Pesquisa
Ensaio
SEAT Leon Cupra R ST: já guiámos a nova carrinha de 300 cv
11:51 - 17-03-2019
 
Fomos a Barcelona guiar o novo SEAT Leon Cupra R ST de 300 cv
SEAT Leon Cupra R ST: já guiámos a nova carrinha de 300 cv

Cupra é hoje uma marca autónoma, mas ainda continua a ser a referência do carácter dinâmico dos SEAT, criando propostas mais "picantes", como o novo Leon Cupra R ST que fomos descobrir em Barcelona.

É uma carrinha apimentada para quem precisa de espaço para a família, mas não prescinde de performances elevadas e de uma imagem desportiva. Já está disponível para encomenda, mas ainda não há preços para o nosso país.

SEAT Leon Cupra R ST: já guiámos a nova carrinha de 300 cv

DESIGN. O estilo tem tudo a ver com o ADN Cupra e, se não fosse o grande "S" em cor de cobre na grelha dianteira, poderia figurar lado a lado no catálogo da nova marca com o Cupra Ateca. Mas o "S" não engana. Apesar das jantes de 19 polegadas, com pinças de travão Brembo e um "kit" aerodinâmico muito completo, este é um SEAT.

As grandes tomadas de ar dianteiras sublinham a imagem. O "splitter" frontal e a asa traseira, as "saias" laterais e o difusor posterior em carbono fazem a diferença face aos desportivos deste segmento. Isso ainda é mais evidente em presença de uma carrinha, que garante toda a funcionalidade que se espera de um veículo com estas características.

HABITÁCULO. O carácter familiar passa pelo habitáculo espaçoso que todos reconhecemos aos Leon ST e pela bagageira com 587 litros de volume, que podem chegar ao 1.470 litros, com o rebatimento  dos bancos posteriores.

Mas o ambiente interior é marcado por pormenores que sublinham a imagem desportiva. Isso é evidente no design das entradas de ar, na consola central e sobretudo nos bancos desportivos com a zona central em alcantara, o mesmo material que encontramos no comando da caixa manual e na coroa do volante.

O painel de instrumentos é um ecrã digital de 12,3 polegadas (configurável a gosto) que está associado com o ecrã central de 8,0 polegadas ligado às funções de info-entretenimento.

MOTOR. O quatro cilindros TSI de 2,0 litros de cilindrada oferece, neste caso, 300 cv. Está associado à caixa automática DSG sete velocidades com dupla embraiagem e toda a potência é colocada no chão pela tracção total permanente 4Drive.

Num desportivo, o "launch control" é fundamental e com ele é possível passar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, numa proposta onde a velocidade máxima está limitada a 250 km/h.

AO VOLANTE. Guiámos o Leon Cupra R ST e temos de admitir que gostámos. Graças a um binário de 400 Nm (constante entre as 2.000 e as 5.200 rpm), é possível manter um ritmo vivo, mesmo quando a sequência de curvas começa a criar arritmias cardíacas nas estradas secundárias mais sinuosas.

Após qualquer hesitação no acelerador na abordagem de uma curva, a resposta é rápida na reaceleração à saída. A resposta do motor é muito elástica e isso ficou bem evidente numa estrada secundária (fechada ao trânsito) onde guiámos este SEAT.

Só nestas condições é possível andar verdadeiramente depressa e analisar as diversas propostas disponíveis no campo dos modos de condução reguláveis com o sistema "Dynamic Chassis Control".

O "Comfort" é ideal para o dia-a-dia e viagens – gostámos. O modo "Sport" sublinha o dinamismo que pode ser radicalizado com a opção "Cupra" para uma condução verdadeiramente agressiva onde tudo se altera, desde a direcção à suspensão e resposta do motor ao acelerador. Com a opção mais desportiva fica evidente o desempenho do chassis, onde também é evidente um upgrade.

SEAT Leon Cupra R ST: já guiámos a nova carrinha de 300 cv

A SEAT mostrou grande atenção em todos os detalhes, o que é bem evidente na opção do camber (inclinação do eixo das rodas) ligeiramente negativo nos dois eixos, para garantir um maior apoio lateral, potenciando a estabilidade direccional. Favorece a inserção em curva, mesmo a velocidades mais optimistas. A sub-viragem, tradicional dos 4x4, não é evidente e a estabilidade da traseira é inquestionável, mesmo quando é necessário recorrer ao travão para uma pequena correcção de última hora.

Tudo isto contribui para garantir a confiança de um condutor que gosta de andar (muito) depressa. O Leon Cupra R ST é previsível e reactivo com uma direcção que permite "sentir" a estrada. Há sempre alguma reserva de potência e, quando esta faz falta, chega depressa quando é chamada pelo acelerador. Os travões são potentes e não acusam grande fadiga com o aquecimento.


FICHA TECNICA

Motor: 2.0 TSI

Cilindrada:1 984 cc

Potência máxima: 300 cv/5.300-6.500 rpm

Binário máximo: 400 Nm/2.000-5.200 rpm

Velocidade máxima: 250 km/h

0 a 100 km/h: 4,9 s

Consumo médio: 7,1 l/100 km

Emissões de CO2: 161 g/km

Preço: Não divulgado

+ POLIVALÊNCIA. O carácter vincadamente desportivo de um modelo à medida do prazer de condução é compatível com as exigências de um familiar.

- FISCALIDADE. Na Europa este tipo de propostas tem um preço aliciante. Em Portugal a fiscalidade torna-os proibitivos...
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.