Pesquisa
Ensaio

Suzuki Swift Sport 1.4 de 140 cv em ensaio

12:21 - 09-09-2018
 
Guiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift Sport
Guiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift SportGuiámos o Suzuki Swift Sport
O Suzuki Swift Sport é uma proposta muito interessante para quem aprecia uma condução dinâmica. Talvez seja exagero considerá-lo um desportivo, mas os 140 cv do motor 1.4 a gasolina e um peso reduzido colocam-no na linha da frente da relação peso/potência, e isso é um trunfo face à concorrência.

DESIGN.
Não se pode falar numa revolução ao nível da imagem e isso é natural. As marcas nipónicas são avessas a alterações radicais e por isso mais vale falar de uma evolução do conceito, evidente na grelha, nos pára-choques, nas embaladeiras que sublinham com uma espécie de saias, na volumosa asa traseira e nas aparatosas saídas de escape ou nas jantes de 17 polegadas com pneus 195/45.

HABITÁCULO. Mais largo e com uma maior distância entre-eixos, oferece mais espaço. O interior assume uma imagem desportiva que vão do desenho do volante ao grafismo do painel de instrumentos, para já não falar nos bancos dianteiros, ao estilo baquet, que garantem um bom apoio lateral mas poderiam ter ido mais longe ao nível das regulações (inclinação, altura e deslocamento) "à antiga" e pouco funcionais.

É evidente alguma evolução na qualidade dos materiais, mas ainda há demasiados plásticos duros que mereciam um "upgrade". Mesmo assim, aplaudimos a evolução na imagem, vincada por elementos coloridos que marcam o ambiente interior.

Gostámos do espaço oferecido para os ocupantes dos bancos dianteiros e sobretudo dos traseiros, onde o espaço é evidente em altura, ao nível dos joelhos e também dos ombros. Não há grandes problemas para sentar cinco adultos, apesar do lugar do meio não ser tão confortável.

Os 265 litros de volume da bagageira são honestos e os 947 litros com os bancos traseiros rebatidos muito interessantes. Mas a bagageira é funda e a acessibilidade não é a melhor. Exige algum esforço para elevar as bagagens mais pesadas.

MOTOR. Os quatro cilindros do motor 1.4 a gasolina são uma mais-valia num universo onde a maioria dos concorrentes fez o "downsizing" para blocos de três cilindros. Graças à sobrealimentação, a Suzuki propõe 140 cv de potência, indo mais longe do que já garantira com um 1.6 atmosférico, e isso é bem evidente num binário de 230 Nm às 2.500 rpm, muito mais interessante do que os 160 Nm do motor 1.6.

CHASSIS.
A maior evolução do novo Swift Sport face à proposta anterior passa pela evolução da relação peso/potência. A cura de emagrecimento foi notável. Com 975 kg de peso, a relação peso/potência chega aos 6,9 kg/cv e isso paga dividendos em termos de performances.

AO VOLANTE. O Swift Sport é uma proposta muito dinâmica, embora aposte mais na agradabilidade de condução do que nas performances. O motor mostra o seu maior potencial na resposta aos regimes intermédios, onde responde com uma vivacidade, superando o que encontramos na maioria dos concorrentes.

A caixa manual de seis velocidades foi, como não podia deixar de ser, escalonada com a mesma orientação. É rápida e precisa, oferecendo um grande dinamismo, mas a sexta velocidade acaba por ser mais longa para privilegiar os consumos.

Quem quiser tirar partido da qualidade do chassis e da eficácia da suspensão, que permitem manter ritmos de condução elevadas nas estradas secundárias mais sinuosas, terá de "pagar" consumos que começam nos 7.0 litros/100 km. Mas, em ritmo de passeio, também conseguimos andar à volta dos 6,0 litros/100 km.

O problema está no pé direito no acelerador e é esse o problema do Swift Sport: desafia o condutor. Não é um desportivo "da verdade", mas é brilhante ao nível do comportamento e curva. A direcção é "soft", mas muito rápida e precisa e os travões, que parecem pacíficos, respondem com toda a agressividade às solicitações mais violentas. E é este "pacote" que faz o prazer da condução...

FICHA TÉCNICA
Motor: 1.4 turbo
Cilindrada : 1.373 cc    
Potência: 140 cv/5.5500 rpm
Binário máximo: 230 Nm/2.500-3.500 rpm
Velocidade máxima: 210 km/h
0 a 100 km/h: 8,1 s
Consumo médio: 5,6 l/100 km
Emissões de CO2: 125 g/km
Preço desde: 21.382 €

+ COMPORTAMENTO. Pode não ser um desportivo assumido, mas é uma proposta à medida de quem gosta de conduzir.
- NOTORIEDADE. A Suzuki tem de reconquistar uma imagem que já teve e propostas como o Swift Sport podem ser importantes.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Utils/
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.