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Range Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cv

15:56 - 05-11-2017
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Range Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cvRange Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cv
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Range Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cv

"Velar" é uma palavra latina que significa "cobrir/esconder" e foi utilizada em 1969 pela Land Rover para esconder o primeiro protótipo do Range Rover. O nome caiu no esquecimento até ser recuperado para um novo modelo que talvez seja o mais elegante SUV disponível no mercado. Guiámos o Velar D300, não só o mais potente dos diesel com o motor 3.0 V6 de 300 cv, mas também o mais equipado, porque o "First Edition" tem quase tudo...

DESIGN. Já muito foi dito sobre a elegância do Velar, um modelo que se posiciona entre o Evoque e o Range Rover Sport na gama da Range Rover. A simplicidade das linhas fluidas marca uma imagem que não deixa ninguém indiferente. Na rua, basta olhar para as cabeças que se viram à sua passagem, e quando está estacionado a maioria vai "espreitar"...

Com 4,8 metros de comprido, é 43,2 centímetros maior do que o Evoque, mas apenas 4,7 centímetros mais curto do que o Range Rover Sport. O perfil estilo coupé, com um tejadilho que desce na direcção da traseira, estendendo-se por uma asa aerodinâmica, marca o carácter desportivo sem condicionar o espaço em altura para os ocupantes dos bancos posteriores. Depois, as jantes que podem chegar às 22 polegadas sublinham o dinamismo.

HABITÁCULO. Os 2,874 metros de distância entre-eixos permitiram espaço no habitáculo e volume na bagageira, que oferece 673 litros de volume e pode chegar aos 1.731 litros com os bancos rebatidos (40:20:40). É muito, mas a Mercedes vai mais longe com o porta-bagagens do GLE.

À elegância feita de simplicidade não falta o requinte do couro e a nobreza das madeiras, evidentes no modelo ensaiado. Os bancos são do tipo poltrona, mas garantem um bom apoio lateral e lombar. Os dianteiros têm comandos eléctricos e funções de massagem, aquecimento e refrigeração. Os traseiros oferecem regulação da inclinação das costas e aquecimento. 

MULTIMEDIA. Na consola central há dois ecrãs tácteis de 10 polegadas, que permitem reduzir o número de botões e comandos. Os dois ecrãs tipo tablet dão origem a um sistema que a Land Rover apelidou de "Touch Pro Duo". Utiliza um processador Intel Quad Core, conta com um disco rígido (SSD) de 60GB e pode ser associado a redes 4G.

Range Rover Velar D300: já guiámos o “First Edition” de 300 cv

O ecrã superior gere o sistema de navegação, o áudio e o Bluetooth, que permite associar qualquer smartphone, e ainda garante as imagens da câmara traseira ou das câmaras que oferecem uma visão a 360 graus à volta do Velar.

No ecrã inferior estão disponíveis os comandos relativos à condução, que vão desde o "Start/Stop" aos diversos modos de condução e aos controlos do sistema "Terrain Response", e ao auxiliar de condução, que abre as portas dos piores caminhos aos menos experientes na condução fora-de-estrada. Mas também garante a gestão das propostas de conforto, como o ar condicionado, ou para variar a climatização dos assentos.

Na base destes ecrãs surgem dois comandos giratórios que permitem regular as funções seleccionadas, seja a temperatura e fluxo da climatização ou o tipo de massagem garantida pelos bancos. 

O painel de instrumentos digital pode ter uma imagem tipo analógica, ou um ecrã de 12,3 polegadas configurável ao gosto do condutor. Está ainda disponível um "head up display" onde surgem informações sobre a sinalização vertical ou, numa utilização fora de estrada, a direcção das rodas, algo muito importante sobretudo quando há muita lama pela frente.

MOTORES. O Velar tem três opções a gasóleo e outras tantas a gasolina. Do lado dos diesel surgem os blocos 2.0 de 180 cv e 240 cv, para além do 3.0 V6 de 300 cv. No campo dos gasolina surgem o 2.0 litros de 250 cv e 300 cv, e o 3.0 V6 de 380 cv. 

O "First Edition" só é produzido com as versões mais potentes e a versão ensaiada contava com o pujante D300 diesel. Mas, mais impressionantes do que os 300 cv de potência são os 700 Nm de binário, disponíveis entre as 1.500 e as 1.750 rpm. O potencial deste motor é maximizado pela eficiência de uma caixa automática de oito velocidades.

AO VOLANTE. A Land Rover reduziu a altura ao solo do Velar para melhorar o comportamento em estrada, mas o sistema pneumático (de série, nos motores V6) garante a eficácia em estrada, baixando um centímetro sempre que se ultrapassam os 105 km/h, respondendo às exigências de uma condução mais agressiva. 

O condutor pode optar por um de três modos de condução: "Dynamic", "Eco" e "Comfort", naturalmente diferentes. A opção "Comfort" convida ao passeio e, se há algum rolamento da carroçaria em curvas mais apertadas, é fácil perceber até onde o chassis "dobra", antes de acelerar, para evitar o escorregamento das rodas dianteiras (subreviragem). No modo "Dynamic" o Velar é muito mais ágil, a direcção mais incisiva e a resposta do motor mais solicita.

Tudo está ligado, porque cada opção leva o sistema a assumir uma diferente altura ao solo. É assim em estrada e fora dela, onde também há três opções de acordo com o tipo de piso (neve/gravilha/relva, sulcos/lama ou areia). O Velar pode ter um aspecto "dandy" mas não teme os maus caminhos, mesmo com os seus enormes pneus de 22 polegadas. Experimentámos e ficámos convencidos.

Isto só é possível graças ao "Terrain Reponse 2" e ao "All Terrain Progress Control", que continuam a surpreender-nos. Podem ser uma ajuda tão importante no arranque a baixas condições de aderência como no controlo da descida dos maiores declives.

Para além disso, o "Intelligent Driveline Dynamics" (IDD) e o bloqueio dinâmico do diferencial traseiro permitem que o Velar seja uma referência ao nível das performances fora de estrada. Estamos convencidos que a esmagadora maioria dos compradores de um Velar não equaciona este tipo de utilização. Mas se o quiser fazer, pode ter a certeza que não fica mal na fotografia...

FICHA TÉCNICA

Motor: 3.0 V6

Cilindrada: 2.993 cc

Potência máxima: 300/4.000

Binário máximo: 700 Nm/1.500-1.750 rpm

Velocidade máxima: 241 km/h

0 a 100 km/h: 6,5s

Consumo médio: 6,4 litros/100 km

Emissões CO2: 167 g/km

Preço: 136.390,89 €

+ IMAGEM. A elegância começa por ser o grande trunfo deste SUV. Atrai as atenções onde quer que esteja e ninguém lhe fica indiferente. Para além disso, espaço, conforto e polivalência continuam a fazer parte dos argumentos deste modelo.

- FISCALIDADE. No nosso país, a política fiscal é aberrante. A altura do capot dianteiro ou o tipo de tracção não deviam ser argumentos para pagar mais. A Assembleia da República já o admitiu, mas nada aconteceu, e modelos como o Velar continuam estar condicionados à Classe 2.

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