A Euro NCAP anunciou os resultados dos testes de segurança de novo modelos –
Range Rover Velar,
Volvo XC60,
VW T-Roc,
Skoda Karoq,
Mitsubishi Eclipse Cross,
Citroën C3 Aircross,
Opel Crossland X e
SEAT Arona – no campo dos SUV, e o
VW Polo no escalão dos familiares compactos. Todos garantiram as cinco estrelas, a classificação máxima ao nível da segurança.
Mas o Volvo XC60 (ver vídeo abaixo) destacou-se pela homogeneidade das pontuações altas em todos os itens da avaliação, ultrapassando os valores registados em 2015 pelo Volvo XC90, que eram tidos como uma referência. Para além da capacidade e absorção de energia e deformação da carroçaria em caso de acidente, a avaliação também incide sobre quatro grandes itens: Protecção de ocupantes adultos, protecção de ocupantes crianças, protecção de peões em caso de atropelamento e assistentes electrónicos de segurança.
Volvo XC60 no Euro NCAP
O modelo sueco foi o primeiro classificado na protecção de adultos (98%); protecção de crianças (87%), com o mesmo resultado do VW T-Roc; e nos auxiliares de condução (95%), onde fez uma grande diferença face a todos os modelos que integraram esta sessão de testes. Só não foi o melhor na protecção das crianças no habitáculo (76%) onde o Mitsubishi Eclipse Cross (80%), o VW T-Roc (79%) e o SEAT Arona (77%) foram mais eficazes.
"É excelente ver que a Volvo produz carros que garantem percentagens homogéneas nas áreas dos nossos testes e isso mostra que temos de continuar a adaptar os nossos requisitos", afirmou Michiel van Ratingen, o secretário geral da Euro NCAP.
"No próximo ano vamos apresentar novos testes e requisitos mais exigentes para serem atribuídas as cinco estrelas", acrescentou.
Range Rover Velar no Euro NCAP
Mas para já o que interessa é o resultado desta sessão onde sobressaem os elevados padrões de segurante de pequenos e grandes SUVs, mas também de um citadino como o VW Polo.
Volkswagen T-Roc no Euro NCAP