Pesquisa
Actualidade

Conheça os 15 automóveis preferidos dos portugueses

14:01 - 12-01-2018
  311
Conheça os 15 automóveis preferidos dos portugueses1º Renault Clio - 12.7431º Renault Clio - 12.7432º Peugeot 208 - 6.8332º Peugeot 208 - 6.8332º Peugeot 208 - 6.8333º Renault Mégane - 6.8023º Renault Mégane - 6.8023º Renault Mégane - 6.8024º Nissan Qashqai - 6.1384º Nissan Qashqai - 6.1384º Nissan Qashqai - 6.1385º Renault Captur - 6.0055º Renault Captur - 6.0055º Renault Captur - 6.0056º Volkswagen Golf - 5.4856º Volkswagen Golf - 5.4856º Volkswagen Golf - 5.4857º Citroën C3 - 5.3057º Citroën C3 - 5.3057º Citroën C3 - 5.3058º Volkswagen Polo - 5.0368º Volkswagen Polo - 5.0368º Volkswagen Polo - 5.0369º Peugeot 308 - 4.7179º Peugeot 308 - 4.7179º Peugeot 308 - 4.71710º Opel Corsa - 4.70210º Opel Corsa - 4.70210º Opel Corsa - 4.70211º Peugeot 2008 - 4.66411º Peugeot 2008 - 4.66411º Peugeot 2008 - 4.66412º Mercedes Classe A - 4.61412º Mercedes Classe A - 4.61412º Mercedes Classe A - 4.61413º SEAT Ibiza - 4.32913º SEAT Ibiza - 4.32913º SEAT Ibiza - 4.32914º Opel Astra - 4.28514º Opel Astra - 4.28514º Opel Astra - 4.28515º BMW Série 1 - 4.16215º BMW Série 1 - 4.16215º BMW Série 1 - 4.162
Conheça os 15 automóveis preferidos dos portugueses1º Renault Clio - 12.7431º Renault Clio - 12.7432º Peugeot 208 - 6.8332º Peugeot 208 - 6.8332º Peugeot 208 - 6.8333º Renault Mégane - 6.8023º Renault Mégane - 6.8023º Renault Mégane - 6.8024º Nissan Qashqai - 6.1384º Nissan Qashqai - 6.1384º Nissan Qashqai - 6.1385º Renault Captur - 6.0055º Renault Captur - 6.0055º Renault Captur - 6.0056º Volkswagen Golf - 5.4856º Volkswagen Golf - 5.4856º Volkswagen Golf - 5.4857º Citroën C3 - 5.3057º Citroën C3 - 5.3057º Citroën C3 - 5.3058º Volkswagen Polo - 5.0368º Volkswagen Polo - 5.0368º Volkswagen Polo - 5.0369º Peugeot 308 - 4.7179º Peugeot 308 - 4.7179º Peugeot 308 - 4.71710º Opel Corsa - 4.70210º Opel Corsa - 4.70210º Opel Corsa - 4.70211º Peugeot 2008 - 4.66411º Peugeot 2008 - 4.66411º Peugeot 2008 - 4.66412º Mercedes Classe A - 4.61412º Mercedes Classe A - 4.61412º Mercedes Classe A - 4.61413º SEAT Ibiza - 4.32913º SEAT Ibiza - 4.32913º SEAT Ibiza - 4.32914º Opel Astra - 4.28514º Opel Astra - 4.28514º Opel Astra - 4.28515º BMW Série 1 - 4.16215º BMW Série 1 - 4.16215º BMW Série 1 - 4.162

Os automóveis franceses são os preferidos pelos portugueses. É certo que em 2017 foram vendidos 266.386 automóveis ligeiros de passageiros no nosso país e se no topo do ranking das vendas por marca, encontramos a Renault, com 30.112 carros vendidos, a Peugeot com 21.102 unidades e a Volkswagen com 16.473 modelos.

Mas as coisas mudam de figura quando olhamos para o ranking de vendas por modelos, onde surge a francesa Renault (Clio, Mégane e Captur), para além da Peugeot com o 208. Há quatro propostas francesas entre os cinco automóveis mais vendidos, se considerarmos que o Nissan Qashqai, fruto da Aliança Renault-Nissan, é um modelo japonês...

 

Modelo

2017

2016

Renault Clio

12.743

11.494

Peugeot 208

6.833

6.914

Renault Mégane

6.802

6.503

Nissan Qashqai

6.138

5.081

Renault Captur

6.005

5.633

VW Golf

5.485

5.829

Citroën C3

5.305

4.177

VW Polo

5.036

5.417

Peugeot 308

4.717

5.004

10º

Opel Corsa

4.702

4.732

11º

Peugeot 2008

4.664

4.272

12º

Mercedes Classe A

4.614

4.844

13º

SEAT Ibiza

4.329

4.951

14º

Opel Astra

4.285

4.486

15º

BMW Serie 1

4.162

3.899

1º RENAULT CLIO. Embalado pelo último "face-lift", o Clio manteve a liderança do mercado nacional, tendo até registado um crescimento nas vendas entre 2016 e 2017, o que lhe permitiu aumentar a liderança no primeiro lugar do ranking com uma vantagem mais do que confortável.

