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Escolhemos os 10 melhores desportivos de 2017

09:35 - 31-12-2017
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Escolhemos os 10 melhores desportivos de 20171º Porsche 911 GT2 RS1º Porsche 911 GT2 RS1º Porsche 911 GT2 RS1º Porsche 911 GT2 RS1º Porsche 911 GT2 RS2º Lamborghini Huracan Performante2º Lamborghini Huracan Performante2º Lamborghini Huracan Performante2º Lamborghini Huracan Performante2º Lamborghini Huracan Performante2º Lamborghini Huracan Performante2º Lamborghini Huracan Performante2º Lamborghini Huracan Performante3º Mercedes AMG GTR3º Mercedes AMG GTR3º Mercedes AMG GTR3º Mercedes AMG GTR3º Mercedes AMG GTR3º Mercedes AMG GTR3º Mercedes AMG GTR3º Mercedes AMG GTR4º Ferrari GTC4 Lusso4º Ferrari GTC4 Lusso4º Ferrari GTC4 Lusso4º Ferrari GTC4 Lusso4º Ferrari GTC4 Lusso5º Lamborghini Urus5º Lamborghini Urus5º Lamborghini Urus5º Lamborghini Urus5º Lamborghini Urus5º Lamborghini Urus5º Lamborghini Urus5º Lamborghini Urus6º Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio6º Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio6º Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio6º Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio6º Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio7º BMW M27º BMW M27º BMW M27º BMW M27º BMW M27º BMW M27º BMW M27º BMW M27º BMW M28º Honda Civic Type R8º Honda Civic Type R8º Honda Civic Type R8º Honda Civic Type R8º Honda Civic Type R9º Hyundai i309º Hyundai i309º Hyundai i309º Hyundai i309º Hyundai i309º Hyundai i3010º Fiat 124 Spider Abarth10º Fiat 124 Spider Abarth10º Fiat 124 Spider Abarth10º Fiat 124 Spider Abarth10º Fiat 124 Spider Abarth
Escolhemos os 10 melhores desportivos de 20171º Porsche 911 GT2 RS1º Porsche 911 GT2 RS1º Porsche 911 GT2 RS1º Porsche 911 GT2 RS1º Porsche 911 GT2 RS2º Lamborghini Huracan Performante2º Lamborghini Huracan Performante2º Lamborghini Huracan Performante2º Lamborghini Huracan Performante2º Lamborghini Huracan Performante2º Lamborghini Huracan Performante2º Lamborghini Huracan Performante2º Lamborghini Huracan Performante3º Mercedes AMG GTR3º Mercedes AMG GTR3º Mercedes AMG GTR3º Mercedes AMG GTR3º Mercedes AMG GTR3º Mercedes AMG GTR3º Mercedes AMG GTR3º Mercedes AMG GTR4º Ferrari GTC4 Lusso4º Ferrari GTC4 Lusso4º Ferrari GTC4 Lusso4º Ferrari GTC4 Lusso4º Ferrari GTC4 Lusso5º Lamborghini Urus5º Lamborghini Urus5º Lamborghini Urus5º Lamborghini Urus5º Lamborghini Urus5º Lamborghini Urus5º Lamborghini Urus5º Lamborghini Urus6º Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio6º Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio6º Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio6º Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio6º Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio7º BMW M27º BMW M27º BMW M27º BMW M27º BMW M27º BMW M27º BMW M27º BMW M27º BMW M28º Honda Civic Type R8º Honda Civic Type R8º Honda Civic Type R8º Honda Civic Type R8º Honda Civic Type R9º Hyundai i309º Hyundai i309º Hyundai i309º Hyundai i309º Hyundai i309º Hyundai i3010º Fiat 124 Spider Abarth10º Fiat 124 Spider Abarth10º Fiat 124 Spider Abarth10º Fiat 124 Spider Abarth10º Fiat 124 Spider Abarth

Hoje em dia já não há carros maus, mas também ainda não existem automóveis perfeitos. Há sempre novas propostas que nos surpreendem num mundo em que a tecnologia avança com um ritmo alucinante.

Definir um "top ten" dos melhores desportivos ou de qualquer outra coisa tem sempre uma componente de subjectividade, e ainda bem que é assim. Se todos gostássemos do mesmo o mundo seria muito aborrecido. Mesmo assim escolhemos aqueles que consideramos os "Melhores desportivos de 2017"…

1º Porsche 911 GT2 RS. Talvez seja o desportivo mais rápido do mundo. Basta olhar para o recorde que estabeleceu no circuito de Nürburgring/Nordscheife, onde cumpriu uma volta em 6m 47,03s, o melhor tempo de sempre para um automóvel de produção no "palco dos recordes". Este é o 911 mais potente de sempre. O motor 3.8 turbo garante 700 cv. A aerodinâmica e a relação peso/potência permitem ao GT2 RS passar de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e atingir os 340 km/h. O preço começa nos 337 mil euros.

2º Lamborghini Huracan Performante. A evolução mais radical do hiper-desportivo de Sant´Agata Bolognese impressiona pela imagem, com o motor 5.2 V10 de 639 cv colocados no chão com a tracção total permanente. É capaz de chegar aos 325 km/h e só necessita de 2,9 segundos para passar de 0 a 100 km/h. Não surge no topo desta tabela porque esteve no Nürburgring/Nordscheife antes do 911 GT2 RS. Completou uma volta em 6m 52,01s, uma marca que foi claramente batida (4,98 s) pelo Porsche.

