A renovação da gama Alfa Romeo começou com o
Giulia, mas as grandes esperanças da marca de Arese passam pelo
SUV Stelvio, que será apresentado em Novembro no Salão Automóvel de Los Angeles.
O novo Stelvio poderá ser o primeiro SUV da Alfa Romeo, mas não é o primeiro "todo-o-terreno" da marca. Esse estatuto pertence ao AR51, um "jipe" produzido entre 1952 e 1954 de acordo com uma encomenda do Ministério da Defesa de Itália, que pretendia uma "Autovettura da Ricognizione" (veículo de reconhecimento) e daí a sigla AR, que nada tem a ver com Alfa Romeo.
O governo queria um veículo semelhante ao Jeep utilizado pelo exército americano, mas o engenheiro Giuseppe Busso, que assumiu o projecto, adquiriu um Land Rover Defender, considerando que tinha mais potencial do que o veículo americano e foi esse que serviu de base de trabalho para o desenvolvimento do AR51.
O Alfa Romeo tinha 2,2 metros de distância entre-eixos e contava com um motor de 1.9 litros com 69 cv. O modelo foi apresentado ao exército em Abril de 1951 e, depois de algumas críticas à forma da carroçaria (pouco adaptada a receber uma capota em lona), foi revisto e ficou pronto para entrar em produção.
Mas, à boa maneira italiana, a encomenda feita à Alfa Romeo acabou por ser transferida para a Fiat, que realizou os modelos destinados ao exército com o nome Campagnolo. A Alfa Romeo produziu 2 050 unidades do AR51, 50 das quais para uma utilização civil. O sucesso não foi grande, apesar do potencial fora de estrada, mas ficou conhecido como "Alfa Matta" (Alfa Louca). A maioria dos modelos foi entregue aos "Carabinieri".