Pesquisa
Ensaio

Nissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimos

19:13 - 11-10-2019
 
Nissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimos
Nissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimosNissan Juke está melhor do que nunca e nós já o conduzimos

Estivemos em Barcelona a conhecer o novo Nissan Juke e já conduzimos, finalmente, a segunda geração do crossover japonês. Cerca de um mês depois de o termos visto pela primeira vez, pudemos finalmente "deitar-lhe as mãos" e assumir o volante, pelo que já estamos em condições de lhe contar todos os segredos do modelo com que a Nissan quer voltar a ‘atacar’ o Top-3 do segmento dos B-SUV.

Tal como Marco Toro, Director Geral da Nissan Iberia, contou durante a apresentação do modelo, este "é o evento mais importante do ano para a Nissan", que já definiu o objectivo para o primeiro de vendas completo no mercado nacional: 3 mil unidades.

A renovação do Juke já se pedia há muito, ou não estivéssemos nós a falar de um modelo com 9 anos de idade. A Nissan levou-o até onde conseguiu mas percebeu que precisava de um automóvel totalmente renovado para voltar a atacar um segmento que a própria criou, ao lançar o Juke original. O resultado é um Juke totalmente novo, mais crescido, mais tecnológico e com credenciais dinâmicas reforçadas. Nós já o conduzimos e contamos-lhe tudo o que precisa de saber.

Imagem mais musculada e com ‘look’ coupé

O milhão de unidades vendidas do primeiro Juke - cerca de 14 mil em Portugal - prova que a imagem arrojada e distinta foi muito bem recebida pelo público e isso ‘obrigou’ a Nissan a manter-se fiel a essas linhas. Não estamos com isto a dizer que este Juke é igual ao antecessor, muito pelo contrário, mas há vários pontos em comum, a começar pelos grupos ópticos dianteiros, que apesar de terem sido redesenhados e de contarem, de série, com tecnologia Full LED, nos remetem de imediato para o Juke original. O mesmo serve para a restante dianteira, com especial destaque para a grelha V-Motion, que agora liga as duas ópticas frontais.

Mas apesar das semelhanças, este Juke representa uma enorme evolução visual e isso é notório a vários níveis. De perfil, por exemplo, percebemos que a nova linha do tejadilho lhe confere um ‘look’ vincadamente mais desportivo, quase como se de um coupé se tratasse. Tudo isso é acentuado pela nova pintura bitonal - outra novidade do novo Juke, que permite combinar a cor da carroçaria com um tom distinto do tejadilho.

No geral, a imagem está muito mais musculada e a presença em estrada foi acentuada. A culpa é, em grande parte, das vias dilatadas e da linha lateral que evoluiu para a secção traseira, dando origem a uma espécie de ‘spoiler’. Isto já para não falar das jantes de 19 polegadas (de série nas versões Tekna e N-Design) que equipam este modelo, outro detalhe que ajuda a vincar a desportividade de um modelo que cresceu em comprimento e em largura, decisão que tem reflexos muitos positivos na habitabilidade do interior.

Interior mais premium

A primeira coisa que reparamos quando entramos no novo Juke é nos acabamentos. A Nissan investiu muito tempo (e dinheiro!) neste campo e os resultados estão à vista. É certo que continuamos a contar com plásticos duros no habitáculo, mas a Nissan fez questão de os esconder (apenas) na zona superior dos painéis das portas e na zona inferior do tablier.

Por outro lado, todos os restantes materiais são muito agradáveis ao toque e ajudam a criar a sensação de um veículo premium. Aliado a tudo isto, a Nissan equipou este Juke com um volante desportivo (recortado na base), com bancos com enorme apoio lateral e com apoio de cabeça incorporado e com uma consola central totalmente renovada, onde agora encontramos o botão Start/Stop, o botão D Mode (para alternar entre os três modos de condução disponíveis: Normal, Eco e Sport) e a alavanca das mudanças (muito alta no caso das versões com caixa manual).

As maiores dimensões também se fazem notar na traseira e isso permitiu à Nissan acabar com três dos maiores problemas na geração anterior do Juke: o espaço para os passageiros dos bancos traseiros, o acesso ao habitáculo a partir das portas traseiras e a capacidade da bagageira.

Tudo isto mudou e este Juke oferece muito mais espaço para quem viaja atrás, quer ao nível dos joelhos quer ao nível da altura da cabeça. Sentados nos bancos traseiros deste Juke é difícil encontrar diferenças para o seu irmão mais velho, o Qashqai, e isso é o maior elogio que podemos fazer a um modelo que agora conta com a segunda maior bagageira do segmento, com 422 litros de capacidade, um número que representa uma evolução de 20% por comparação com o Juke da primeira geração.

Tecnologia para todos

A Nissan diz que este é o carro mais conectado que alguma vez mostrou na Europa e nós acreditamos. Graças a um cartão e-SIM, este Juke pode estar sempre ligado à internet e transformar-se num hotspot, sendo que isso permite, igualmente, actualizações remotas, mapas e tráfego ao vivo, aceder a um histórico de condução ou fazer um "tracking" do veículo em caso de roubo.

