Pesquisa
Actualidade

Bill Gates já testou carro 100% autónomo… e não é um Tesla!

12:50 - 03-04-2023
 
Bill Gates já testou carro 100% autónomo… e não é um Tesla!

É o próprio Bill Gates quem o afirma: carros totalmente autónomos, sem a necessidade de um volante, vão "chegar às estradas mais cedo ou mais tarde".

O cofundador da Microsoft foi a mais recente cobaia a bordo de um "eléctrico" pelas ruas movimentadas do centro de Londres.

"Foi uma das experiências mais desafiantes que se possa imaginar", escreveu o multimilionário há três dias no seu blogue, embora tivesse ao seu lado um condutor que assumiu o controlo do volante várias vezes.

Mesmo assim considerou que foi "um passeio memorável" e mesmo "surreal estar dentro do carro enquanto ele se desviava do tráfego".

A experiência foi feita com um Jaguar I-Pace devidamente desenvolvido pela Wayve, uma startup especialista no desenvolvimento de tecnologia para a condução 100% autónoma.

Parceira da Microsoft no desenvolvimento deste software baseado na inteligência artificial, a empresa já arrecadou cerca de 240 milhões de euros de investidores como Richard Branson, do grupo Virgin, e Yann LeCun responsável pela área de IA da Meta.

Actualmente, mesmo os veículos autónomos mais avançados exigem um condutor que só pode tirar as mãos do volante em determinadas situações na estrada, e precisa estar sempre pronto para reassumir o controlo.

A consultora McKinsey previu que, até 2035, 37% dos carros novos de passageiros vendidos terão condução autónoma avançada, e considera que essa área poderá criar receitas até 400 mil milhões de euros.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.