A Toyota voltou a ser a marca de automóveis mais valiosa, num estudo anualmente realizado nos Estados Unidos e que envolve um painel que chega a atingir os três milhões de consumidores. A marca nipónica, apesar de diversos problemas com recolhas para corrigir defeitos nos seus carros e alguma depreciação do seu valor, obteve o primeiro lugar pela décima vez nos doze anos do estudo realizado pela Kantar Millward Brown.
Apenas seis construtores automóveis integram a lista da BrandZ das 100 Marcas Mais Valiosas do planeta e apenas a Toyota, BMW e Mercedes-Benz se encontram na primeira metade da tabela. Tanto a Toyota como a BMW mantêm os seus lugares cimeiros entre as marcas automóveis, apesar das depreciações que sofreram: os nipónicos por quebras nos lucros devido a problemas cambiais, além de avultados investimentos; os alemães por um abrandar das vendas nos "States" e também por avultados investimentos em pesquisa em tecnologias de futuro.
Positiva foi a consolidação da posição da Mercedes-Benz, após um ano recordista de vendas… e de lucros! Mas a grande estrela foi, claro, a Tesla, que subiu duas posições, graças à sua valorização de 32%.
"O caso da Tesla é interessante porque não se trata apenas dos seus carros mas das promessas que deixa para o futuro", explica Peter Walshe, director da Global BrandZ que desenvolveu o estudo.
"As únicas marcas que vi terem este tipo de apelo antes de entrarem no mercado de grande volume foram a Apple e o Facebook!".
A Tesla ultrapassou Land Rover e Porsche, apesar de qualquer destas marcas ter tido um ano francamente positivo. Qualquer delas (mas, em especial a primeira) tirou excelente partido da enorme apetência dos mercados pelos SUV que até na Porsche têm feito milagres pelos lucros da empresa.
Sinal dos tempos é o facto de as seis marcas que estão no "top 100" terem todas caído alguns lugares no "ranking", face às subidas das empresas tecnológicas e de telecomunicações… No espaço de um ano, o valor global das marcas no "top ten" baixou de 124,4 para 123,7 mil milhões de euros o que, no entanto, não é considerado preocupante dado o aumento considerável do nível de investimento efectuado por todas elas em novas tecnologias, não só a nível de conectividade mas também de sistemas autónomos e mobilidade mais limpa. São estas as dez marcas de automóveis mais valiosas, segundo o estudo da Global BrandZ:
Marca Valor Evo. Ranking
1.ª Toyota 25.513 m€ -3% 30.º
2.ª BMW 21.868 m€ -8% 35.º
3.ª Mercedes-Benz 20.891 m€ +4% 40.º
4.ª Ford 11.645 m€ 0 83.º
5.ª Honda 10.845 m€ -8% 91.º
6.ª Nissan 10.045 m€ -1% 100.º
7.ª Audi 8.356 m€ -1% —
8.ª Tesla 5.244 m€ +32% —
9.ª Land Rover 4.889 m€ +17% —
10.ª Porsche 5.534 m€ +16% —
O "ranking" é liderado pela Google, com a Apple não muito longe, sendo estas claramente as duas marcas mais valiosas do Mundo. Seguem-se, mas já a considerável distância, a Microsoft, a Amazon e o Facebook. Por curiosidade, a McDonald’s está em 10.º, a Coca-Cola em 13.º, a Disney em 18.º, a Nike em 26.º e… o YouTube é a melhor das novas entradas, "caindo" directamente no 65.º lugar, com um valor estimado em 14.900 milhões de euros!