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Ensaio
Nissan Micra: guiámos o novo 1.0 de 100 cv e descobrimos a versão de 117 cv
10:58 - 01-02-2019
 
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O Micra pouco se alterou, mas está muito diferente. As novas normas restritivas ao nível da medição dos consumos e da emissão de poluentes levaram a Nissan a reformular as suas propostas diesel e o importador nacional a abdicar da venda da proposta diesel, que teria um peso exagerado devido à fiscalidade.

O modelo foi apresentado em 2017 e ainda é cedo para avançar com um "restyling". A imagem não se alterou mas a gama de motores foi profundamente remodelada ao nível da oferta a gasolina. O antigo bloco de três cilindros com 898 cc de cilindrada sofreu uma evolução profunda. Passou a ter 1.0 litros de cilindrada e, graças a um turbo, oferece 100 cv e 160 Nm de binário, o que equivale a dizer que ganhou 10 cv de potência e 10 Nm de binário.

Seja porque os motores sobrealimentados são menos ruidosos ou porque a insonorização foi melhorada, há uma evolução a este nível. Esta proposta, cujo preço começa nos 16.350 euros, é muito mais apelativa do que a 1.0 IG de 71 cv (15.500  euros) que continua a estar disponível e talvez valha a pena pagaram mais 850 euros.

O novo motor turbo está a associado a uma caixa manual de seis velocidades, mas também passa a contar com uma oferta com caixa automático por mais 1.200 euros. É certo que estamos a falar de uma CVT de variação contínua e também é verdade que a Nissan evoluiu muito esta transmissão, mas a CVT não é uma automática "da verdade" e, apesar de ser uma solução mais barata, está a anos-luz das propostas automáticas de dupla embraiagem...

A evolução das motorizações vai ainda mais longe. Para além do motor 1.0 IG de 100 cv, passa a estar disponível também um DIG-T de 117 cv, desenvolvido em parceria entre a Mercedes e a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi (desde 17.300 euros).

No interior a mudanças são mínimas, mas houve um "upgrade" do sistema telemático onde o info-entretenimento passou a ser associável aos sistemas Apple CarPaly e Android Auto, que permitem a permuta de dados/APPs com qualquer smartphone. Também passou a estar disponível a navegação Tom-Tom com informações de trânsito.

A imagem do Micra mudou pouco, mas a oferta passou a contar com uma "linha" com um aspecto mais dinâmico, a exemplo do que acontece com os Ibiza FR ou os Ford Focus ST. É uma mera operação de maquilhagem, mas faz a diferença. Chama-se N-Sport e, para além de vários detalhes na carroçaria, conta com um interior onde os forros e estofos combinam a pele e alcantara.

Esta opção está disponível tanto com os motores 1.0 IG de 100 cv (19.150 euros) como com o DIG-T de 117 cv (20.100 euros) e, quem quiser juntar a esta opção o sistema audo Bose e o sistema Nissan Connect, terá de pagar mais 500 euros.

Guiámos e gostámos do novo motor 1.0 IG. É mais dinâmico e a partir das 1.600 rpm até é capaz de surpreender com as suas reacelerações. É verdade que é sensível ao peso do pé do condutor no acelerador, mas é sempre assim com os motores de três cilindros, que tanto podem fazer médias de 5,0 litros/100 km como quase duplicar esse valor...

Num breve contacto com o DIG-T de 117 cv gostámos do seu desempenho. Mas este não é um desportivo, apesar de ser bem agradável conduzi-lo em percursos sinuosos, onde a qualidade do chassis ajuda a manter ritmos elevados.

PREÇOS

1.0 IG – 71cv: 15.500 €

1.0 IG-T – 100 cv:16.350 €

1.0 DIG-T – 117 cv: 17.300 €

N-SPORT 1.0 IG-T – 100 cv:19.150 €

N-SPORT DIG-T – 117 cv:  20.100 €
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