Depois de ter sido apresentado no Salão Automóvel de Genebra deste ano e de ter dado nas vistas, o FIAT Concept Centoventi continua a andar nas bocas do mundo, desta vez porque conquista o prémio na categoria "Design Concept" no concurso "Red Dot Design Award".
Este protótipo apresenta-se como uma espécie de visão de futuro para a marca de Turim. A imagem, apesar de arrojada, conta com vários elementos que nos remetem de imediato para alguns modelos actuais da marca transalpina. Exemplo disso é o desenho das jantes e dos faróis LED diurnos.
Ainda assim, será difícil ver dois Centoventi iguais, é que a FIAT garante que a essência deste automóvel está na personalização, quase como se de uma tela em branco se tratasse.
No campo da mecânica, e à imagem do que acontece com quase todos os protótipos da actualidade, este FIAT Concept Centoventi é alimentado por um propulsor eléctrico, com a diferença de que recorre a baterias modulares e não a um "pack" de baterias fixo, como estamos habituados a ver.
A ideia da FIAT é que de fábrica todos os exemplares do Centoventi saiam com uma autonomia de 100 quilómetros, sendo que depois há a possibilidade de comprar mais autonomia: será possível adquirir ou alugar até três módulos extra, cada um com uma autonomia de 100 km.
Se a isto juntarmos uma carroçaria com linhas muito elegantes e que continuam a carregar as tradições da marca de Lingotto, percebemos que este é um dos projectos da FIAT que mais nos empolga.