Pesquisa
Actualidade
5 Protótipos que mudaram a Porsche mas não foram produzidos
10:53 - 27-12-2018
 
5 Protótipos que mudaram a Porsche mas não foram produzidos5º Porsche 9845º Porsche 9845º Porsche 9845º Porsche 9845º Porsche 9845º Porsche 9845º Porsche 9844º Porsche Cayenne Cabrio4º Porsche Cayenne Cabrio4º Porsche Cayenne Cabrio4º Porsche Cayenne Cabrio4º Porsche Cayenne Cabrio4º Porsche Cayenne Cabrio4º Porsche Cayenne Cabrio4º Porsche Cayenne Cabrio3º Porsche 911 Carrera 3.2 Speedster3º Porsche 911 Carrera 3.2 Speedster3º Porsche 911 Carrera 3.2 Speedster3º Porsche 911 Carrera 3.2 Speedster3º Porsche 911 Carrera 3.2 Speedster3º Porsche 911 Carrera 3.2 Speedster3º Porsche 911 Carrera 3.2 Speedster3º Porsche 911 Carrera 3.2 Speedster3º Porsche 911 Carrera 3.2 Speedster2º Porsche 911 Panamericana2º Porsche 911 Panamericana2º Porsche 911 Panamericana2º Porsche 911 Panamericana2º Porsche 911 Panamericana2º Porsche 911 Panamericana1º Porsche 918 "Rolling Chassis"1º Porsche 918 "Rolling Chassis"1º Porsche 918 "Rolling Chassis"
5 Protótipos que mudaram a Porsche mas não foram produzidos5º Porsche 9845º Porsche 9845º Porsche 9845º Porsche 9845º Porsche 9845º Porsche 9845º Porsche 9844º Porsche Cayenne Cabrio4º Porsche Cayenne Cabrio4º Porsche Cayenne Cabrio4º Porsche Cayenne Cabrio4º Porsche Cayenne Cabrio4º Porsche Cayenne Cabrio4º Porsche Cayenne Cabrio4º Porsche Cayenne Cabrio3º Porsche 911 Carrera 3.2 Speedster3º Porsche 911 Carrera 3.2 Speedster3º Porsche 911 Carrera 3.2 Speedster3º Porsche 911 Carrera 3.2 Speedster3º Porsche 911 Carrera 3.2 Speedster3º Porsche 911 Carrera 3.2 Speedster3º Porsche 911 Carrera 3.2 Speedster3º Porsche 911 Carrera 3.2 Speedster3º Porsche 911 Carrera 3.2 Speedster2º Porsche 911 Panamericana2º Porsche 911 Panamericana2º Porsche 911 Panamericana2º Porsche 911 Panamericana2º Porsche 911 Panamericana2º Porsche 911 Panamericana1º Porsche 918 "Rolling Chassis"1º Porsche 918 "Rolling Chassis"1º Porsche 918 "Rolling Chassis"
5 Protótipos que mudaram a Porsche mas não foram produzidos

5º Porsche 984

No final dos anos 80, o aumento do preço dos combustíveis obrigou os construtores a mudarem de paradigma e, em vez da potência dos motores, apostaram em propostas mais leves e compactas para maximizar as performances com menos consumo. Ninguém escapou a esta tendência e entre 1984 e 1989 os engenheiros da Porsche desenvolveram o 984, com dimensões mais compactas, uma carroçaria leve e com uma aerodinâmica eficaz. Pesava 880 cv, mas debitava apenas 135 cv de potência.

 
4º Porsche Cayenne Cabrio

Hoje em dia, o projecto e desenvolvimento de novos modelos são muito facilitados pelo design em computador, onde tudo pode ser criado e simulado de forma virtual. Há 15 anos tudo era diferente e era impossível avaliar um projecto sem a realização de um protótipo.

Quando a marca de Zuffenhausen pôs a hipótese de criar um Cayenne Cabrio, realizou o protótipo. E, para poupar tempo e dinheiro, criou duas formas para a traseira para o mesmo protótipo. Pode parecer estranho, mas era assim…

 
3º Porsche 911 Carrera 3.2 Speedster

O 911 Carrera 3.2 Speedster foi construído em 1987 a pensar exclusivamente no prazer de condução, a exemplo do que aconteceu com o primeiro Speedster nos anos 50. Era assumidamente um monolugar, criado com base na carroçaria do 911 Carrera, com um apurado tratamento aerodinâmico. Foi o predecessor do cobiçado e valioso 911 Speedster.

 
2º Porsche 911 Panamericana

Quanto a nós, o 911 Panamericana talvez seja o Porsche mais bonito de sempre. Foi construído em 1989 como presente de aniversário para "Ferry" Porsche, por altura do 90º aniversário do criador do 911. Com uma simplicidade de linhas feitas de volumes bem proporcionados e uma modernidade que continua mais do que actual, o desenvolvimento deste protótipo foi realizado em poucos meses. Mas muitas das ideias que apresentou vieram a ser adoptadas nos modelos que a Porsche lançou a partir daí.

 

1º Porsche 918 "Rolling Chassis"

Os mais recentes sistemas digitais de desenvolvimento que estão na origem da definição dos protótipos virtuais, permitem o teste dos mais variados componentes de forma independente ou em conjunto com todos os restantes sistemas do veículo, muito antes de ser construído qualquer protótipo "rolante". Isto permite ganhar tempo, eficiência e poupar milhões.

 
Mas no caso do Porsche 918 Spyder não foi uma opção para os engenheiros que procuravam novos caminhos tecnológicos.  Para tal, realizaram um "rolling chassis" para procurar os melhores compromissos para este super-desportivo híbrido, que abrindo portas para esta tecnologia. Em 2012, um reduzido grupo de jornalistas foi convidado para a pista de Weissach, onde foi possível descobrir o potencial de uma tecnologia que na época era quase desconhecida.   


5 Protótipos que mudaram a Porsche mas não foram produzidos
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.