Pesquisa
Actualidade

As fabricantes automóveis também fazem bicicletas…

12:06 - 24-09-2017
  14
As fabricantes automóveis também fazem bicicletas…BugattiHummerMercedesMercedesMcLarenMcLarenMcLarenPorschePininfarinaPininfarinaPininfarinaPininfarinaBMWBMWBMWBMWFordFerrariFerrariFerrariFerrariFerrariLamborghiniMazda
As fabricantes automóveis também fazem bicicletas…BugattiHummerMercedesMercedesMcLarenMcLarenMcLarenPorschePininfarinaPininfarinaPininfarinaPininfarinaBMWBMWBMWBMWFordFerrariFerrariFerrariFerrariFerrariLamborghiniMazda

Que as fabricantes automóveis ganham muito dinheiro a vender outros produtos com a sua "assinatura" já todos sabiam, basta ver o caso da Ferrari, cuja receita do "merchandising" quase ultrapassa as vendas de automóveis. Também é sabido que muitas marcas automóveis são especialistas em motos. Veja-se o caso da BMW, com a sua divisão BMW Motorrad. Aquilo que muitos não sabiam é que muitas empresas automóveis também constroem… bicicletas!

Sim, leu bem! Muitos fabricantes automóveis já entraram no "negócio" das bicicletas e há exemplos para todos os gostos. Desde as mais exóticas e exclusivas, a modelos mais "acessíveis" e "normais". Tal como acontece com os automóveis…

Como tal, reunimos algumas das bicicletas mais fantásticas construídas por marcas automóveis para lhe mostrar que nem sempre são os "cavalos" ou o registo dos 0 aos 100 km/h que ditam as regras. Neste caso é (só) o design que "manda"…

Bugatti

Se está à procura de um acessório para completar o "look" do seu Bugatti Chiron de 2.3 milhões de euros, esta bicicleta da marca francesa pode ser a resposta. Custa 32.650 euros e é constituída por 95 por cento de fibra de carbono. O mesmo é dizer que é extremamente leve (aproximadamente cinco quilos). Aliás, é mesmo uma das bicicletas mais leves que poderá comprar…

Hummer

Quando falamos de Hummer estamos habituados a ver verdadeiros "mastodontes" que não só ofuscam todos os outros automóveis à sua volta como exigem que compre a sua própria "bomba" de combustível.

Mas a empresa norte-americana também entrou no mundo das bicicletas, construindo um modelo que é em tudo diferente dos seus automóveis. É pequeno, prático e pensado para uma utilização citadina. E só custa 700 euros…

Mercedes

O Mercedes Classe G é uma das máquinas off-road mais radicais do mercado. E se pensarmos nas versões G63 AMG 6x6 e G500 4x4² essa ideia ainda fica mais reforçada. Aquilo que muitos não sabem é que a Mercedes também faz "máquinas todo-o-terreno" de duas rodas. O preço começa nos 3300 euros.

McLaren

Denominada S-Works McLaren Roubaix, esta Specialized desenvolvida em parceria com a McLaren é uma bicicleta de estrada composta quase na totalidade por fibra de carbono.

O design está longe de ser radical, mas a famosa pintura "Papaya Orange" da marca britânica – remonta aos tempos de Bruce McLaren – faz deste bicicleta de 11 mil euros um exemplar muito elegante.

Porsche

Quando falamos de Porsche RS a nossa imaginação remete-nos de imediato para o mundo dos supercarros- Mas a verdade é que este é o nome de uma bicicleta produzida pela marca de Estugarda.

Custa aproximadamente sete mil euros e o facto de ser composta (na sua maioria) por fibra de carbono faz deste um modelo extremamente leve.

Pininfarina

A Pininfarina ficou famosa por ser uma das "casas" de design mais importantes do mundo… e por ter feito alguns dos Ferrari mais belos da história. Mas a verdade é que este estúdio de design também se aventurou no mundo das bicicletas.

Denominada Fuoriserie, esta bicicleta conta com um quadro cromado e vários apontamentos em couro, numa mistura muito elegante e de inspirações "retro". O preço começa nos 8600 euros.

BMW

A BMW lançou-se no mundo dos eléctricos com o i3 e com i8 (híbrido). Mas como estes modelos electrificados são destaque pelas baixas autonomias (em modo 100 por cento eléctrico) a marca de Munique desenvolveu em paralelo uma bicicleta eléctrica para melhorar a mobilidade dos seus clientes dentro da cidade.

Dessa ideia surgiu a BMW Cruise E-Bike, uma bicicleta eléctrica que consegue acelerar até aos 25 km/h. O preço de venda ronda os 2800 euros.

Para aqueles que quiserem um "brinquedo" inspirado na divisão de alta performance da marca – "M" – a BMW tem outra "máquina" de duas rodas no catálogo.

Denominada M Bike Limited Carbon Edition, é, tal como o nome sugere, uma versão limitada a 500 unidades. O quadro é em alumínio e a "forqueta" e o espigão do selim em fibra de carbono.

Disponível no tom Marina Bay Blue Metallic, tal como o novo BMW M5, tem um preço que começa nos 1400 euros.

Ford

A Ford Super Cruiser by Pedego é uma bicicleta eléctrica que combina um "look" futurista com inspirações do passado. O resultado é uma bicicleta curvilínea, de aspecto radical e que consegue acelerar facilmente até aos 32 km/h. O preço deste modelo começa nos 3000 mil euros.

Ferrari

O departamento de "branding" da Ferrari é especialista em rentabilizar o logo do "Cavallino Rampante". Desde relógios a parques temáticos, passando por perfumes e linhas de roupa, é possível comprar todo o tipo de produtos com o símbolo da marca de Maranello.

Como tal, é sem surpresa que se percebe que a Ferrari também já "emprestou" o seu logo a várias bicicletas, entre elas uma Bianchi SF01 de estrada que resultou da parceria entre a Ferrari e a icónica fabricante de bicicletas italiana.

Com um preço que começa nos 15 mil euros, esta bicicleta está longe de ser uma pechincha, mas o símbolo da Ferrari vem com um preço. Ainda assim, esta bicicleta esconde alguns trunfos na manga. O quadro em carbono pesa apenas 780 gramas e a bicicleta vem equipada com um sistema anti vibração que "cancela" todo o ruído e torna o "passeio" bastante mais agradável.

Lamborghini

Tal como sempre aconteceu, se a Ferrari tem uma bicicleta, a rival Lamborghini também não quer fazer por menos. Por isso, a marca de Sant’Agata Bolognese uniu esforços com a suíça BMC para construir uma bicicleta limitada a apenas 250 unidades.

Custa aproximadamente 3300 euros e conta com uma transmissão automática de duas velocidades e uma corrente em fibra de carbono.

Mazda

Ao contrário do que acontece com os exemplos acima, este exemplar da Mazda não está à venda. Denominada Mazda’s Bike by Kodo Concept, esta bicicleta é um exercício de design inspirado na linguagem de estilo da marca japonesa.

O resultado final é fantástico, mas as mudança fixa e a roda traseira tapada não o vão ajudar nas subidas…
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.