A juntar a isto, a marca japonesa passou a oferecer um painel de instrumentos digital com 7 polegadas (de série nas versões N-Connecta, Tekna e N-Design) e um ecrã central com 8’’, sendo que este último assume as funções de terminal multimédia e permite a integração de serviços como o Apple CarPlay, o Android Auto e o Google Home Assistant. Este último é um cartão de visita notável, já que permite, via smartphone, enviar percursos directamente para o automóvel, ou consultar, por exemplo, a pressão dos pneus.

Esta última possibilidade pode ser feita através da nova App Integrada do Juke, que ainda permite fecho remoto, luzes e buzinas remotos, localizador do veículo ou estado do veículo.

Tal como já acontece com o Leaf, o novo Juke está equipado com a mais recente versão do Nissan ProPILOT, serviço semi-autónomo que permite assumir o controlo da direcção, do acelerador e dos travões. Este sistema ajuda o condutor a permanecer centrado na faixa escolhida, a controlar a velocidade e a distância para o carro da frente e conta com "Start/Stop" automático no trânsito.

Por fim, somos obrigados a destacar e a elogiar o sistema de som BOSE Personal Plus, um conjunto de altifalantes embutidos nos encostos de cabeça e que permitem criar um som muito envolvente. 

Gama faz-se com um único motor a gasolina

Tal como já lhe tínhamos dito no momento da apresentação estática, o novo Nissan Juke vai chegar ao mercado com uma motorização única. Falamos de um bloco a gasolina de três cilindros, turboalimentado e com 1.0 litro de capacidade que debita 117 cv de potência e 180 Nm de binário máximo. Em função de "Overboost" o Juke conta com 20 Nm adicionais durante 25 segundos mediante a aplicação da aceleração máxima. Esta função só é aplicada a partir da segunda velocidade.

Este motor pode ser associado a dois tipos de transmissão, uma caixa manual de seis velocidades e a uma caixa automática DCT de sete relações. Com a primeira, a Nissan reivindica um tempo de 10,4 segundos no exercício dos 0 aos 100 km/h. No segundo, o mesmo registo é cumprido em 11,1 segundos. Em ambos os casos a velocidade máxima está fixada nos 180 km/h.

A marca nipónica garante que a aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em 10,4 segundos e que este motor permite uma diminuição de 30% de emissões de CO2 por comparação com o modelo original. A versão com caixa manual apresenta 135 gramas de emissões de CO2 por cada 100 km, sendo que este número sobe para as 138 gramas na versão com caixa DCT.

Questionados sobre a ausência de uma proposta diesel, os técnicos da Nissan defendem-se com um argumento que deixa pouca margem para dúvidas: "esta motorização a gasolina cobre 73% do mercado…", sendo que a tendência é que este número ainda venha a subir, dadas as quebras registadas nas vendas de motorizações diesel.

Dinamismo e conforto ao volante

O novo Nissan Juke assenta na plataforma CMF-B, a mesma que encontramos em modelos como o novo Renault Clio ou o novo Captur. Esta plataforma permitiu uma poupança de 23 quilos, apesar de garantir uma maior segurança e uma maior rigidez torcional.

Tudo isto tem um impacto muito positivo no comportamento em estrada deste Juke, que se revelou muito equilibrado nos percursos mais técnicos por onde o levámos. É fácil colocar a frente onde queremos e isso faz com que este Juke se revele muito agradável e divertido de conduzir, mesmo a regimes mais elevados.

Quanto aos consumos, que no fundo são um dos motivos que levou a Nissan a optar por uma motorização tricilindrica a gasolina, podemos dizer-lhe que na versão com caixa automática DCT7 conseguimos andar na casa dos 6,8 l/100 km, em auto-estrada e sempre a cumprir os limites. Por outro lado, conseguimos aproximar-nos dos 6 litros por cada 100 km percorridos na versão equipada com caixa manual.

Quando chega e quanto vai custar?

O Nissan Juke está disponível para encomenda desde Setembro mas as primeiras unidades só vão chegar aos clientes em Novembro, com preços a começar nos 19.900 euros, valor que desde para os 16.400 euros com a campanha de lançamento da marca no nosso país.

Nissan Juke Visia - 19.900 euros
Nissan Juke Acenta - 21.050 euros
Nissan Juke N-Connecta - 22.600 euros
Nissan Juke N-Design - 24.400 euros
Nissan Juke Tekna - 24.400 euros

Haverá ainda uma versão especial de lançamento, denominada "Premiere Edition", que tem preços a começar nos 27.200 € para a versão com caixa manual e nos 28.700 € para a versão com caixa DCT.

Esta variante tem por base o nível de equipamento N-Design mas acrescenta pintura bitonal, jantes de 19 polegadas N-Design, ProPILOT, embelezadores nas portas "Premiere Edition", interior em laranja e preto e logos comemorativos desta versão no exterior e no habitáculo.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.