Pesquisa
Actualidade

Conheça as 10 marcas de automóveis mais valiosas

11:04 - 06-06-2017
  13
Conheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosas
Conheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosasConheça as 10 marcas de automóveis mais valiosas
A Toyota voltou a ser a marca de automóveis mais valiosa, num estudo anualmente realizado nos Estados Unidos e que envolve um painel que chega a atingir os três milhões de consumidores. A marca nipónica, apesar de diversos problemas com recolhas para corrigir defeitos nos seus carros e alguma depreciação do seu valor, obteve o primeiro lugar pela décima vez nos doze anos do estudo realizado pela Kantar Millward Brown.

Apenas seis construtores automóveis integram a lista da BrandZ das 100 Marcas Mais Valiosas do planeta e apenas a Toyota, BMW e Mercedes-Benz se encontram na primeira metade da tabela. Tanto a Toyota como a BMW mantêm os seus lugares cimeiros entre as marcas automóveis, apesar das depreciações que sofreram: os nipónicos por quebras nos lucros devido a problemas cambiais, além de avultados investimentos; os alemães por um abrandar das vendas nos "States" e também por avultados investimentos em pesquisa em tecnologias de futuro.

Positiva foi a consolidação da posição da Mercedes-Benz, após um ano recordista de vendas… e de lucros! Mas a grande estrela foi, claro, a Tesla, que subiu duas posições, graças à sua valorização de 32%. "O caso da Tesla é interessante porque não se trata apenas dos seus carros mas das promessas que deixa para o futuro", explica Peter Walshe, director da Global BrandZ que desenvolveu o estudo. "As únicas marcas que vi terem este tipo de apelo antes de entrarem no mercado de grande volume foram a Apple e o Facebook!".

A Tesla ultrapassou Land Rover e Porsche, apesar de qualquer destas marcas ter tido um ano francamente positivo. Qualquer delas (mas, em especial a primeira) tirou excelente partido da enorme apetência dos mercados pelos SUV que até na Porsche têm feito milagres pelos lucros da empresa.

Sinal dos tempos é o facto de as seis marcas que estão no "top 100" terem todas caído alguns lugares no "ranking", face às subidas das empresas tecnológicas e de telecomunicações… No espaço de um ano, o valor global das marcas no "top ten" baixou de 124,4 para 123,7 mil milhões de euros o que, no entanto, não é considerado preocupante dado o aumento considerável do nível de investimento efectuado por todas elas em novas tecnologias, não só a nível de conectividade mas também de sistemas autónomos e mobilidade mais limpa. São estas as dez marcas de automóveis mais valiosas, segundo o estudo da Global BrandZ:

         Marca                      Valor              Evo.             Ranking
1.ª    Toyota                     25.513 m€       -3%                 30.º
2.ª    BMW                       21.868 m€       -8%                  35.º
3.ª    Mercedes-Benz         20.891 m€      +4%                 40.º
4.ª    Ford                        11.645 m€         0                    83.º
5.ª    Honda                     10.845 m€        -8%                 91.º
6.ª    Nissan                     10.045 m€       -1%                 100.º
7.ª    Audi                        8.356 m€         -1%                  —
8.ª    Tesla                       5.244 m€        +32%                —
9.ª    Land Rover              4.889 m€        +17%                —
10.ª  Porsche                   5.534 m€        +16%                 —

O "ranking" é liderado pela Google, com a Apple não muito longe, sendo estas claramente as duas marcas mais valiosas do Mundo. Seguem-se, mas já a considerável distância, a Microsoft, a Amazon e o Facebook. Por curiosidade, a McDonald’s está em 10.º, a Coca-Cola em 13.º, a Disney em 18.º, a Nike em 26.º e… o YouTube é a melhor das novas entradas, "caindo" directamente no 65.º lugar, com um valor estimado em 14.900 milhões de euros!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.