O Mercedes Classe C Coupé talvez seja um dos mais elegantes familiares que chegou ao mercado nos últimos tempos. Este modelo faz uma grande diferença face ao anterior, que pouco mais era do que um Classe C de duas portas.
A carroçaria cresceu em comprimento (95 mm) e largura (40 mm) e, com uma maior distância entre eixos, dilatou a habitabilidade e o conforto numa gama mais ampla nas propostas de motores, que começam nos 156 cv do C180 de 1.6 litros e chegam aos 510 cv do 5.5 V8 63 AMG.
Como diz o velho ditado, "no meio é que está a virtude" e quem procura aliar a paixão pela elegância deste coupé com a razão inerente ao preço, certamente poderá pensar em versões como o 220 d de 170 cv (cerca de 49 mil euros) ou o 250 d de 204 cv (perto dos 51 mil euros).
Coupé C 63s AMG. Quem aprecia grandes desportivos e não está interessado em dar nas vistas com a exuberância de um Porsche, tem uma solução nesta família Mercedes: o C Coupé 63 AMG.
A imagem não muda muito, apesar das grandes tomadas de ar, as cavas das rodas alargadas para permitem dilatar as vias e as jantes enormes com discos de travões formato XL chamarem a atenção.
Graças ao motor 5.5 V8 biturbo, este coupé é capaz de passar de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos. A caixa automática de sete velocidades AMG Speedshift MCT7 oferece vários modos de utilização: ECO, Confort, Sport, Sport + e ainda a
radical Race, que faz toda a diferença para quem arrisque a passagem por uma pista.
O motor, a transmissão, mas também a suspensão adaptativa (opcional) e as jantes de 19 polegadas foram desenvolvidas para maximizar as performances e o prazer de condução de um modelo onde os sistemas electrónicos são verdadeiras ajudas para controlar este monstro de força. Mas mesmo elas estão definidas para não terem um papel demasiado intrusivo, podem ser reguladas a gosto e, se permitem o escorregamento das rodas traseiras em aceleração até onde as arritmias cardíacas o permitirem, também podem ser "anjos da guarda" para evitar que isso aconteça.
Este Mercedes Coupé 63s AMG é um monstro de força, capaz de exigir tudo do condutor mais experiente, mas também pode ser controlado pelos mais calmos.
Admitimos que, no dia-a-dia, ninguém precisa de um automóvel com 510 cv de potência. Mas ainda bem que continua a haver quem os fabrique...
FICHA TÉCNICA
PREÇO BASE 115 000 €
MOTOR V8 bi-turbo
CILINDRADA 3 982 cc
POTÊNCIA MÁXIMA 510 cv/5 500-6 250 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 700 Nm/1 750-4 500 rpm
PESO/POTÊNCIA 3,38 Kg/cv
VELOCIDADE MÁXIMA 250 Km/h
0 a 100 Km/h 3,9 s
CONSUMO MÉDIO 8,6 l/100 Km
EMISSÕES DE CO2 200 g/Km