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Ensaio
RENAULT MÉGANE R.S.: ao volante do desportivo de 280 cv
12:18 - 01-11-2018
 
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RENAULT MÉGANE R.S.: ao volante do desportivo de 280 cv

A terceira geração do Renault Mégane R.S. está no mercado com um motor 1.8 turbo de 280 cv, o mesmo que está disponível no Alpine A 110. Mas pesa mais 340 kg e isso faz uma grande diferença…

DESIGN. A imagem não engana. O imponente "spoiler" dianteiro com amplas tomadas de ar e o difusor traseiro que integra a saída de escape em posição central vincam o estilo de um Mégane onde se destacam as largas cavas das rodas (+60 mm à frente e +45 mm na traseira), que permitem montar jantes com 18 polegadas (19 em opção), deixando ver as volumosas pinças dos travões e os travões de disco com 350 mm à frente e 290 mm na traseira. Todas estas alterações visam potenciar a eficácia aerodinâmica e o comportamento dinâmico.

HABITÁCULO. O interior é menos exuberante. A diferença passa pelos detalhes específicos, sublinhados por toques de vermelho e sobretudo pelas volumosas baquets dianteiras em alcantara, que garantem todo o apoio e a envolvência necessária. Elas roubam algum espaço na traseira, mas quem se preocupa com isso num automóvel com estas características?...

MOTOR. O motor 1.8 Turbo debita 280 cv de potência e, tanto ou mais importante do que isso, são os 390 Nm de binário sempre presentes entre as 2.400 e as 4.800 rpm. É uma larga margem de utilização, que garante a elasticidade nas respostas a qualquer momento.

Na fase de lançamento este motor esteve associado a uma caixa automática EDC 6 de dupla embraiagem (desde 40.480 €), mas brevemente também vai contar com uma caixa manual de seis velocidades (a partir de 38.780 €). A diferença de preço são 2.700 €, mas num desportivo com estas características a caixa automática vale o que custa.

CHASSIS. A rigidez estrutural e a regulação da suspensão permitem digerir o aumento de potência desta proposta desportiva. Mas o mais importante, são as "rodas direccionais", que podem alterar o ângulo de acordo com as necessidades e sem que o condutor se aperceba: até aos 60 km/h (100 km/h no modo Race) giram na direcção oposta da curva, para garantir a agilidade, e na mesma direcção quando a velocidade é superior, para potenciar a estabilidade.

AO VOLANTE. O compromisso entre o conforto e as exigências de uma condução desportiva merece aplausos. Isso é tão evidente na estabilidade direccional como na tracção desde tracção à frente, mesmo sem diferencial (disponível na opção Cup).

Os batentes hidráulicos da suspensão filtram as irregularidades do piso e isso é tão verdade no modo de condução "Comfort", que convida ao passeio, como nos modos Sport e Race, que tornam a suspensão mais dura e seca privilegiando a adrenalina. Pode dizer-se que este Mégane e R.S. Falta o resto da frase é polivalente.

A suspensão, ajudada pelas rodas "auto-direccionais" (4Control, que varia milimetricamente o alinhamento), evitam o adornamento da carroçaria na inserção em curva, evitando o escorregamento do eixo dianteiro e permitem colar no chão toda a potência, em aceleração. Por isso a estabilidade direccional é excelente, chegando a digerir alguns excessos de optimismo do condutor.

Já não gostámos tanto da direcção. Admitimos que é rápida e precisa, mas também é algo desmultiplicada, retirando alguma sensibilidade nos modos de condução mais dinâmicos. Com eles o motor é muito rápido a subir de rotação. Com as excelentes patilhas colocadas atrás do volante, o Mégane R.S. é muito rápido em aceleração com as passagens de caixa sempre com o acelerador a fundo, mas também é eficaz e garante a confiança nas reduções mais violentas.

Falar de consumos num desportivo com estas características não faz grande sentido. Mas podemos dizer que é possível passear e realizar médias na casa dos 8,3 litros/100 km, mas também se pode ultrapassar os limites de velocidades legais, com uma condução agressiva, o que nos pode levar a valores de 16,8 litros/100 km ou até mais…

É por estas e por outras que gostamos tanto de automóveis como este Renault Mégane R.S.. Ele pode ser aquilo que quisermos que seja. Pode responder às necessidades do dia-a-dia, mas também pode abrir as portas de um circuito, para um "track day"…

Para quem pensa mais na pistas do que na estrada, a oferta passa por versões específicas, como a Cup, 30 kg mais leve, menor altura ao solo, amortecedores mais firmes e ainda um diferencial Torsen. Para quem tudo isto não é suficiente, a Renault propõe ainda a opção Trophy…

FICHA TÉCNICA

Motor: 1.8 turbo
Cilindrada: 1.798 cc
Potência máxima: 280 cv/6.000 rpm
Binário máximo: 390 Nm/2.400-4.800 rpm
Velocidade máxima: 250 km/h
0 a 100 km/h: 5,8 s
Consumo médio: 7,1/6,9*
Emissões de CO2: 161/155* g/km
Preço desde: 38.780 €/40.480 €*
(*) Com a caixa automática EDC

+ CHASSIS. A rigidez do chassis, a suspensão eficaz e o bom desempenho do sistema 4Drive garantem uma agilidade notável ao R.S. 

- DIRECÇÃO. A desmultiplicação é, quando a nós, excessiva e impede que o condutor "sinta" a estrada.

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