Pesquisa
Ensaio
Mercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposição
11:58 - 11-08-2019
 
Mercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposição
Mercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposiçãoMercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio - luxo a céu aberto e com 612 cv à disposição

Sejamos sinceros, quem precisa de um descapotável luxuoso, com um motor V8 de 612 cv e que custa 284 mil euros? Ninguém. Esta é a verdade. Mas deixando o lado mais racional de parte, tudo muda de figura e é muito fácil afirmar que o Mercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio é um dos automóveis mais especiais que já conduzi.

Numa altura em que a administração da Daimler já fez saber que a próxima geração do topo de gama "S" pode não ter versão coupé ou cabriolet, este pode ser o último descapotável irracional (e dizemos isto como um enorme elogio) da marca de Estugarda.

E falamos em irracional porque este S 63 acaba por ser um exagero em muitos campos, a começar no conforto e no requinte do habitáculo, e acabando no "monstro" que vive debaixo do capot. Mas em momento algum isto é uma crítica, muito pelo contrário. Os dias que passámos com este modelo foram muito especiais. Mas a verdade é que do ponto de vista racional, este descapotável não faz sentido.

Escusado será dizer que comprar um automóvel, sobretudo para quem os sente e admira como algo mais do que um simples meio de transporte para ir do ponto A ao B, é um acto muito pouco racional e, por isso, tudo o que acabei de escrever acima deixa de valer. E neste caso, o S 63 é um "carrão" e passa a ser uma escolha certeira para quem procura um descapotável luxuoso e potente.

Mecânica de eleição

O maior trunfo deste modelo está escondido debaixo do capot. Falamos do motor V8 biturbo de 4.0 litros que produz uns assombrosos 612 cv de potência (entre as 5500 e as 6000 rpm) e 900 Nm de binário máximo (das 2750 às 4500 rotações). Este motor tem tudo o que se pede a um V8, desde potência a uma grande envolvente sonora, passando por uma enorme personalidade e uma resposta que deixa qualquer um em sentido.

Este motor está associado a uma caixa automática de nove velocidades e ao sistema de tracção integral 4MATIC+ da Mercedes, que consegue enviar até 100% da potência para um dos eixos. Esta versão não conta com modo de tracção traseira nem com diferencial autoblocante traseiro variável, com este trabalho a ser feito pela tecnologia, que recorre aos travões para fazer o trabalho de um autoblocante. Funciona? Sim, funciona!

A tecnologia tem um papel fundamental neste S 63, que exige muito (mesmo muito!) para ser levado ao limite. Apesar do desfile de números ser assustador, este S 63 é muito fácil de conduzir e de "domar", com o V8 a fazer com que este "monstro" de 2,2 toneladas saia disparado, mas sempre sob controlo. Se isto não chegar para o divertir, pode sempre desligar o controlo de tracção. Mas aí fica por sua conta!

Mais pesado que o "S" Longo

O S 63 descapotável obrigou a que a AMG acrescentasse vários pontos de reforço para suportar toda esta potência. O resultado é um peso de 2,2 toneladas, mais 105 quilos que o Mercedes Classe S Longo. Mas há mais diferenças para a restante gama "S", que absorve muito melhor as irregularidades da estrada. Não nos interprete mal, este S 63 é muito confortável, mas chegam mais vibrações ao habitáculo e aos bancos do que num Classe S "normal".

Este modelo está equipado com uma suspensão desportiva pneumática da AMG que permite vários tipos de afinações, desde uma configuração mais suave, denominado "Comfort", até uma afinação mais rígida, denominada "Sport+".

Quando entramos em curva a velocidades mais elevadas, sente-se o peso do S 63. Ainda assim, é possível metê-lo a escorregar de forma controlada, ainda que a "aventura" não dure muito. A explicação é simples. Quando as rodas traseiras escorregam a electrónica começa a desviar o binário para o eixo dianteiro, protegendo assim os travões traseiros e o diferencial. O eixo dianteiro puxa todo o carro para a frente e conseguimos recuperar logo a posição.

E por falar em travões, é um dos pontos em que é impossível dar nova máxima. Depois de algumas travagens mais agressivas, é fácil perceber que os travões se começam a "cansar" e que o cheiro a "travões derretidos" começa a fazer-se sentir. É um defeito mas está longe de ser um problema, basta que a Mercedes disponibilize um conjunto de travões carbo-cerâmicos.

Chassis mais curto das versões "S"

Esta versão conta com o chassis mais curto de todas as variantes da Classe S da Mercedes e isso nota-se no habitáculo. Os bancos traseiros estão longe de ser uma referência, ainda que sejam suficientes para acomodar dois adultos. Pedia-se mais algum espaço, mas com a capota recolhida e com o escape em modo "Sport+", nem nos lembramos destas pequenas coisas.

Quanto à bagageira, tem um volume de 350 litros, mais do que suficiente para as exigências que colocamos a um automóvel deste tipo. Mas o maior destaque são mesmo os bancos dianteiros, duas verdadeiras "poltronas" que nos agarram com o maior dos confortos.

Os acabamentos do habitáculo estão ao nível daquilo que encontramos em qualquer outro "S". Há muito pouco a apontar num interior tão luxuoso quanto este, marcado pela utilização de couro da mais elevada qualidade, de uma consola central muito larga e que forma uma espécie de cápsula em torno do condutor e claro, de uma consola multimédia marcada por dois "displays" de 12,3 polegadas.

Justificam-se os quase 300 mil euros?

O Mercedes-AMG S 63 4MATIC+ Cabrio está disponível no nosso país por um preço que começa nos 261.206 euros, mas a versão que conduzimos custa 284.327 euros. É uma pequena fortuna, mas este é o preço a pagar por um automóvel muito elegante que nos permite aproveitar a emoção de um V8 com 612 cv a céu aberto.

Como comecei por escrever, e do ponto de vista meramente racional, nada nos devia fazer querer um automóvel assim. É caro, superlativo e por vezes bruto. Mas é isto que o torna especial e é isto que faz com que toque no coração de qualquer amante de automóveis.

Se dinheiro não for problema e estiver no mercado à procura de um descapotável luxuoso e muito potente, não procure mais.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram? https://www.instagram.com/aquelamaquina/

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.