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Mercedes S 450 Coupé em ensaio

14:01 - 12-05-2018
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A Classe S é o vértice da pirâmide do catálogo da Mercedes. Começa por ser um veículo tradicional de três volumes e quatro portas, à medida dos altos quadros do mundo dos negócios (e não só), mas também tem propostas para quem gosta de "fazer figura" e não tem necessidade de um veículo de quatro portas.

Este modelo surgiu em linha com as últimas alterações que a Mercedes introduziu na sua berlina topo-de-gama, quer em termos de imagem, quer ao nível do equipamento e tecnologia.

DESIGN. Um coupé é sempre uma forma de sublimar a elegância, mas não é fácil declinar uma berlina de prestígio num coupé.

A Mercedes partiu de um conceito transversal a toda a gama, mas apostou em detalhes capazes de fazer a diferença nas propostas mais desportivas. Podem ser detalhes e é lícito dizer que (também) este coupé foi desenhado a pantógrafo. Mas personalidade não lhe falta.

MOTOR. Muitos dos potenciais clientes de um S Coupé vão procurar as versões mais apimentadas, como o S 63 AMG (desde 228 mil euros) com 585 cv. É normal para quem a fonte da adrenalina está no pé que carrega no acelerador. Mas, para quem procura um bom compromisso entre performances e preço, o S 450 4MATIC (a partir de 133 mil euros) é uma excelente alternativa.

O 3.0 V6 oferece 367 cv de potência. Tem um sistema de "roda livre" que liberta o motor da caixa de velocidades para reduzir consumos. Não tem a explosão do V8 de 585 cv oferecidos pelo 63 AMG, mas a elasticidade a baixo regime merece aplausos logo às 1.600 rpm. É uma grande proposta para quem gosta de andar depressa, sabe tirar partido da qualidade do chassis e não prescinde do conforto. 

A velocidade está limitada aos 250 km/h, mas é capaz de chegar aos 100 km/h em 5,5 segundos e, numa viagem Lisboa/Porto, a cumprir as "tolerâncias" dos radares, registámos uma média na casa dos 10 litros/100 km, um valor que merece aplausos, embora seja muito fácil passar para níveis muito superiores com uma condução mais desportiva, em modo Sport, utilizando as patilhas colocadas sob o volante para maximizar as acelerações e reduzir o espaço de travagem nas reduções.  

TRANSMISSÃO. A tracção total permanente 4MATIC coloca toda a potência no chão, garantindo a melhor estabilidade direccional. A caixa automática de nove velocidades aproveita todas as rotações do motor de acordo com os vários modos de condução, que vão do conforto ao mais dinâmico.

HABITÁCULO. O ambiente é mais do que requintado, seja qual for a configuração adoptada e, se ainda não temos neste modelo as saídas de ar em forma de turbina, os dois ecrãs analógicos de 12,3 polegadas vincam a imagem tecnológica e permitem reduzir o número de comando dispersos pela consola central.

O volante multi-funções reúne a maioria dos comandos mais importantes e acaba por ter um funcionamento intuitivo com os seus "micro touch pads". Mas há tanta tecnologia que, ou o condutor perde algum tempo para perceber tudo o que lhe é oferecido, ou não tira o mínimo partido do que tem disponível.

CONFORTO. A qualidade da insonorização, o conforto dos bancos/poltronas dianteiros em pele (2.150 €), com todo o tipo de apoios e regulação, e a suspensão pneumática Airmatic (de série) sublinham a qualidade de vida a bordo. Este S 450 Coupé tem um habitáculo "top" de Classe Executiva.

É um coupé 2+2 e os bancos traseiros não oferecem o espaço que seria expectável, mas trata-se de um duas portas, pelo que os assentos traseiros são uma mera solução de recurso. Os 400 litros de volume da bagageira não impressionam e são apenas honestos num coupé com 5,03 metros de comprimento e 1,90 metros de largura.

AO VOLANTE. Apesar do volume da carroçaria, este coupé é muito ágil. Isso é bem evidente nas estradas mais sinuosas, onde a precisão da direcção e o bom equilíbrio da suspensão permitem adoptar ritmos mais agressivos sem que se note o adornamento da carroçaria.

Os travões são eficazes e não acusam o esforço quando solicitados de uma forma mais contínua, apesar do S 450 Coupé pesar 2,55 toneladas. Nem parece, porque mal se sente a inércia nas travagens mais violentas na abordagem de uma curva mais fechada.

Admitimos que esta proposta não está virada para os condutores mais agressivos, mas não temos dúvidas em afirmar que é uma excelente opção para quem gosta de andar depressa e não vai defraudar aqueles que têm prazer na condução desportiva. 

FICHA TÉCNICA

Motor: V6 Turbo

Cilindrada: 2 996 cc

Potência máxima: 367/6 000 RPM

Binário máximo: 500/1 600-4 000 RPM

Relação peso/potência: 6,96 kg/cv

Velocidade máxima: 250 Km/h (limitada)

0 a 100 Km/h: 5,5 s

Consumo médio: 9,2 l/100 Km

Emissões de CO2: 208 g/Kg

Preço da versão ensaiada: 163.273 €

+ ESTILO. A imagem elegante, o conforto e o comportamento dinâmico fazem a imagem deste coupé, que não sendo um desportivo impressionante, surpreende pelo desempenho.

- OPCIONAIS. O cliente tem direito a quase tudo o que quiser pagar. O nível de equipamento até é melhor do que é normal, mas a versão ensaiada custou 163.273 €, dos quais 25.181 € eram opcionais.
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