca a descer chega a ser verdadeiramente difícil aos automóveis conseguirem acompanhar os ciclistas, tais as velocidades que estes conseguem atingir nas estradas sinuosas dos Alpes ou Pirenéus!
Ford acelera na Volta a França com a favorita Sky
A primeira alteração foi cobrir a pintura no típico Nitrous Blue desta edição "Option Pack", com uma película branca, para o carro ficar com a decoração da equipa e com algumas notas dignas de realce: as 51 vitórias já obtidas por esta parceria, os 40.000 km percorridos pelos Ford ao serviço do Team Sky e os 2 anos de prolongamento do acordo, até 2019.
"Competir em duas rodas está a atrair as atenções de cada vez maior número de fãs por toda a Europa e para ajudar estas equipas temos de ter o melhor apoio em quatro rodas!", referiu Roeland de Waard, Vice-Presidente de Marketing, Vendas e Serviços da Ford Europa.
"Estamos entusiasmados por dar seguimento à nossa parceria com o ‘Team Sky’ e por continuarmos a apoiá-lo rumo aos seus objectivos".
Além dos óbvios porta-bicicletas, este Focus RS teve ainda de ser adaptado para transportar mais 350 kg que o habitual pois, além dos elementos de apoio da equipa, terá de levar as bicicletas sobressalentes, rodas, ferramentas, muitas garrafas de bebida e até uma grande caixa térmica. Além disso, os bancos dianteiros foram "amolecidos" porque as "bacquets" desportivas dificultavam os movimentos aos ocupantes dos lugares dianteiros que necessitam de se mexer durante a prova para darem instruções e assistência aos seus corredores.
Mas não é por isso que o Ford Focus RS perde o seu carácter desportivo e com uma condução sublime! Convém, aliás, que os elementos do Team Sky apertem bem as rodas e as bicicletas antes que o carro comece a andar… não vá o condutor entusiasmar-se. Além do Focus RS, a contribuição da Ford nesta parceria passa ainda pelo fornecimento de várias unidades de carrinhas Mondeo, do monovolume S-Max, do SUV Edge ou do furgão Transit.