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Novo Ford Mustang 2.3 EcoBoost em ensaio

16:06 - 01-04-2018
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O Ford Mustang tem tudo a ver com a paixão pela diferença e pelo "american way of life". Depois, tem o apelo da magnificência dos motores V8 e o seu ronco que faz vibrar os sentidos de qualquer apaixonado. Mas o Ford Mustang 5.0V8 tem um preço aberrante em Portugal, devido à fiscalidade. Por isso, a única alternativa passa pelo 2.3 EcoBoost com um motor de quatro cilindros...

MOTOR DO FOCUS RS. Podem ter a certeza de que não é a mesma coisa. Um tem 290 e o outro 450 cv, mas o estilo é o mesmo e o 2.3 EcoBoost custa menos 40 mil euros. E isso, faz toda a diferença. Mas não podemos esquecer que o 2.3 Ecoboost é um bloco com "pedigree". 

Basta dizer que é o mesmo quatro cilindros que equipa o Ford Focus RS. Perdeu cerca de 26 cv para respeitar as normas de emissão de poluentes, mas ganhou uma nova caixa automática de 10 velocidades que vai coexistir com a caixa manual de seis, mas custa mais 5 230 euros. 

TRANSMISSÃO. Esta caixa automática tem um objectivo evidente: reduzir consumos e as emissões. E, se por um lado temos de admitir que funciona, por outro achamos que são velocidades a mais...

Em modo 100 por cento automático o sistema entra em "ebulição" nas subidas e descidas de velocidade com uma condução mais agressiva nas estradas sinuosas por onde andámos. Quando se opta pelo comando manual, com as patilhas atrás do volante, ele não é suficientemente rápido para engrenar uma mudança abaixo, quando ela é necessária para partir para uma ultrapassagem ou na abordagem de uma curva mais "manhosa" do que parecia. 

Em estrada aberta, quando se pode dar liberdade ao acelerador tudo decorre na maior perfeição. É este o território dos americanos...

PERFORMANCES. É certo que o 2.3 EcoBoost é o irmão mais frágil da família Mustang. Não se podem esperar as acelerações brutais disponíveis no 5.0 V8, mas esta proposta é mais do que honesta. 

Há 440 Nm de binário disponíveis, logo às 3 000 rpm, quando os 520 Nm disponíveis no 5.0V8 só surgem às 4 600 rpm. A potência a baixo regime garante o prazer de condução, sem o exacerbar, e permite chegar aos 100 km/h em 5,5/5,8 segundos, de acordo com a caixa de velocidades, e atingir os 233 km/h.

CHASSIS. A Ford trabalhou muito ao nível do chassis. Adoptou uma nova barra transversal traseira e barras estabilizadoras mais grossas. A regulação dos amortecedores de série foi alterada para potenciar a dinâmica de condução e, em opção, oferece um sistema adaptativo magnético (2 236 €), que até aqui apenas estava disponível no mercado americano em versões tão radicais como o Shelby GT350.

Temos de considerar que, globalmente, o resultado foi positivo. É certo que, com os modos de condução mais dinâmicos, a suspensão fica algo seca, mas em estrada aberta ou em auto-estrada há uma excelente compromisso entre o conforto e o dinamismo da condução. 

Gostámos, mas não podemos esquecer que utilizámos uma unidade equipada com os amortecedores do sistema magnético MagneRider (opcional), que faz toda a diferença.

HABITÁCULO. Quem espera pelo cheiro a couro, o toque de madeiras ou a imagem do carbono, esqueça lá isso. O Mustang tem uma ligeira evolução ao nível da qualidade do habitáculo, mas continua a ser um americano puro e duro. O cliente pode optar por vários "Packs" de equipamento com preços que vão dos 2 643 € aos 3 151 € e incluem detalhes em alumínio nas portas, elementos em alcantara nos forros e nos bancos de série, aplicações em carbono (1 067 €) ou bancos Recaro (2 084 €) em couro com cores específicas (negro, azul ou vermelho).

O ecrã central continua a ter oito polegadas, mas o sistema de controlo foi evoluído e passou a contar com comando por voz (SYNC3) compatível com os sistemas Android e Apple Car Play (1.321 €). O painel de instrumentos é um ecrã digital de 12,3 polegadas, onde o grafismo e as informações variam de acordo com o modo de condução seleccionado ou a decisão do condutor.

Ficha técnica

Motor : 2.3 EcoBoost

Cilindrada: 2 261 cc

Potência máxima: 290 cv/ 5 400 rpm

Binário máximo: 440 Nm/3 000 rpm

Velocidade máxima: 233 km/h
0 a 100 km/h: 5,5 segundos

Consumo médio anunciado: 9,1l/100 km

Emissões de CO2: 200 g/km

Preço desde: 54.119 € (Coupé) e 56.552 € (cabrio)

+ EVOLUÇÃO. O chassis tem uma suspensão mais eficaz, os travões inspiram confiança para quem gosta de andar depressa.

- FISCALIDADE. Só os impostos explicam 40 mil euros de diferença entre o 2.3 e o 5.0V8, que paga 58 442 de alcavalas, atirando o preço para os 94 526 euros.

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