Pesquisa
Actualidade

Caixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivos

13:00 - 23-08-2018
 
Caixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivos
Caixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivosCaixas de velocidades manuais podem ter dias contados nos desportivos

É evidente o aumento da procura de automóveis equipados com caixas de velocidades automáticas em todos os segmentos do mercado. Isso é tão verdade nos "micro-carros" como o Smart/Twingo, que já tem propostas de dupla embraiagem, mas também nos modelos mais prestigiados das marcas do segmento Premium.

Há alguns anos atrás seria impensável que modelos como o novo Peugeot 508 oferecessem a caixa automática como equipamento de série numa gama onde apenas uma motorização está disponível com uma caixa de velocidades manual.

Já lá vai o tempo em que na Europa as transmissões automáticas eram vistas como um mero "equipamento de conforto". Hoje, as mais evoluídas ajudam a potenciar as performances com os comandos manuais com patilhas sob o volante, tiram partido de todas as rotações do motor e permitem manter o "pé no fundo" quando se muda de velocidade "para cima" ou até nas reduções mais violentas.

É por isso que esta proposta se generalizou rapidamente no universo dos desportivos, que seguiram o mesmo caminho adoptado no desporto automóvel, embora ainda haja quem ache que é melhor ter uma caixa de velocidades manual "à antiga". Aliás, esses ditos "puristas" continuam a defender que não há nada mais eficaz do que uma manete na consola central.

Mas a realidade está a mudar e vários construtores estão a deixa de apostar nas transmissões manuais, tanto mais que o aumento do binário dos motores implica avultados investimentos numa solução que pode ser resolvida com uma caixa automática, o que exige um investimento menor.

O novo Renault Mégane RS Trophy de 300 cv é um grande exemplo desta realidade. O motor acoplado à caixa manual garante um binário máximo de 400 Nm, mas na versão de transmissão automática, o mesmo bloco assegura 420 Nm. É por estas e por outras que a Divisão R da Volkswagen já deu a entender que o futuro Golf R deixará de contar com a opção manual a favor da proposta DSG.  

A generalização da opção automática não é nem imediata nem generalizada. Basta pensar que a Porsche continua fiel às duas opções e até exacerba o potencial das transmissões manuais. Mas nos modelos de segmentos mais abaixo esta situação vai começar a ser cada vez mais evidente.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.