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Ensaio

Kia Sportage renovado

09:15 - 23-05-2016
 
Kia Sportage: passo em frenteKia Sportage: passo em frenteKia Sportage: passo em frenteKia Sportage: passo em frenteKia Sportage: passo em frenteKia Sportage: passo em frenteKia Sportage: passo em frenteKia Sportage: passo em frenteKia Sportage: passo em frenteKia Sportage: passo em frenteKia Sportage: passo em frenteKia Sportage: passo em frenteKia Sportage: passo em frenteKia Sportage: passo em frenteKia Sportage: passo em frenteKia Sportage: passo em frenteKia Sportage: passo em frente
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A nova geração do Kia Sportage partilha a plataforma com o Hyundai Tucson, e ao mesmo tempo mostra uma grande evolução ao nível da forma, face à anterior geração. Também ganhou quatro centímetros no comprimento e três na distância entre-eixos, o que permitiu criar um habitáculo mais espaçoso, especialmente para os ocupantes dos bancos traseiros, sem esquecer um ganho de 40 litros na bagageira, que é uma referência face à maioria dos seus concorrentes.

Pode dizer-se que este SUV está mais familiar do que nunca, tanto mais que a alteração ao nível do chassis melhorou o conforto, mas são evidentes algumas concessões à qualidade de vida a bordo. Em cidade e auto-estrada o conforto do novo Sportage é inquestionável, mas com uma condução mais dinâmica em estradas com curvas encadeadas, nota-se uma direcção muito desmultiplicada e algum rolamento da carroçaria.

Os automóveis oriundos da Ásia têm sempre habitáculos muito cinzentões, mas a Kia conseguiu alterar essa imagem, apesar de ter conservado alguma sobriedade. O design do tablier é mais interessante e a qualidade geral dos materiais evoluiu no bom sentido, o que contribui para a redução das vibrações que provocam ruídos parasitas.

A gama é composta por três motorizações: duas a gasolina (1.6 com 132 e 177 cv) e outras tantas diesel CRDi, mais adequadas à realidade do mercado nacional. É certo que o 2.0 litros de 136 cv é o mais apetecível, mas o 1.7 de 115 cv acaba por ser o mais razoável, apesar de continuar a ser algo barulhento e um pouco guloso ao nível do consumo. Realizámos medidas na casa do 7,8 litros/100 km, mas a razão talvez passe pela caixa de velocidades menos desmultiplicada e mais dinâmica. O novo Sportage tem preços ligeiramente mais elevados do que os da geração anterior. O importador diz que isso é compensado por mais equipamento de série. É uma questão de fazer contas... 

A versão 1.7 CRDi EX tem um preço a partir de 30 050 euros e tem sete anos de garantia como todas as outras versões. Quem procurar uma solução mais exclusiva pode optar pela versão TX (mais 3 000 €) com avisador da saída de faixa de rodagem, informação de limites de velocidade, luzes traseiras em LED, máximos automáticos, sensores de parqueamento, sistema de navegação com câmara e jantes de 19 polegadas. O tecto de abrir e estofos em pele custam mais 1 500 euros.

FICHA TÉCNICA

Motor: 1.7 CRDi
Cilindrada (cc): 1 685 cc
Potência máxima: 115 cv/4 000 rpm
Binário máximo: 280 Nm/1 250-2 750 rpm
Velocidade máxima: 176 km/h
0 a 100 km/h: 11,5 s
Consumo médio anunciado: 4,6 l/100 km
Emissões de CO2: 119 g/km
Preço desde: 30 050 €
+ ESPAÇO. A habitabilidade é superior à que surgia nos modelos da geração anterior.
- PORTAGENS. Quem tiver Via Verde paga classe 1, sem ela terá que pagar Classe 2.

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