Pesquisa
Actualidade

Ainda se lembra do fantástico Opel Calibra?

13:09 - 17-02-2020
 
Ainda se lembra do fantástico Opel Calibra?Ainda se lembra do fantástico Opel Calibra?Ainda se lembra do fantástico Opel Calibra?Ainda se lembra do fantástico Opel Calibra?Ainda se lembra do fantástico Opel Calibra?Ainda se lembra do fantástico Opel Calibra?Ainda se lembra do fantástico Opel Calibra?
Ainda se lembra do fantástico Opel Calibra?Ainda se lembra do fantástico Opel Calibra?Ainda se lembra do fantástico Opel Calibra?Ainda se lembra do fantástico Opel Calibra?Ainda se lembra do fantástico Opel Calibra?Ainda se lembra do fantástico Opel Calibra?Ainda se lembra do fantástico Opel Calibra?

Apresentado no Salão de Frankfurt de 1989, o Opel Calibra chegou para "travar" o crescimento dos coupés nipónicos na Europa, como o Toyota Celica ou o Honda Prelude, e assentou numa receita de sucesso que a fabricante germânica já tinha usado antes: a partilha de componentes com outros modelos da marca.

Assim como o Opel Manta tinha sido baseado no Ascona e o Opel GT tinha vários componentes em comum com o Kadett, também o Calibra usou componentes de outros modelos, com a Opel a guardar o dinheiro que aí poupou para se centrar na estética.

A plataforma e a suspensão foram "roubadas" à primeira geração do Opel Vectra e o motor de 2.0 litros tinha sido desenvolvido para o Kadett. Estes dois modelos ainda forneceram o sistema de tracção integral e duas caixas de velocidades: manual de cinco relações ou automática de quatro.

Esculpido pelo vento, o Calibra apresentava uma silhueta muito aerodinâmica, onde se destacava a dianteira muito baixa e as formas mais arredondadas. O design do Calibra não deixava ninguém indiferente, mas o interior estava longe de impressionar. O facto de este modelo usar componentes de outros Opel fez com que o habitáculo fosse muito idêntico ao do Vectra, mas nem isso o tornou menos especial. E a culpa era do que estava debaixo do capot…

O Calibra tinha motorizações para todos os gostos, desde um 2.0 litros com 8 válvulas e 117 cv até um 2.0 com 16 válvulas e 152 cv. Mas para alegria de todos os amantes de automóveis a Opel acabaria por lançar mais tarde duas versões: Turbo e V6.

A versão turbo contava com um sistema de tracção dianteira e uma caixa manual de seis velocidades e tinha 204 cv de potência, o suficiente para levar este desportivo germânico aos 100 km/h em apenas 9,3 segundos. Já a versão de motor V6 (com 2.5 litros) disponibilizava 170 cv de potência.

A Opel nunca viu o Calibra como um possível "best-seller", mas as vendas superaram todas as expectativas. O plano da marca germânica previa uma produção de apenas 20 mil unidades para o primeiro ano de mercado, mas tiveram de ser produzidos 60 mil automóveis, tal a quantidade de pedidos.

Mas há mais, é que no total o Calibra somou um total de 238.647 unidades. Em Portugal foram vendidas 262 unidades, sendo que grande parte delas já não se encontra no estado original, tal era a facilidade em "arrancar" mais potência deste modelo e dar-lhe uma imagem ainda mais agressiva.

Mas falar do Calibra também obriga a falar na competição, já que este modelo da Opel ainda competiu nos campeonatos do DTM e do ITC, onde se sagrou campeão em 1996.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.