Pesquisa
Ensaio

Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2

09:40 - 04-09-2016
  6
Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2
Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2Land Rover Discovery Sport 2.0e D4 4x2
O Land Rover Discovery Sport está disponível com uma versão 4x2, que pode ser vista como uma "traição" à herança histórica de uma marca que nasceu, cresceu e garantiu reconhecimento graças às suas capacidades fora-de-estrada. Mas em tempos feitos de mudança a tradição já não é o que era e o mercado fala mais forte.

Os SUV estão na ordem do dia e este tipo de carroçaria vive mais do aspecto "à jipe" do que qualquer outra coisa. Caiu no goto do mercado com a sua posição de condução elevada, espaço interior e, quando começaram a popularizar-se as opções de sete lugares, roubou espaço aos monovolumes.

Um SUV não tem que ser um "jipe", basta-lhe parecê-lo. Por isso, começaram a surgir opções 4x2 porque a esmagadora maioria dos clientes nem equaciona a possibilidade de colocar uma roda fora do asfalto e, quando faz, é por caminhos que qualquer automóvel tradicional também pode percorrer.

Por isso, mesmo os chamados construtores especialistas no mundo dos todo-o-terreno foram obrigados a rever a sua posição para responder às exigências do mercado e o Range Rover Discovery Sport é um excelente exemplo.

VERSÃO 4X2. Os adeptos mais fundamentalistas da Land Rover consideram o Discovery Sport 2.0e D4 4x2 uma heresia. Pode ser, mas temos de admitir que faz todo o sentido, sobretudo no mercado nacional. Em termos de imagem é semelhante a todos os Discovery Sport, mas tem um preço a partir dos 43 mil euros e paga classe 1 nas portagens, desde que conte com Via Verde, e isso faz toda diferença para quem tem que pagá-las diariamente. Depois, a maioria dos clientes deste tipo de veículos não pensa em utilizá-lo em maus caminhos, mas se o quiser fazer a altura ao solo permite-lhe ser utilizado como um todos-os-caminhos, o que aumenta a sua polivalência.

HABITÁCULO.
Este modelo começa por ser uma proposta familiar e a este nível cumpre os seus propósitos. Com 4,59 metros de comprimento e 2,74 metros de largura, conta com um habitáculo amplo, mesmo para os ocupantes dos bancos traseiros onde podem viajar confortavelmente três adultos, com uma boa visibilidade porque os assentos são ligeiramente mais elevados do que os anteriores.

Os assentos traseiros podem ser deslocados longitudinalmente (16 cm) para dilatar a bagageira, cujo volume pode variar entre os 454 e os 541 litros ou chegar aos 1 698 litros com as costas rebatidas.

O desenho dos bancos, os forros e os estofos dependem dos vários níveis de equipamento propostos. É tudo uma questão de preço, mas mesmo as propostas base são confortáveis e garantem um bom nível de apoio, o que contribui para o conforto.

MOTOR. O bloco 2.0 D4 de 150 cv é honesto na resposta a baixo regime, o que, aliado a um escalonamento correcto da caixa manual de seis velocidades, garante uma boa agilidade. Mesmo adoptando ritmos de condução mais rápida, os consumos andam à volta dos 6 litros/100 km, o que merece destaque num modelo que pesa 1,7 toneladas.

EM ESTRADA. Não se podem esperar milagres de um motor de 2.0 litros de cilindrada com 150 cv de potência, mas a resposta a baixo regime surpreende pela positiva numa condução urbana e permite manter ritmos elevados em estradas sinuosas. Nestas condições torna-se evidente que a regulação da suspensão privilegia o conforto e há algum adornamento da carroçaria. Mesmo assim, é necessário exagerar para o eixo dianteiro escorregar na inserção em curva (sub-viragem), e quando isso acontece basta aliviar o pé do acelerador e a situação está resolvida.

A altura ao solo e o curso da suspensão permitem algumas incursões fora de estrada, desde que as condições de aderência sejam aceitáveis. Em estradões com areia ou com lama é fundamental não sacrificar a embraiagem porque esta versão é um 4x2 e não um 4x4.


FICHA TECNICA

Motor 2.0 D4 diesel
Cilindrada 1 999 cc
Potência máxima 150 cv/3 500 rpm
Binário máximo 380 Nm/1 750 rpm
Velocidade máxima 180 km/h
0 a 100 km/h 10,6 s
Consumo médio 4,7 litros/100 km
Emissões de CO2 123 g/km
Preço desde 47 552 €

+ FAMILIAR. Um habitáculo confortável e espaçoso e um motor pouco guloso são grandes argumentos de um modelo de carácter vincadamente familiar.

- TRADIÇÃO. Há anos seria impensável pensar num Land Rover 4x2. A tradição já não é o que era, apesar de esta ser uma proposta honesta.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.