A Aston Martin confirmou que vai produzir um SUV com base no "concept" DBX, um modelo que pode servir para afirmar a imagem da marca no mercado americano onde os seus coupés não têm o impacto que conhecem noutros mercados, apesar de terem uma boa notoriedade.
O mercado americano é muito importante para qualquer construtor de grandes desportivos e os SUV são uma fórmula de sucesso nos EUA onde o DBX pode chegar em 2019.
Segundo os responsáveis da Aston Martin a imagem do SUV não será muito diferente da assumida pelo protótipo e, segundo as expectativas, dado o aumento da procura global de modelos deste tipo, poderiam vir a ser produzidas cerca de sete mil unidades por ano, um valor que é quase o dobro dos coupés que foram vendidos em 2015. É uma estimativa realizta se olharmos para o sucesso de modelos como o Porsche Cayenne, os BMW X5 ou a nova geração de SUVs da Mercedes.
Apesar da marca de Gaydon afirmar que o projecto vai para a frente, não adiantou qualquer tipo de informações sobre as suas características e isso é mais do que importante porque o "concept" apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 2015 é revolucionário para os padrões da Aston Martin. Foi anunciada uma motorização eléctrica e tracção às quatro rodas, o que levou a especulações sobre a possibilidade de contar com um motor por eixo. Mas a marca nunca apresentou nenhum modelo com propostas semelhantes.
Resta saber se a marca segue por este caminho ou se mantem a fidelidade aos motores V12 ou aposta num novo V8. As duvidas são muitas mas a respostas escassas…