Pesquisa
Ensaio

VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?

18:06 - 06-01-2020
 
VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?
VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?VW Passat GTE Variant: a melhor versão que pode comprar?

A Volkswagen lançou em Setembro de 2019 a actualização do Passat e deu especial foco às versões híbridas GTE, que agora tivemos oportunidade de testar. 

Ao volante da carrinha VW Passat GTE Variant é fácil reforçar a ideia de que a solução ‘plug-in’ é uma das mais interessantes na corrida à electrificação, até porque anula uma das maiores limitações dos "100%" eléctricos, a autonomia, ainda que nos ofereça a possibilidade de circular em modo "zero emissões" durante grande parte do dia e nos dê um "boost" eléctrico que tem um impacto muito positivo nas prestações.

218 cv de potência

A receita continua a ser a combinação do motor 1.4 TSI de 156 cv com um propulsor eléctrico de 85 kW, associado a uma bateria de 13 kWh (antes era de 9,9). No total temos 218 cv de potência à disposição, bem como uma autonomia eléctrica na casa dos 55 km, mais do que suficiente para as exigências da utilização diária em cidade.

No modo de utilização híbrida, em que o sistema faz a gestão entre os dois motores, é possível alcançar consumos na casa dos 3 l/100 km.

A caixa automática de dupla embraiagem com seis velocidades dispensa qualquer reparo, tal como o comportamento dinâmico, muito graças ao "boost" eléctrico que conseguimos no modo GTE (selecionável a partir de um botão na consola central).

Despachada e… poupada!

Muito despachada - acelera dos 0 aos 100 km/h em 7,6 segundos - e com um comportamento eficaz que já é uma assinatura da Volkswagen, esta Passat GTE Variant mostra agressividade sempre que recorremos ao modo GTE, com uma suspensão eficaz e que nos permite entrar em curva a velocidades mais altas. 

Ainda assim, esta afinação da suspensão é absorvente o suficiente para fazer desta Passat GTE Variant uma carrinha familiar muito confortável e talhada para "tiradas" longas. 

Como funciona o sistema híbrido?

O melhor elogio que podemos fazer a esta mecânica híbrida é que a conduzir nem sequer notamos o sistema a passar entre os vários modos, com excepção do modo eléctrico, bastante mais suave e… silencioso. Fora isso, e não fosse a animação do funcionamento no ecrã central, e seria difícil descobrir em que modo estávamos a circular.

Esta carrinha Passat GTE Variant continua a arrancar em E-Mode sempre que a bateria de iões de lítio tem carga suficiente para o "trabalho", ao mesmo tempo que esta é recarregada através do motor a gasolina de 1.4 litros e do sistema de recuperação de energia.

Ao todo são cinco os modos de funcionamento disponíveis, com particular destaque para o modo "E-Mode", exclusivamente eléctrico, e o GTE, um "boost" eléctrico que nos permite tirar proveito de toda a potência (e binário!) desta mecânica.

Equipamento de série satisfaz (muito)

Tal como já vem sendo assinatura da marca de Wolfsburgo, esta carrinha Passat GTE Variant conta, de série, com muito equipamento e com um interior que se destaca pela fantástica construção. De série contamos com volante multifunções em couro, ar condicionado automático, painel de instrumentos digitaral, carregamento de smartphone por indução e sistema de som com oito altifalantes. A esta lista ainda se juntam vários auxiliares à condução, tais como cruise-control adaptativo, assistência à manutenção em faixa e travagem de emergência.

O exemplar que conduzimos estava ainda equipado com 2876 euros de extras: head-up display (560 euros), Pack Ambiente Plus (520 euros), tejadilho de abrir panorâmico (1200 euros) e jantes de 18 polegadas (595 euros). Nenhum destes é um extra obrigatório, mas não lhe vamos mentir, ajudam a criar uma imagem mais distinta e requintada.

Bagageira saiu prejudicada

O habitáculo desta proposta continua irrepreensível ao nível do espaço, tal como já conhecemos das versões convencionais do VW Passat. Porém, para acomodar o pacote de baterias de iões de lítio, a marca alemã foi obrigada a roubar espaço à bagageira, que agora está fixada nos 483 litros de capacidade, menos 167 litros do que nas restantes versões.

É o preço a pagar pelos consumos muito interessantes desta versão, pelo comportamento eficaz e claro, pelo "boost" eléctrico que lhe garante uma potência total de 218 cv. Vale a pena? Nós achamos que sim, até porque os 55 quilómetros anunciados de autonomia eléctrica são suficientes para o dia-a-dia de muitos condutores. Gostámos muito.

Quanto custa?

Os VW Passat GTE já estão disponíveis em Portugal com preços a começar nos 45.422 euros para a versão Limousine e nos 48.513 euros para a versão Variant. O exemplar que conduzimos custava 52.247 euros.

Ficha Técnica

Motor: 4 cilindros turbo
Cilindrada: 1395 cc
Potência: 156 cv (5000 - 6000 rpm)
Binário: 250 Nm (1500 - 3500 rpm)

Potência Motor Eléctrico: 85 kW (116 cv)
Binário Motor Eléctrico: 330 Nm (2500 rpm)
Autonomia Eléctrica: 56 km

Potência Combinada: 218 cv
Velocidade Máxima: 222 km/h
0-100 km/h: 7,4 s
Consumo Médio: 1,4 l/100 km
Emissões CO2: 32 gr/km

Preço desde: 48.513 euros

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Marimarlo   11:11 - 08-01-2020
VOTAR
Óptimo ensaio, muito bem escrito e sintetizado. Esta Passat é realmente satisfatória.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.