O Mercedes Classe C Coupé talvez seja um dos mais elegantes familiares que chegou ao mercado nos últimos tempos e faz uma grande diferença face ao anterior, que pouco mais era do que um Classe C de duas portas. A carroçaria cresceu em comprimento (95 mm) e largura (40 mm), e com uma maior distância entre eixos dilatou a habitabilidade e o conforto, mas isso já é conhecido e já foi aplaudido.
A gama tem vindo a crescer ao nível das motorizações e, se ainda haverá mais novidades nos próximos tempos, já há propostas que fazem pensar. Começam nos 156 cv do C180 de 1.6 litros e chegam aos 510 cv do 5.5 V8 63 AMG. Como diz o velho ditado, "no meio é que está a virtude", e quem procura aliar a paixão pela elegância deste coupé com a razão inerente ao preço, certamente poderá pensar em versões como o 220 d de 170 cv ou o 250 d de 204 cv). Ver
PREÇOS NOVOS.
Mas o carácter desportivo e alguma privacidade para quem não gosta de dar nas vistas, torna o C Coupé 63 AMG uma grande solução. O aspecto não é radical apesar dos detalhes poderem trair a imagem de um modelo que esconde um motor 5.5 V8 biturbo capaz de levar este coupé a atingir os 250 km/h muito depressa, já que pode chegar aos 100 km/h em menos de quatro segundos.
A caixa automática de sete velocidades AMG Speedshift MCT7 oferece vários modos de utilização: ECO, Confort, Sport, Sport + e ainda a radical Race, que faz toda a diferença para quem arrisque a passagem por uma pista.
O motor, a transmissão, mas também a suspensão adaptativa (opcional) e as jantes de 19 polegadas foram desenvolvidas para maximizar as performances e o prazer de condução de um modelo onde os sistemas electrónicos de condução são verdadeiras ajudas para controlar um monstro de força.
Mas mesmo elas estão definidas para não terem um papel demasiado intrusivo, permitindo o escorregamento das rodas traseiras em aceleração até onde as arritmias cardíacas o permitirem. Admitimos que ninguém precisa de um automóvel com 510 cv de potência, mas ainda bem que continua a haver quem os fabrica...
FICHA TÉCNICA
Motor: V8 bi-turbo
Cilindrada (cc): 3 982 cc
Potência máxima (cv/rpm): 510 cv/5 500-6 250 rpm
Binário máximo (cv/rpm): 700 Nm/1 750-4 500 rpm
Velocidade máxima (Nm/rpm): 250 Km/h
0 a 100 Km/h (s): 3,9 s
Consumo médio (l/100 km): 8,6 litros/100 km
Emissões de CO2 (g/km): 200 g/Km
Preço desde (€): 77 746 (carrinha)
+ POLIVALENTE. É um automóvel à medida de todos quantos gostam de viajar em família e não abdicam de um desportivo.
- OPCIONAIS. A história já é bem conhecida nas marcas alemãs: os extras são muitos e custam sempre bastante dinheiro.