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Porsche Panamera 4S Diesel

18:23 - 06-05-2017
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Uma berlina com motor Diesel! Se há alguns anos alguém pensava ser possível ter uma coisa destas com o emblema da Porsche! Não só é possível, como é um caso de sucesso e, convenhamos, foi feito à maneira da Porsche, levando aos limites todas as exigências, seja em termos de potência, dinâmica, espaço, conforto ou até requinte. Não será propriamente barato, infelizmente, mas o Panamera 4S Diesel é… uma experiência incrível!

DESIGN.
É sabido que era um dos "calcanhares de Aquiles" da primeira geração do Panamera, com aquela traseira demasiado "pesada" visualmente. Mas esta segunda geração está muito mais desportiva e "leve" – também está mais leve, mas já lá vamos… –, com a zona final do tejadilho 20 mm mais baixa a dar-lhe um visual mais desportivo e os faróis traseiros mais estreitos a comporem uma secção posterior mais harmoniosa e dinâmica. E isso tem influência crucial no visual geral do Panamera que ganhou aspecto mais dinâmico e emocional.

HABITÁCULO. A berlina Panamera mantém-se com uma configuração exclusiva de quatro lugares, apesar da pressão que os concessionários norte-americanos fazem para que a Porsche disponibilize versões com três lugares atrás. Mas assim perdem-se aquelas magníficas poltronas individuais, em que os passageiros são tratados de igual forma que os ocupantes dos lugares da frente, com enorme espaço para as pernas e até regulação dos encostos em três níveis.

À frente, o posto de condução é magnífico, com as regulações eléctricas de bancos e volante e permitirem encontrar facilmente a posição perfeita. Os comandos estão todos bem colocados, o volante tem uma pega perfeita, com as patilhas da caixa por trás, mesmo ao alcance dos dedos. A instrumentação tem agora um painel digital (Porsche Advanced Cockpit) e, no centro, o gigantesco ecrã de 12,3’’ onde se controla a navegação, os sistemas multimédia, mas também os modos de condução do Panamera, do mais confortável ao mais desportivo Sport Plus. Que também podem ser seleccionáveis no volante, num pequeno comando rotativo na zona inferior-direita.

A qualidade da montagem e do trabalho feito no revestimento em pele mostra bem a que patamar está esta berlina da Porsche! Estão plenamente justificadas as suas pretensões de concorrer com as berlinas mais luxuosas do mercado. O diabo é a extensíssima lista de opcionais (e os seus preços…) que fazem subir e muito o preço final para se ter o Panamera recheado… como ele merece! Por fim, refira-se que, nesta segunda geração, o ligeiríssimo aumento das dimensões exteriores do Panamera (em comprimento foram apenas mais 34 mm) permitiu que a bagageira ficasse com mais 50 litros, ou seja, com avantajados 495 litros de capacidade.

MOTOR.
Este é o Diesel mais potente alguma vez produzido pela Porsche, atingindo os 422 cv e os 850 Nm, ambos com valores constantes num alargado patamar de rotações, garantia de uma excelente utilização. O V8 4.0 tem turbo de geometria variável, injecção directa "common rail" e intercooler. A marca anuncia um consumo médio de 6,8 l/100 km e o depósito tem 75 litros, mas há um investimento que se tornar bastante interessante: por 123 € pode encomendar-se o Panamera com depósito de 90 litros, aumentando-lhe consideravelmente a autonomia!

AO VOLANTE. Ao fim das primeiras acelerações "valentes", em que tão grande berlina responde como se fosse… um 911, com a caixa automática de 8 velocidades a "despachar" mudanças de forma instantânea – o ponteiro das rotações quase nem cai! –, a velocidade a "disparar" por ali acima de forma fulminante e um som tão estimulante, tivemos de olhar bem para o conta-rotações. Sim, confirma-se, o "red-line" começa nas 5000 rpm, estamos mesmo ao volante de um Diesel! Porque nada no barulho do motor nos indica isso e o fulgor desportivo de todo o carro dá-nos a sensação de se tratar de uma versão com um puxado motor a gasolina…

A agilidade de tão grande berlina (5,059 m!) é outra coisa que não deixa de nos surpreender, embora este 4S Diesel experimentado tivesse não só a suspensão activa PASM (2207 €), mas também uma das novidades desta segunda geração do Panamera, o eixo traseiro direccional que "joga" na perfeição com a direcção assistida Plus (2115 €). É muito dinheiro, mas faz o milagre de colocar uma berlina do arcaboiço do Panamera a curvar com a precisão, a estabilidade e quase com a agilidade de um desportivo do calibre do 911!

Ou seja, apesar da sua grandiosidade, o Panamera 4S Diesel é um verdadeiro Porsche quando se pretende fazer uma condução desportiva. Mas, depois, é também uma berlina que joga na "liga" dos grandes Mercedes ou BMW no que respeita ao conforto, espaço e requinte interior, bastando seleccionar o modo mais confortável da suspensão. O elevadíssimo binário do Diesel permite rodar em regimes muito baixos, diminuindo o ruído para níveis que o tornam extremamente agradável.

CONCLUSÃO. É verdade que o 4S Diesel de 422 cv custa mais 20 mil euros que o 4S a gasolina, de 441 cv. Mas consegue consumos incomparavelmente mais baixos, para prestações praticamente iguais. Certo que quem compra carros destes pode não estar preocupado com o preço do combustível, mas ficará incomodado por ser obrigado a parar muito mais vezes para abastecer, o que não acontece no 4S Diesel, sendo essa a grande vantagem deste carro que parece não ter defeitos… A não ser, claro, o seu preço! Mas, aí, ambas aquelas versões ficam em xeque quando a Porsche propõe o Panamera 4 E-Hybrid de 462 cv por 117 mil euros, menos 20 mil que o 4S e menos 40 mil que o 4S Diesel…

Ficha Técnica

Motor

V8 4.0 Diesel

Cilindrada (cc)

3 956

Potência máxima (cv/rpm)

422/3 500 – 5 000

Binário máximo (Nm/rpm)

850 Nm/1 000-3 250

Velocidade máxima (km/h)

285

0 a 100 km/h (s)

4,5 (4,3 em Sport Plus)

Consumo médio (l/100 km)

6,8

Emissões CO2 (g/km)

178

Preço desde (€)

157.376

Preço modelo ensaiado (€)

190.247

+ AUTONOMIA. Pode parecer estranho destacarmos este ponto num Porsche, mas este 4S Diesel faz, em termos de dinamismo, conforto e requinte, o mesmo que o 4S de 441 cv. Consegue é fazê-lo durante muito mais tempo sem ter de ir à bomba!

- TÃO LONGE... Num mundo perfeito, todos deveríamos poder gozar a sublime experiência de guiar ou viajar num carro destes! Mas, por aquele preço, torna-se apenas um sonho longínquo para a maioria…

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