Pesquisa
Ensaio
Suzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preços
11:25 - 16-11-2018
 
Suzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preços
Suzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preçosSuzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preços
Suzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preços

A Suzuki renovou o Vitara lançado em 2015, um dos modelos mais populares do seu catálogo. Já vai na quarta geração e pode ser visto como um dos pioneiros no universo dos SUV compactos. Este novo Vitara está a chegar ao mercado e tem novos argumentos no campo da imagem, mais propostas e personalização, mais tecnologia e um novo motor.

No campo dos motores, talvez o mais importante, a Suzuki deixou de lado as propostas diesel. É uma opção que ganha adeptos no Japão. A marca colocou todas as "fichas" nos motores a gasolina: um 1.0 Boosterjet de 111 cv, que não sendo uma novidade (está disponível no Swift e no S-Cross) é uma estreia no Vitara, e também o 1.4 Boosterjet, a proposta mais dinâmica com 140 cv.

Qualquer dos motores pode ser associado a uma caixa manual com cinco ou seis velocidades ou uma caixa automática pilotada de seis relações. A oferta passa ainda por opções de tracção dianteira ou 4x4 com o sistema AllGrip, disponíveis nos níveis de equipamento mais ricos (GLE e GLX), o que deixa de fora o GL, entrada de gama.

Em termos da estética pode dizer-se que este é um "restyling soft", que passa principalmente pela grelha dianteira com uma forte presença de cromados, a par de uma evolução de detalhes como os grupos ópticos traseiros com LEDS ou as jantes, que podem chegar às 17 polegadas e vincam o carácter desportivo.

Há uma evolução evidente na qualidade visível dos materiais do habitáculo, uma tendência que tem sido patente nos últimos modelos da Suzuki. Em termos de tecnologia, a evolução passa pela melhoria das propostas ao nível da segurança activa. Para além do aviso da saída de faixa de rodagem, o sistema DSBS (Dual Sensor Brake Support) já conhecido, passam a estar disponíveis um sistema de leitura da sinalização vertical, o detector de ângulo morto, o alerta de cruzamento e o cruise control adaptativo com detecção de peões.

Também há um upgrade dos sistemas multimédia, que passa por um ecrã de sete polegadas que gere o info-entretenimento, compatível com o Apple Car Play, Android e MirrorLink. No painel de instrumentos, também digital, um ecrã de 4,2 polegadas disponibiliza informações sobre o consumo, modos de condução, etc.

Ao volante não há grandes diferenças entre o velho e o renovado Vitara, mas há detalhes importantes. Isso é evidente em relações mais longas das transmissões manuais e até da automática, para reduzir os consumos, Mas é uma evolução pacífica, que pode ser compensada com o modo de condução Sport.

Suzuki Vitara: guiámos o novo SUV e sabemos os preços

O motor 1.0 é algo anémico abaixo das 2.000 rpm e, se na opção de caixa manual basta passar para um velocidade a baixo, na automática é necessário acelerar (ainda) mais para garantir a genica. Mas é um modelo agradável de conduzir com um chassis equilibrado que, apesar de favorecer o conforto, não compromete o comportamento.

O 1.4 faz a diferença. Tem "mais" motor e outra dinâmica, mas custa bastante mais. É muito mais apetecível, tanto na versão 4x2 como na 4x4, ainda mais cara. Esta diferença não faz grande sentido entre nós, a menos que se viva na região da Serra da Estrela ou em Trás-os-Montes, onde a neve e o gelo são factores a ter em linha de conta, já que o Vitara tem um bom desempenho em condições de difícil aderência. Mas é apenas um todos-os-caminhos.

Ao volante do Vitara 1.0 2WD realizámos médias abaixo dos 6,5 litros/100 km, enquanto que no 1.4 registámos médias na ordem dos 7,8 litros/100 km. Este é um dado importante para quem quiser fazer contas...

Preços

Vitara GL 1.0 2WD MT5: 17.710 €

Vitara GLE 1.0 2WD MT5: 19.589 €

Vitara GLE 1.0 2WD AUTO6: 21.503 €

Vitara GLE 1.0 4WD MT5: 22.090 €

Vitara GLE 1.0 4WD AUTO6: 23.908 €

Vitara GLE 1.4 2WD MT6: 22.713 €

Vitara GLX 1.4 2WD MT6: 24.914 €

Vitara GLX 1.4 4WD MT6: 27.142 €

Vitara GLX 1.4 4WD SR AUTO6: 29.430 €

Estes preços incluem desconto de 1.300 € da campanha de lançamento válida até ao final do ano.

Este desconto pode ser dilatado a mais 1.400 € para os clientes que adiram à campanha de financiamento específico da Suzuki.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.