3º Mercedes AMG GTR. O GTR é a versão mais radical do AMG GT. Mais leve, tem uma aerodinâmica mais eficaz, melhores travões e suspensão, e um motor V8 biturbo de 3.982 cc que chega aos 585 cv colocados no chão pelas rodas traseiras. Graças ao "launch control", pode passar de 0 a 100 km/h em 3,6 s e chegar aos 318 km/h. O preço começa nos 216.150 euros.

4º Ferrari GTC4 Lusso. A polivalência não costuma ser atributo de um Ferrari, mas este "falso coupé" oferece quatro lugares com um espaço decente para as pernas dos ocupantes dos bancos traseiros e uma bagageira interessante (450 litros). O motor 6.2 V12 debita 689 cv. A tracção total permanente é uma mais-valia e as performances dignas de registo: chega aos 335 km/h e pode atingir os 100 km/h em 3,4 s.

5º Lamborghini Urus. O primeiro SUV da Lamborghini conta com um motor V8 biturbo com 641 cv. Pode chegar aos 100 km/h em meros 3,7 segundos e aos 200 km/h em 12,8 segundos, antes de atingir os 305 km/h. Foi desenvolvido com a mesma plataforma que surge no Porsche Cayenne e no Bentley Bentayga, mas assume a sua própria identidade.

Grande, nos seus 5,11 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,63 metros de altura, tem uma grande distância entre eixos – 3 metros – e, por isso, para ganhar agilidade, conta com um eixo traseiro auto-direccional.

A tracção 4x4 adopta um diferencial Torsen e o sistema "Anima" permite optar entre vários modos de condução: Strada, para o dia-a-dia em que o Urus é o único Lamborghini a preocupar-se com o conforto; Sport; Corsa para usar em pista; Neve; Terra; e Areia.

6º Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio. Escolher uma berlina desportiva não foi tarefa fácil. O novo BMW M5 com o motor V8 biturbo de 600 cv e o Mercedes-AMG E63 S com um bloco semelhante e 612 cv eram mais do que alternativas e, em vários pontos, até mais convincentes.

Qualquer destas propostas conta com tracção total permanente, mas oferece a possibilidade de passar toda a tracção para o eixo traseiro para permitir longos "drifts". Mas optámos pelo modelo italiano. Fomos conquistados pela elegância, esquecendo a qualidade dos materiais no habitáculo. Desfrutamos de um chassis brilhante e da tracção traseira à antiga, para já não falar no potencial de um motor 2.9 V6 biturbo com 510 cv que permite ao Quadrifoglio passar de 0 a 100 km/h em 3,9 s e atingir os 307 km/h. 

7º BMW M2. A BMW renovou a imagem do M2 e pouco alterou a mecânica de um modelo à medida de quem tem prazer na condução desportiva. O  bloco de 3.0 litros turbo debita 370 cv de potência e oferece 465 Nm de binário máximo, números que permitem que este M2 passe dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,5 segundos e que continue a acelerar até aos 250 km/h.

Mais importante do que isso é a qualidade do chassis, a sensibilidade da direcção, a firmeza da suspensão e o poder dos travões. Depois, o "modo drift" abre as portas ao divertimento. Tudo isto por um preço a partir dos 73 mil euros.

8º Honda Civic Type R. A quinta geração do ícone da Honda não trouxe grandes alterações na imagem e o bloco 2.0 VTEC turbo de quatro cilindros é uma evolução do que já estava disponível, mas a potência subiu para os 320 cv às 6.500 rpm enquanto o binário de 400 Nm está disponível entre as 2.500 e as 4.500 rpm, garantindo uma margem de utilização muito ampla. As performances continuam em alta. Para além dos 272 km/h de velocidade máxima, bastam 5,7s para atingir os 100 km/h. 

9º Hyundai i30. Não é fácil optar por um hatchback desportivo num universo onde pontuam modelos como o Golf GTi com 245 cv, um ícone que permite chegar aos 250 km/h e passar de 0 a 100 km/h em 6,2 s, ou o SEAT Leon Cupra de 300 cv que apenas necessita de 5,7 s para passar de 0 a 100 km/h.

Optámos pelo novo Hyundai i30 N, um modelo que coloca a marca sul-coreana num novo patamar. O motor 2.0 turbo pode garantir 275 cv e permite performances ao nível da concorrência: 250 km/h e uma passagem de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos. Mas, mais importante do que isso, é o excelente comportamento dinâmico do primeiro modelo da Hyundai com a sigla "N", que passa a identificar as propostas de altas performances. 

10º Fiat 124 Spider Abarth. O velho 124 Spider é hoje um clone do Mazda MX5, modelo que este ano passou a contar com uma versão (RF) com capota metálica à medida de quem tem medo da chuva. Mas a nossa opção pendeu para o lado da proposta da Fiat, que redesenhou a carroçaria do MX5, alterou a regulação da suspensão e adoptou o motor 1.4 Turbo que debita 170 cv e isso nota-se nas performances face ao modelo "normal": 6,8 segundos para passar de 0 a 100 km/h (menos 0,7 s) e 230 km/h de velocidade máxima (mais 15 km/h). Em termos de performances não há uma diferença muito grande face ao Mazda MX-5 com o motor atmosférico de 2.0 litros e 160 cv, mas em termos dinâmicos a regulação da suspensão do Abarth é mais eficaz. O carro fica menos saltitão e isso é bom na inserção em curva ou na reaceleração à saída dela.  

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