Pouco depois da Renault ter mostrado o primeiro "teaser" que pouco ou nada revelava, a primeira imagem do novo Mégane RS já anda a circular na internet. Tudo graças ao utilizador de Facebook "Ferd".
É certo que a imagem está longe de ter a qualidade desejada. Porém, já desvenda algumas mudanças do próximo "hot hatch" da Renault, que apesar de não quebrar com a linguagem de estilo da versão convencional, ter um ar mais agressivo, muito por culpa dos novos apontamentos desportivos.
A imagem só nos permite analisar a traseira, sendo que o que mais se destaca é o novo spoiler que ajuda a prolongar a linha do tejadilho e o enorme difusor traseiro, que foi redesenhado de forma a melhorar o fluxo do ar e, por consequência, o comportamento desta versão. Isto sem esquecer a enorme ponteira de escape, montada em posição central.
A Renault ainda não adiantou detalhes acerca desta versão, mas é seguro afirmar que o novo motor turbo de 2.0 litros e quatro cilindros – que tem por base o mesmo bloco que vai equipar o
novo Alpine A110 – vai debitar pelo menos 300 cv de potência, valor que a confirmar-se fará deste o Mégane mais potente de sempre.
Por seu turno, este bloco estará acoplado a uma caixa manual de seis velocidades (de série), sendo que é esperado que pela primeira vez esteja disponível, por opção, uma caixa automática de dupla embraiagem.
A potência continuará a ser enviada para o eixo dianteiro, sendo que os mais recentes rumores apontam para a possibilidade desta versão poder contar com quatro rodas direccionais, algo que a confirmar-se permitirá melhorar a agilidade deste Mégane RS, ainda que tenha crescido face ao seu antecessor.
Estará o novo Renault Mégane RS à altura destes rivais?
Falar do novo Mégane RS é falar de um dos "hot hatchs" de tracção dianteira mais potentes do mercado. E a confirmar-se uma potência superior a 300 cv de potência, é um "número" que permite que a Renault Sport volte a sonhar com o título de carro de tracção frontal mais rápido no Nurburgring, recorde que até já pertenceu ao Mégane RS 275 Trophy-R (7’54’’36) - ver imagem ao lado.
Mas além deste 275 Trophy-R, que continua no Top-5 dos modelos de tracção frontal mais rápidos no "The Ring", este novo Mégane RS tem pela frente candidatos muito sérios. Falamos do
novo Honda Civic Type R (2017),
Volkswagen Golf GTI Clubsport S (2016), Honda Civic Type R (2015) e Seat Leon Cupra 280.
Como tal, reunimos os cinco modelos de tracção frontal mais rápidos no circuito de Nurburgring e, como tal, os adversários que estarão na mira do próximo Renault Mégane RS.
1. Honda Civic Type R (2017): 7'43''80
Em 2015 a Honda tinha conseguido levar o Civic Type R ao topo do "The Ring". Agora, dois anos depois, a marca japonesa voltou a arrebatar o primeiro posto, deixando o Volkswagen Golf Clubsport S na segunda posição.
Recorde-se que este novo Honda Civic Type R conta com um motor TURBO VTEC de 2.0 litros que debita 320 cv de potência (mais 10 cv do que o seu antecessor) e 400 Nm de binário máximo, sendo que este bloco está acoplado a uma caixa de seis velocidades com relações um pouco mais curtas e ligeira cura de emagrecimento (menos 16 kg, para 1366 kg), apesar do aumento da rigidez do conjunto em 16%, face ao anterior Type-R.
1. Honda Civic Type R (2017): 7'43''80
2. Volkswagen Golf GTI Clubsport S (2016): 7'47''19
Na segunda visita do Golf GTI Clubsport S ao "Green Hell", o "hot hatch" da marca de Wolfsburgo precisou de apenas 7’47’’19 para completar os 20,8 quilómetros do mítico traçado germânico.
Na época, esta marca era a mais rápida de sempre de um carro com tracção dianteira em Nurburgring. Contudo, meses mais tarde acabaria por aparecer o Civic Type R, que tirou mais de três segundos ao tempo do Golf.
Recorde-se que este Golf GTI Clubsport S debita 306 cv de potência e além da "gaiola" de protecção que foi instalada, tudo o resto faz parte do equipamento de série com que a Volkswagen equipa este Golf.
2. Volkswagen Golf GTI Clubsport S (2016): 7'47''19
3. Honda Civic Type R (2015): 7'50''63
A nona geração do Honda Civic Type R esteve no "trono" do Nurburgring durante mais de um ano, desde Março de 2015 a Maio de 2016.
Apresentado pela primeira vez no Salão Automóvel de Genebra de 2015, contava com 310 cv de potência, menos 10 cv do que a nova geração, que é equipada por um motor TURBO VTEC de 2.0 litros que debita 320 cv de potência e 400 Nm de binário máximo.
3. Honda Civic Type R (2015): 7'50''63
4. Renault Mégane RS 275 Trophy-R (2014): 7'54''36
Tal como o nome sugere, este Renault Mégane RS 275 Trophy-R oferece 275 cv de potência, valor que o deixa claramente em desvantagem face aos rivais acima.
Ainda assim, somos obrigados a admitir que é uma das versões mais radicais que a Renault Sport já fez, muito por culpa do seu chassis.
Contudo, e tal como referimos acima, a Renault já está a trabalhar num novo sucessor bastante mais potente, pelo que a expectativa é grande para ver o que o novo Mégane RS fará no regresso ao "Inferno Verde".
As dúvidas acerca deste novo modelo ainda são muitas, mas é seguro afirmar que o tempo deste RS 275 Trophy-R (7’54’’36) vai cair…
4. Renault Mégane RS 275 Trophy-R (2014): 7'54''36
5. Seat Leon Cupra 280 (versão carrinha): 7'58''12
Por fim, e a fechar o Top-5, surge a versão "carrinha" do Seat Leon ST Cupra 280. É certo que estamos a falar de uma carrinha familiar, mas ao mesmo tempo é um verdadeiro desportivo, muito por culpa do motor 2-0 TSI que debita 280 cv de potência e 350 Nm de binário máximo.
Estes "números" fizeram com que o Leon Cupra 280 ficasse com o título de "station wagon" mais rápida no Nurburgring, alcançando um tempo quase 11 segundos mais rápido do que a anterior marca, fiada pelo Audi RS4 Avant.
5. Seat Leon Cupra 280 (versão carrinha): 7'58''12