A Volvo está a passar por uma fase de profunda renovação, a que está a corresponder uma melhoria dos resultados comerciais, com o aumento das vendas e a recuperação da notoriedade da marca e do seu lugar na luta entre os "premium". Processo iniciado
com o lançamento do novo XC90 e que prosseguirá em Setembro, quando chegarem as novas gerações dos S90 e V90, mas que passa também pela renovação de produtos já existentes.
É o caso da gama V40 que tem conhecido uma notável aceitação e que recebeu este ano pequenas novidades, só para a manter "viva", num segmento em que a luta com as marcas alemãs é tremenda. E, nesse aspecto, a Volvo é a única a disponibilizar um produto com as características do V40 Cross Country: um familiar "premium" mais compacto com um ar aventureiro e até uma certa capacidade para escapadelas "soft" às estradas de asfalto.
É recorrendo à mitologia sueca que a Volvo distingue a nova geração do V40, com as luzes diurnas em forma de um T deitado, a que a marca chama de… martelos de Thor! Estas luzes e um novo padrão da rede da grelha são, no geral, as principais novidades exteriores do V40 que, nesta versão Cross Country, se distingue pelas protecções em plástico preto da carroçaria, nas embaladeiras e pára-choques. Mas, acima de tudo, destaca-se pelos 40 mm a mais na altura ao solo que lhe permite as tais passagens por… maus caminhos,
desde que devagar e com todo o cuidado, por causa dos pneus de perfil baixo.
No habitáculo vive-se um ambiente confortável, em especial nos bancos dianteiros em que espaço não falta e os comandos estão bem colocados. A consola central necessita de alguma habituação pela profusão de botões mas acaba por se tornar prática. E até o painel de instrumentos se pode adaptar à disposição do dia, escolhendo o tema de fundo, entre três hipóteses, Neutral, Eco e Performance. Já os lugares traseiros são acanhados em espaço para as pernas, enquanto a mala, com apenas 335 litros, é pequena para esta categoria de automóveis.
A versão ensaiada contava com o motor D3, ou seja, um dois litros turbodiesel de 150 cv, acoplado à caixa automática de seis velocidades. Que não é das mais rápidas, diga-se, notando-se até algum arrastamento na troca de mudança. Mas que se revelou a parceira perfeita no auxílio de um motor que, não sendo um "monstro" de potência, tem na enorme disponibilidade a sua maior qualidade. E também na economia, com consumos razoavelmente baixos, embora longe dos inverosímeis 3,8 l/100 km homologados…
Apesar dos 40 mm a mais na altura ao solo, o V40 Cross Country exibiu um comportamento dinâmico interessante. É verdade que adorna um pouco mais nas curvas que o V40 "normal", mas o amortecimento seco (que não afecta o conforto) e os pneus de perfil baixo compensam. Além disso, a Volvo propõe tecnologias de segurança activa, como "cruise control" activo, alerta de saída de faixa ou de veículo no ângulo morto, além do já banal ESP.
Com preço de entrada nos 30.785 €, este Volvo V40 Cross Country não é um modelo barato. Em especial se optarmos pelo nível de equipamento máximo (Summum) aqui presente, que já fica por 39.850 €. Mas é o preço por um modelo "premium", de imagem bem cuidada e qualidade superior.
FICHA TÉCNICA
Motor 4 cilindros TD
Cilindrada 1 969 cc
Potência máxima 150 cv/3 750 rpm
Binário máximo 320 Nm/1 750 – 3 000 rpm
Velocidade máxima 210 km/h
0 a 100 km/h 8,4 s
Consumo médio 3,8 litros/100 km
Emissões de CO2 99 g/km
Preço desde 39 850 €
+ IMAGEM. Além do "design" já de si bastante feliz do V40, esta versão Cross Country ganha um certo ar aventureiro que lhe fica "a matar"!
– HABITABILIDADE. Neste aspecto nada se alterou e, por isso, o V40 mantém lugares acanhados atrás e uma das malas mais pequenas do segmento.