Pesquisa
Actualidade

Acidente do Koenigsegg causado por falha no ABS

14:25 - 21-07-2016
  5
Acidente do Koenigsegg causado por falha no ABS
A Koenigsegg já emitiu um comunicado onde revela tudo o que "correu mal" no acidente que envolveu o One:1, que estava em testes para bater o recorde de volta mais rápida do Nürburgring/Nordschleife. Depois de analisar os dados de telemetria e o automóvel em si, a marca sueca chegou à conclusão que se tratou de uma falha no sinal do sensor de ABS da roda dianteira esquerda.

Os registos do veículo confirmaram ainda que assim que o erro no funcionamento do sensor se deu a luz do ABS acendeu. Contudo, quer por causa da utilização do capacete quer por causa da concentração que se exige quando se guia um "monstro" de 1360 cv num circuito tão "traiçoeiro", o piloto não se terá apercebido do aviso luminoso, tendo embatido de seguida no muro de protecção a 110 km/h antes de ser lançado no ar durante 22 metros, rodando 180 graus antes de "aterrar" na relva.

A marca de Ängelholm explicou ainda que o incêndio que ocorreu na traseira do One:1 aconteceu porque os painéis em fibra de carbono entraram em contacto com o sistema de escape. Ainda assim, e apesar do acidente aparatoso, os airbags, o corte de alimentação de combustível e os restantes sistemas de segurança funcionaram como desejado, mantendo o piloto a salvo, não existindo fugas de combustível ou líquidos hidráulicos.

Ainda há esperança para este One:1

O Koenigsegg One:1 só conta com seis exemplares (mais um protótipo), pelo que a marca sueca fará de tudo para recuperar este veículo.

Ainda assim, tendo em conta a força do impacto causado pelo acidente, não seria de esperar que essa fosse uma tarefa fácil. Contudo, a estrutura do veículo foi enviada para a sede da marca sueca onde foi analisada ao detalhe, para perceber o que pode ser aproveitado.

A estrutura monocoque em carbono está intacta, assim como o tejadilho amovível. Também impressionate é o facto das portas estarem operacionais e não apresentarem nenhum desvio, o que permitirá avançar para a reconstrução deste modelo.

Recorde continua nos planos

Como referimos no início, este acidente ocorreu no traçado de Nürburgring/Nordschleife durante um período de testes que visava a preparação de um recorde de volta neste circuito. E apesar deste contratempo, o recorde continua na "mira" da empresa fundada por Christian von Koenigsegg.

No comunicado divulgado esta quinta-feira a Koenigsegg garante que está empenhada em "construir os carros com a melhor performance do mundo" e que este incidente não vai impedir a marca de "continuar os treinos intensivos em Nürburgring", ainda que o foco da equipa neste momento seja "reconstruir o carro".

O estoiro do Koenigsegg no Nürburgring!


Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.