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BMW vai parar de fabricar o Série 7… a gasolina!
18:00 - 23-03-2018
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BMW vai parar de fabricar o Série 7… a gasolina!BMW vai parar de fabricar o Série 7… a gasolina!BMW vai parar de fabricar o Série 7… a gasolina!BMW vai parar de fabricar o Série 7… a gasolina!BMW vai parar de fabricar o Série 7… a gasolina!BMW vai parar de fabricar o Série 7… a gasolina!BMW vai parar de fabricar o Série 7… a gasolina!BMW vai parar de fabricar o Série 7… a gasolina!BMW vai parar de fabricar o Série 7… a gasolina!BMW vai parar de fabricar o Série 7… a gasolina!BMW vai parar de fabricar o Série 7… a gasolina!BMW vai parar de fabricar o Série 7… a gasolina!BMW vai parar de fabricar o Série 7… a gasolina!BMW vai parar de fabricar o Série 7… a gasolina!
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A complexa problemática que gira em torno das emissões não pára de criar situações surpreendentes… Numa altura em que as miras estão apontadas para os motores Diesel, com tantos a decretarem, prematuramente, o seu fim, a notícia inesperada chega de Munique: a BMW vai parar de produzir, durante um ano inteiro, o Série 7 com motores… a gasolina! As versões Diesel continuarão a ser fabricadas…

Confuso? É natural, parece aquelas coisas dos alimentos que uns dias fazem bem e noutros dias já fazem mal… O problema vem dos novos critérios de medição de consumos e emissões que entrarão em vigor em breve, quando for implementado o chamado ciclo WLTP (de Worlwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure) que vem substituir o irrealista ciclo NEDC (New European Drive Cycle) criado nos anos 80. O novo ciclo estará mais próximo da utilização normal, embora ainda algo desfasado…

O problema é que este novo ciclo vai fazer com que os números anunciados pelas marcas aumentem significativamente, aproximando-se, de facto, dos que obtemos na condução que fazemos todos os dias. E é aqui que muitos carros a gasolina, em especial os de injecção directa e de elevadas potências, começam a conhecer alguns problemas em respeitar os limites das emissões de gases poluentes… Para isso, os BMW Série 7 a gasolina precisam de receber uns filtros de partículas Otto, colocados algures no já complexo sistema de escape.

Esse é um dos problemas o outro (não assumido) é que a colocação desse filtro parece ter efeitos nefastos na potência desses motores a gasolina de injecção directa, roubando-lhes algumas dezenas de cavalos. O Ford Mustang já teria passado por essa experiência desagradável…

O que transpirou cá para fora foi que a BMW só estará em condições de resolver este problema – seja ele a colocação do filtro ou a recuperação dos cavalos perdidos… – quando lançar o "restyling" desta geração do Série 7, o que sucederá dentro de cerca de um ano. Até lá, não fabricará mais versões a gasolina do seu "navio almirante", embora continue a produzir as variantes com motores Diesel. Uma espécie de reviravolta irónica, depois de tantos problemas com os motores a gasóleo, mas que deverá vir a ser replicada noutras marcas…

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