Pesquisa
Actualidade
Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!
13:44 - 16-11-2017
  4
Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!
Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!Dallara Stradale é um rapidíssimo… quatro em um!
Foi no dia do seu 81.º aniversário que Giampaolo Dallara, nome célebre nas competições automóveis, tendo granjeado enormes sucessos em praticamente todas as disciplinas da velocidade, apresentou o seu primeiro carro de estrada: o Dallara Stradale é um desportivo muito leve e prestações soberbas e condução divertida, como só um apaixonado pela competição poderia fazer, juntando-lhe um curioso conceito de… quatro carros num só!

A premissa inicial é que a construção fosse extremamente leve, daí o intenso recurso à fibra de carbono e outros materiais compósitos tanto pra o chassis como para os painéis da carroçaria, ficando-se o Stradale pelos… 855 kg. Isto na sua versão mais "despida", a denominada variante "speedster" porque, depois, pode ir ganhando mais três formas: juntando um pára-brisas com moldura em fibra de carbono (por 16.600 €) torna-se num "roadster"; com uma estrutura em T sobre o habitáculo (7700 €) passa a ser um "targa"; e, por fim, juntam-se duas portas com abertura em asas de gaivota (7300 €) para o transformar num "coupé"!

Em posição central traseira, o Dallara Stradale tem o motor 2.3 turbo (da família Ecoboost da Ford) que debita 400 cv e 500 Nm. Ou seja, o novo desportivo italiano passa por pouco a barreira de 2 kg/cv na relação peso/potência, tal como sucedia com o carro que inspirou Giampaolo Dallara em toda esta aventura, o imortal Lotus Seven, de 1957. "Gosto de pensar que o Colin Chapman, se ainda por cá andasse, iria apreciar a essência e a simplicidade deste carro", comentou o próprio Dallara.

Desta forma, o Dallara Stradale consegue acelerar até aos 100 km/h em apenas 3,25 s, passar dos 80 aos 120 km/h em 3,5 s e atingir os 280 km/h. Para quem o quer usar em pista e exige um comportamento dinâmico mais apurado, a Dallara propõe, em opção, uma asa traseira mais avantajada mas que consegue criar uma carga sobre o eixo traseiro que pode chegar aos 800 kg, embora reduzindo a velocidade máxima a 265 km/h!

O modelo base custará 155 mil euros, antes de impostos, e a Dallara vai limitar a produção a 400 unidades, o que já lhe dará trabalho para alguns anos, pois apenas consegue produzir dez unidades por mês. Afinal, o seu grande negócio são os carros de competição cuja produção atinge as 300 unidades anuais, divididas por categorias como a F1 (equipa Haas), Fórmula E, F3, Indy Cars, Indy Light e protótipos das provas de Resistência.

Ainda antes de o carro ser apresentado oficialmente, a Dallara já tinha recebido 100 encomendas, entre as quais as dos ex-pilotos Jean Alesi e Paolo Barilla que avançaram com o depósito de 50 mil euros. Contava-se que Sergio Marchionne, líder da Fiat Chrysler Automobile e presidente da Ferrari, também se interessou pelo Dallara Stradale, mas não há notícia de ter avançado com os 50 mil euros de depósito…
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.