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Nissan 370 Z Nismo de 344 cv em ensaio

14:34 - 15-08-2018
 
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O 370 Z é o herdeiro do 240 Z, que se afirmou entre 1970 e 1973. Estes desportivos da Nissan fizeram história e continuam a fazer a diferença num mundo em que a tecnologia ganha terreno face ao prazer de condução, conseguindo manter vivo o prazer de condução, que está em vias de extinção com o advento dos "auxiliares de condução" electrónicos.

DESIGN.
O 370 Z é um veterano do catálogo da Nissan e, se as versões de 2018 têm algumas alterações estéticas nas propostas Coupé (desde 60.100 €) e GT (a partir de 66.100 €), a versão Nismo, a mais "picante" (desde 71.500 €), manteve-se fiel à imagem original.

As cavas das rodas são mais largas e há detalhes que mostram os cuidados ao nível da aerodinâmica, patentes no volumoso spoiler anterior, na asa traseira que maximiza o apoio sobre o eixo posterior ou no difusor traseiro que permite escoar o ar que passa sob a carroçaria.

HABITÁCULO. O interior tem uma imagem vincadamente desportiva e um ambiente "vintage", marcado pelo rádio "à antiga" e por vários comandos, em contraste com o moderno ecrã digital táctil, que também está presente.

As "baquets" Recaro são uma mais-valia, apesar dos comandos manuais. Só há espaço para duas pessoas, mas a posição de condução merece aplausos. É fácil ajustar o banco e o nível do volante, permitindo ao condutor as melhores condições para "ir à luta", pois este 370Z exige muita "mão-de-obra". A bagageira pode parecer "mínima", mas oferece mais espaço do que se imagina. E, se é certo que nem toda a gente joga golfe, é bom saber que é possível transportar o saco e ainda sobra espaço para a roupa de um fim-de-semana...

MOTOR.
O bloco V6 de 3,7 litros de cilindrada é a grande mais-valia desta proposta. Os 344 cv de potência podem não ser um número impressionante, mas são mais do que suficientes para potenciar as emoções de quem está atrás do volante, ao mesmo tempo que o ronco do escape, amplificado pelas mega saída de escape, é um potenciador da adrenalina.

AO VOLANTE. Hoje em dia os automóveis estão cada vez mais autónomos e até já são capazes de seguir as faixas de rodagem, controlar a distância para os veículos que os precedem, travar quando acham que é importante e, ao mesmo tempo, não parar de avisar o condutor para riscos que a tecnologia considera "dramáticos" e que, na maioria das vezes, acabam por ser situações corriqueiras.

Mas este garante tudo o que está associado ao prazer de condução de muitas gerações. A suspensão é muito dura e, embora "saltitona" nos pisos irregulares, é um garante da estabilidade direccional. A direcção é tão pesada como incisiva, permitindo sentir a estrada e isso é tão bom como a embraiagem forte e os travões pesados.

Tudo isto vinca o verdadeiro carácter desportivo de um desportivo "à antiga" sem qualquer tipo de concessões ao nível do conforto. Esta não é uma proposta para quem gosta de andar a passear...

A nível pessoal, só temos que aplaudir o facto de ainda estarem disponíveis automóveis com estas características, num mundo onde se estão a banalizar os  
automóveis "inteligentes", cada vez mais autónomos. Sabemos que o futuro irá passar por estas propostas, e é por isso que, ainda no presente, já temos saudades do passado...

Ficha técnica

Motor: V6 
Cilindrada: 3 696 cc 
Potência máxima: 344 cv/7.400 rpm 
Binário máximo: 371Nm/5.200 rpm 
Velocidade máxima: 250 km/h 
0 a 100 Km/h: 5,2 s 
Consumo médio: 7,2 litros/100 km 
Emissões de CO2: 248 g/km 
Preço desde: 71.500 €

+ CARÁCTER. A imagem desportiva tem tudo a ver com o comportamento e as performances de um modelo que nos garante um prazer de condução que começa a estar em vias de extinção.
- IMAGEM. Caso se chamasse Porsche em vez de Nissan, não chegava para as encomendas...

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