2º PEUGEOT 208. Apesar de ser já um veterano do catálogo, a evolução que tem sido seguida pela marca francesa mantém a actualidade do 208, que continua a mostrar o seu apelo depois a última grande alteração introduzida em 2015. O resultado registado no mercado nacional mostra que continua a ser atractivo para os portugueses.

3º RENAULT MÉGANE. A quarta geração do Mégane começou a crescer em 2016 e, com a opção entre o cinco portas e a carrinha, o modelo abrangeu uma faixa alarga do mercado e garantiu o terceiro lugar do pódio do ranking de vendas de modelos onde se destaca como líder no seu segmento.

4º NISSAN Qashqai. A nova geração do Qashqai veio potenciar as vendas de um SUV que tem um lugar de destaque no mercado nacional. Ao fim de 10 anos, o modelo que deve ser visto como o grande responsável pela afirmação do segmento dos SUV, continua a manter uma posição invejável neste segmento do mercado, fruto de uma evolução sempre segura e consistente, que o mantém no topo das vendas no universo cada vez mais diversificado dos SUV.

5º RENAULT CAPTUR. Em meados de 2017 a Renault renovou o Captur, o seu SUV urbano. A imagem pouco se alterou, mas uma oferta dilatada, mais equipamento e diversas propostas de personalização foram argumentos bem recebidos pelo mercado e as vendas aumentaram.

6º VW GOLF. A nova geração Golf VII com as versões de três e cinco portas, para além da carrinha Variant, chegou em Março, com uma proposta renovada e mais interessante do que nunca. A nova gama permitiu à marca alemã subir ao sexto lugar do "top" de vendas.

7º CITROËN C3. O C3 veio alterar profundamente a imagem da Citroën e a sua postura no mercado. A originalidade da forma, muitas possibilidades de personalização, espaço e conforto foram argumentos bem acolhidos pelos clientes que se associaram aos ventos de mudança.

8º VW POLO. O novo Polo só chegou a Portugal no último Outono, e três meses não foram suficientes para inverter a tendência de quebra natural das vendas da geração anterior. Mesmo assim, o modelo marcou posição no "top ten" das vendas.

9º PEUGEOT 308. Ao fim de quatro anos de vida a Peugeot renovou o 308. O "face-lift" alterou a imagem e sobretudo o habitáculo que evoluiu muito no campo da tecnologia. Mas o final de vida do "velho" 308 e a chegada do renovado 308 acabaram por condicionar a performance comercial ao longo do ano.

10º OPEL CORSA. Não há qualquer dúvida de que o Opel Corsa continua a ser um caso de sucesso. A quinta geração deste familiar compacto surgiu em 2014 e continua a despertar o interesse de muitos clientes. Se dúvidas houvesse, bastaria referir o facto de ter sido o décimo modelo mais vendido em Portugal em 2017, com um número de unidades muito semelhante à registada em 2016.

11º PEUGEOT 2008. O SUV da Peugeot foi renovado em Março. A alteração foi basicamente uma operação de "cosmética", mas o volume de vendas cresceu face às registadas no ano anterior. Não há dúvida de que os SUV estão "em alta".

12º MERCEDES CLASSE A. Em 2017, a Mercedes foi a marca Premium mais vendida em Portugal, mas o seu modelo de maior sucesso (o Classe A) não foi além do 12º lugar do ranking da venda de modelos, o que mostra que a performance da marca alemã não se justifica apenas na base da oferta.

13º SEAT IBIZA. A quinta geração do Ibiza chegou a Portugal em Junho, o que equivale a dizer que a marca espanhola do Grupo VW passou meio ano a escoar as unidades da geração anterior e outros seis meses a vender a nova proposta. Ao mesmo temo o Ibiza teve concorrentes internos como o apetecível SUC Ateca e tudo isto justifica a quebra nas vendas do modelo, numa marca que cresceu a nível absoluto.

14º OPEL ASTRA. A actual geração do Astra chegou ao mercado em 2015, e isso é muito tempo na vida de um automóvel num mundo ávido de novidades. Uma gama completa com versões de três e cinco portas, um sedan e uma carrinha, poderia justificar outros números, mas o mercado é soberano.

15º BMW SERIE 1. O "face-lift" do BMW Serie só teve reflexos em Portugal em Julho do ano passado, e isso poderá ajudar a explicar a queda das vendas do modelo da marca de Munique. 

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.